Escola Bíblica: sua importância no contexto da educação cristã

Conhecida nas igrejas por ser uma fonte de educação cristã, a escola bíblica dominical é uma das responsáveis pela formação social e espiritual e é muito importante para a formação do caráter cristão. 

Apesar de tratar de assuntos que reforçam a relevância do convívio com os irmãos na fé e compartilhar uma série de conhecimentos acerca da Bíblia para as nossas vidas, este processo de educação e desenvolvimento exige várias etapas que não ocorre somente no ambiente da EBD, mas em todos os setores e seguimentos da igreja local.

A EBD tem a sua relevância por ser uma ferramenta primordial para a educação cristã pela razão da sua essência, por não ser só uma atividade educativa, por estar intrinsecamente associada à iniciativas educacionais e evangelísticas dos demais setores, entre outros fatores. 

A  escola bíblica dominical não é apenas parte da igreja, é a própria igreja ministrando ensino bíblico.

Qual a origem da Escola Bíblia dominical?

No primeiro século, não havia templos. As famílias reuniam-se nas suas casas para orar e estudar a Palavra de Deus. os cristãos daquela época eram exortados pelos mais experientes que ensinavam basicamente de forma expositiva e em tom familiar, explicando e interpretando os pontos mais difíceis das Escrituras de acordo com a orientação dos apóstolos e diretamente do Espírito Santo.

Porém, foi no século 18 que surgiu na Inglaterra , um movimento religioso que hoje é chamado de avivamento evangélico. Este evento trouxe pontos muito positivos na igreja, trazendo um avanço sobre estudos bíblicos.

Dessa forma, o desenvolvimento ético, moral e espiritual de jovens e crianças passou a ser ainda mais analisado. Então, o estudo e a leitura da bíblia, a prática da oração e principalmente a melhoria na relação com Deus como prioridade, passaram a ser os principais hábitos cristão para estudo.

Os adultos que também estavam em constante desenvolvimento e aprendizado, passaram a ser incluídos nos estudos. Essa iniciativa teve grande repercussão e originou a escola bíblica dominical. 

Mas e hoje, será que a igreja está realmente interessada em estudar a Bíblia?

A escola bíblica é a principal ferramenta no programa de educação cristã na igreja. Convém que a igreja veja os dois lados da grande missão dada à ela. Ela evangeliza enquanto ensina.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém” . Mateus 28:19,20

A EBD não se trata apenas de uma parte da igreja. Ela não é apenas uma atividade educativa opcional, pelo contrário, é essencial, é vital para a vida dos membros da igreja.

O objetivo da igreja hoje deve ser continuar valorizando a EBD e possibilitando o desenvolvimento espiritual e mental das novas gerações.

Entenda porque é tão importante a escola bíblica para a vida cristã:

Auxilia no estuda da Bíblia

Na escola bíblica a igreja propicia aos seus membros o estudo da palavra e a possibilidade de desenvolver seu crescimento, empatia, e aprimorar o seu caráter. os alunos têm a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e colocar em prática a leitura bíblica diariamente no seu devocional.

Melhora o relacionamento com os membros da comunidade.

A EBD é uma ótima oportunidade de aprender a conviver com os membros da comunidade e fazer amigos que compartilham da mesma fé e tenham os mesmos objetivos. Essa dinâmica,  auxilia no fortalecimento de relacionamentos e na união entre os cristãos. Nesse espaço os irmãos se reúnem com o mesmo objetivo de se aproximar mais de Deus e se tornar uma única família.

A escola bíblica é essencial na edificação total da família cristã. É o maior setor de ensino da igreja, pois nenhuma outra reunião ou programa de estudo da Bíblia possui a mesma abrangência e profundidade que possibilite um estudo completo das Escrituras em linguagem acessível a cada geração, criando raízes profundas na vida da membresia.

Todos sabemos que o ensino é primordial para o fortalecimento espiritual de todos os membros, desde os novos convertidos até os mais antigos. Por isso, a nossa plataforma tende a facilitar o processo de estudos bíblicos e também todas as turmas e escolas da sua igreja. Os estudos podem ser organizados por categorias, os membros poderão ter acesso publicamente através do aplicativo. 

 Confira todos os recursos do módulo Ensino:

  • Estudos bíblicos: Adicione estudos completos da igreja, com arquivo anexo (Ex: PDF) e imagem destacada, e organize-os em categorias (Ex: Células, Crianças, Adultos);
  • Escolas: Crie escolas e defina pessoas como gestores para gerenciar todas as turmas incluídas nela;
  • Turmas: Crie turmas e inclua nas escolas cadastradas anteriormente; Adicione os professores e alunos; Os professores terão acesso para gerenciar suas aulas e adicionar as frequências;
  • Acompanhamento pessoal: Crie turmas de acompanhamento pessoal e defina as pessoas que serão os líderes e os que serão acompanhados (novos convertidos); Gerencie os encontros (reuniões) e acompanhe o progresso até sua conclusão;

Com todas essas funcionalidades, convidamos você a conhecer o enuves, sistema e App para gestão de igrejas. 100% gratuito para igrejas com até 50 membros, pelo tempo que você desejar. 

Cadastre a sua igreja  gratuitamente agora mesmo e comece a desfrutar de todas as funcionalidades da nossa plataforma. 

Entre em contato com a gente para saber como podemos auxiliar melhor você. E fique a vontade para deixar seu comentário aqui no espaço abaixo.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *