Por ser uma profissão atual no mercado, muitas pessoas ainda não sabem o que realmente um social media faz, ou possuem conceitos equivocados sobre o assunto.
Mas, antes de começarmos a falar sobre como é o trabalho do profissional de mídias sociais na igreja, vamos à sua definição:
Social media é o nome usado para distinguir quem trabalha com as mídias sociais.
E as mídias sociais são canais onde as marcas realizam a comunicação, compartilham seus conteúdos e interagem com seus públicos.
Administrar as redes sociais de uma igreja, significa representar os pastores, os líderes, os membros, a equipe de voluntários, ou seja, toda a congregação. Além disso, essas contas alcançam pessoas em todo lugar.
Por isso o social media deve atentar-se para o tipo de conteúdo que deseja criar pois, se tentar produzir conteúdos que sejam relevantes para todos, acabará deixando o trabalho desalinhado e não comunicará o real propósito da igreja.
Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, Whatsapp, Telegram e etc, são exemplos desses canais que sozinhas, não promovem nada.Então, surgiu o profissional de social media ou gestor de mídias sociais que ativa esses canais.
É necessário que esse profissional saiba desempenhar o seu papel e entender primeiramente que, social media não é um designer, mas aquele(a) que produz conteúdos relevantes que gerem engajamento e que sejam interessantes para o público.
Seu trabalho é o mesmo de um social media tradicional, a diferença é que o social media na igreja está voltado para questões no meio cristão, fazendo toda a gestão das mídias sociais da igreja no mundo digital.
O social media poderá atuar em diferentes áreas e também, prestar serviços para outras pessoas ou ministérios que solicitem seu trabalho. Ele precisará ter algumas habilidades e estar sempre se atualizando.
Este profissional também precisa ter em mente é que as redes sociais de uma igreja são úteis para:
- Manter o engajamento dos membros fora dos horários normais de programação da igreja
- Alcançar pessoas de sua comunidade e do mundo
- Comunicar informações importante
Além de planejar, criar, postar, interagir, analisar e fazer tudo relacionado às redes sociais, é o social media é quem vai humanizar a comunicação da igreja estabelecendo uma ligação entre a instituição e seus públicos.
Dentre as principais tarefas citadas acima, existem profissionais que se destacam em diferentes habilidades, como análise e planejamento, capacidade criativa, pensamento analítico e até mesmo habilidades de liderança.
Agora que você já sabe sobre a definição e sobre os afazeres de um social media, vamos falar sobre as tarefas mais importantes de um social media cristão:
PLANEJAR
O social media cristão terá que analisar toda a instituição religiosa e precisará entender como trabalhar com mídia na igreja. É muito importante que esteja sempre se atualizando, pesquisando tendências, desenvolvendo estratégias de comunicação e criação de conteúdo.
CRIAR CONTEÚDO
Sua tarefa é colocar em prática todas as estratégias que desenvolveu em seu planejamento. Esse trabalho é fundamental para que as ações cumpram seus objetivos.
Ou seja, o social media cristão terá que ter uma mente criativa para escrever, ter ideias para vídeos, e em alguns casos terá que pensar e criar os designs e artes para as redes sociais e escrever os textos para o blog da igreja.
É fundamental que esteja sempre buscando inspirações, afinal é o conteúdo que move o trabalho de um social media, além de promover o sucesso da igreja no ambiente digital.
ANALISAR
Não há estratégia eficaz e bons resultados sem analisar o retorno do que está sendo obtido. O monitoramento faz parte do trabalho do social media, afinal, analisar e compilar informações é necessário para comprovar a eficiência dos conteúdos.
Atualmente essa profissão está cada vez mais em alta. E é muito comum que as igrejas estejam mais e mais presentes no ambiente digital, fazendo com que o trabalho de social media seja indispensável para a comunicação da igreja.
Como cada igreja é única, o social media precisa entender que o que funciona para uma igreja ou para o pastor que ele segue no instagram, pode não funcionar para sua congregação. Além disso, o maior propósito do social media como cristão é glorificar a Deus e anunciar o evangelho com fidelidade e dedicação.