Comunicação e Missão: 5 dicas para comunicar o trabalho missionário da sua igreja.

Você sabia que comunicação e Missão estão inteiramente ligadas?

Trata-se da necessidade de levarmos a Boas novas e a palavra da salvação às pessoas, então, sem comunicação não poderíamos falar do Evangelho e do reino de Deus.

A comunicação mudou muito desde os primórdios da pregação do Evangelho até aqui. Atualmente, existem várias ferramentas e recursos que podem colaborar com a igreja em seu propósito e muitas ações podem ser praticadas para propagar o evangelho.

E quando falamos em comunicação, precisamos entender que tudo comunica, até mesmo quando não fazemos ou falamos nada, pois nossos atos falam por nós mesmos. A comunicação está intrínseca na vida da igreja, pois é por meio da comunicação que somos Igreja.

A comunicação vai muito além de estar presente nas redes, é entender claramente o que você pretende ao utilizar canais de comunicação como boletins informativos, posts no instagram, facebook, Twitter, Youtube, blogs, sites e etc.

É importante lembrar que mais do que saber manusear redes sociais e aparelhos de mídias, as pessoas ligadas a comunicação na igreja, precisam estar inclinadas ao ensino e desejar ter conhecimento sobre como a comunicação pode ajudar sua congregação.

O objetivo é compreender a importância da comunicação hoje e como poderá ajudar a igreja a falar de esperança, paz e amor de maneira a alcançar aqueles que jamais foram a sua igreja.

Dessa forma, podemos mostrar ao mundo quanto a igreja está viva e presente de maneira criativa e intensa utilizando os meios que estão à nossa disposição.

Neste post vamos tratar de algumas estratégias que podem ser bem úteis para a comunicação da sua igreja nos trabalhos missionários.

Planeje o cronograma de publicações

Antes que se inicie os trabalhos de comunicação no mês que irão realizar a obra missionária, é fundamental que a equipe se prepare antecipadamente, planejando um cronograma de publicações.

Todas as ações devem ser planejadas, o que será publicado a cada dia, os objetivos das postagens e todas as outras atividades.

Não é bom que os objetivos tenham o mesmo propósito. Esses objetivos podem ser desde anunciar o evangelho , chamar para cultos especiais no período do trabalho missionário, levar mensagens especiais do pastor aos membros, até comunicar ações missionárias e etc. 

Convide o pastor para convocar a comunidade a sair em missão

A palavra do pastor da comunidade é fundamental para incentivar os membros a participarem de atividades missionárias. 

Crie junto a ele uma fala motivadora e ao mesmo tempo formativa. As pessoas precisam dessa influência para que assim se sintam motivadas a sair em missão.

Se essa mensagem alcançar bons resultados, pense em repeti-la durante o mês para continuar motivando a participação dos membros. 

Peça para que o pastor divulgue vídeos para que a igreja veja como está sendo a missão e assim poder convocar mais participantes para este momento.

Divulgar roteiros para evangelizar no site e nas redes sociais da sua igreja

É muito importante que informações de locais, horários e pontos de partidas estejam bem acessíveis e bem destacadas para todos. Pois é a partir delas que as pessoas se orientarão a respeito das práticas a respeito das atividades e eventos missionários que sua igreja realiza.

Crie uma rotina de reflexão bíblica semanal ao vivo pelas redes sociais

É no meio digital que todas as ações do trabalho missionário da sua igreja estarão  ao alcance e disponíveis a várias pessoas.

As redes sociais têm valorizado bastante as transmissões ao vivo, então, utilize desta ferramenta para compartilhar mensagens e reflexões bíblicas que estejam ligadas ao serviço missionário. 

solicite a participação de outras pessoas que também trabalham na obra missionária para compartilhar, experiências, e ensinamentos deste importante trabalho.

Faça cobertura das missões que serão feitas no mês

A cobertura do que está sendo realizado na comunidade que sua igreja escolheu para realizar o trabalho missionário é muito importante, pois até o dia da divulgação torna-se evangelização.

Ver a comunidade em missão inspira outras pessoas e poderá até incentivar membros que há muito tempo não participam, fazendo com que se juntem a este serviço.

Neste trabalho, a valorização do membro é essencial para que ele venha compartilhar também sua vivência com seus seguidores. 

Situações difíceis, interessantes e perigosas, que surgiram como aprendizado devem ser divulgadas. Isso para que as pessoas vejam como essas situações servem para ser bênçãos na vida das pessoas. 

Dessa forma, você pode passar mais emoção da experiência e com mais qualidade de conteúdo. Pode ser vídeos para youtube, recortes desses vídeos para o feed do Instagram de até um minuto e etc.

Toda vez que você compartilha histórias de pessoas que foram impactadas pelo seu projeto você comunica que o trabalho tem gerado resultado. Isso gera importância e autoridade ao  trabalho  missionário da sua igreja.

Fazer missão nos dias atuais ganhou novas formas e melhores ferramentas. Recursos como sites, aplicativos e email marketing entre outras ferramentas, se propõe a potencializar contatos gerando assim, novas conexões e alcançando mais pessoas para a obra missionária.

É importante frisar que a igreja deve incentivar, apoiar e edificar seus missionários. Procure ajudá-lo a concentrar-se mais no chamado missionário.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *