A igreja e o metaverso: como a igreja pode lidar com isso?

Muitas famílias não puderam ir ao culto na igreja por conta do isolamento social gerado pela pandemia da covid -19. Agora, imagine se você durante a pandemia, colocasse seus óculos de realidade virtual, plugasse seu fone de ouvido e começasse a explorar vários mundos até encontrar uma igreja.

Ao entrar, o avatar do pastor aparece e inicia o culto explicando que o sermão é sobre a vida de Jesus, sugerindo aos membros uma visita à cidade de Jerusalém.

Durante a explicação do pastor acerca da palavra, você caminha pela cidade e as imagens vão surgindo tão reais, que você sente como se estivesse realmente em Jerusalém. O culto termina, você retira os óculos e fica deslumbrado com a experiência imersiva que teve, sentindo a sensação de que as imagens deram vida à mensagem que estava sendo pregada.

Essa é apenas uma ilustração para falarmos um pouco de um futuro não muito distante. Apesar de ser um assunto muito novo e desconhecido no meio cristão, não há como ignorar  os avanços tecnológicos que só tem proporcionado novas formas de conexões, possibilitando a igreja a alcançar pessoas em vários lugares e oferecendo experiências imersivas.

Mas afinal, o que é o metaverso?

Trata-se de um mundo virtual criado com tecnologia de realidade virtual e aumentada utilizando recursos em 3D, criando um espaço simulado com efeitos visuais e sonoros. É uma conexão do mundo físico com o digital com experiências imersivas, ou seja, não é um mundo real, mas busca passar uma sensação de realidade com toda a estrutura para que isso aconteça.

A proposta desse espaço é promover interatividade, onde as pessoas são avatares e fazem tudo como se estivessem no mundo real, como por exemplo, trabalhar, comprar, visitar lugares, se divertir entre outras coisas.

Um exemplo muito claro são alguns jogos que permitem a criação de um mundo virtual onde jogadores interagem uns com os outros em tempo real, podendo criar um avatar que será seu “eu” virtual, com as características que já possui ou as que mais os agradar.

Mas e na igreja? Será que a missão que Jesus nos deu de pregar o evangelho a toda a criatura inclui o mundo virtual do metaverso?

Muitas igrejas no exterior já possuem igrejas virtuais dentro do metaverso para evangelizar, apesar desse processo ainda estar em desenvolvimento e de ser cedo demais para sabermos se o metaverso se tornará mesmo essa tecnologia digital tão dominante que vem sendo anunciada.

A igreja pode usufruir deste espaço como ferramenta de comunicação, da mesma forma como tem sido uma excelente oportunidade para as empresas expandirem seus negócios.

Pode-se dizer que é mais uma alternativa de alcançar mais pessoas para o Reino de Deus.

Mas, como será a obra da igreja no metaverso?

No metaverso é bem possível que igrejas virtuais sejam criadas, dando espaço para que surjam pequenos grupos de oração e estudo da Bíblia, pastores com seus avatares podem atrair milhares de pessoas para anunciar as boas novas do Evangelho, quem sabe até surgirão missionários para explorar esse novo mundo.

Apesar das oportunidades que o metaverso pode proporcionar para a igreja, há um ponto muito importante a ser levado em consideração.

A tecnologia é um grande auxílio para muitos processos e ações na vida moderna. E essa modalidade de interação substituindo a física pela virtual pode ser encarada por muitos, ao menos pelos mais conservadores, como um risco para a igreja, pois poderá gerar uma nova onda de desigrejados.

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”.

Hebreus 10:25

Existem muitos benefícios nos espaços digitais para as igrejas alcançarem pessoas que talvez nunca ponham os pés em uma igreja física. Mas a atuação da igreja no metaverso não deverá substituir os encontros presenciais e a comunhão que a igreja proporciona.

Independente das mudanças tecnológicas, e invenções que estão por vir, a igreja não mudará sua essência e não esquecerá o seu propósito que é viver e anunciar o evangelho aos outros.

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus”

Efésios 5:15-16

A tecnologia em prol da igreja

Provavelmente sua igreja não tenha ainda condições de entrar no metaverso, mas isso não quer dizer que não pode desfrutar de outros recursos tecnológicos como ferramenta para inovar na maneira como se relaciona com os membros e evangeliza.

Através da tecnologia é possível levar a palavra de Deus ao maior número de pessoas e expandir a vida religiosa enriquecendo a vida espiritual das pessoas onde quer que elas estejam.

Ao utilizar a nossa plataforma de gestão para igreja você vai planejar, controlar, analisar e executar de forma mais organizada as atividades da sua igreja.

Conheça nossa plataforma de gestão de igrejas e veja como podemos ajudar através dos nossos recursos.

O enuves é um plataforma de gestão totalmente completa para a sua igreja.

Veja algumas vantagens que o enuves oferece para a sua instituição:

  •  Aplicativo gratuito para membros da igreja
  • Cadastro de pessoas
  • Relatórios
  • Gerenciamento de grupos da igreja
  • Opção de adicionar estudos completos da igreja
  • Acompanhamento pessoal
  • Visão geral sobre a saúde financeira da igreja, com opção de organizar as categorias de receitas e despesas, transferências entre contas, dízimos e etc.
  • Cadastro de eventos e programações da igreja
  • Mural de avisos e muito mais

Contamos com uma equipe de suporte humanizado e dedicada para ajudar você com qualquer dificuldade.

Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente! E fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à sua disposição!

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.