Dicas para implantar o ministério de visitação na sua igreja

Ir ao encontro das pessoas, criar laços, saber ouvir e se colocar a serviço dos irmãos e da evangelização é viver de fato o Cristianismo.

Como seres humanos, somos por natureza sociáveis e podemos utilizar dessa qualidade para promover o bem e demonstrar que nos importamos com as pessoas ao nosso redor refletindo o amor de Cristo.

A visitação é uma importante e necessária atividade na vida da igreja e é uma ótima oportunidade de conhecer melhor a membresia para estabelecer a comunhão, pois o ministério de visitas tem como missão levar a igreja para mais perto das pessoas estabelecendo relacionamento, celebrar e testemunhar a fé, além de imitar o exemplo de Jesus Cristo, sua bondade e amor para com a humanidade.

É fundamental destacar a importância desse ministério para sua igreja, pois através desse trabalho podemos conhecer um ao outro, nos confraternizarmos tanto nas circunstâncias felizes como nas adversidades.

Dessa forma vamos falar aqui como começar esse importante trabalho na sua igreja, lembrando que o ideal é que toda a igreja esteja envolvida neste ministério para que todos alcancem as vantagens de uma igreja equilibrada e sadia.

Detalhe os recursos a serem utilizados

Este é um ministério que não precisa de muitos custos, pois geralmente, utiliza o que a igreja tem ao seu dispor, como por exemplo, uma sala para reuniões do ministério, um computador para arquivo das fichas dos componentes, e dados da membresia e etc.

Para dar início aos trabalhos, veja se a igreja dispõe desses recursos para fazer um levantamento de membros e o cadastro de todos que desejam participar do ministério de visitação.

Elabore os objetivos

Você sabe quais são os objetivos do ministério de visitação da sua igreja? O que desejam com esse trabalho?

Vamos lá. Primeiramente, tenha como objetivo movimentar toda a igreja para fortalecimento dos laços de amor fraterno entre a membresia, crescimento espiritual da igreja e de novos convertidos, e alcance de pessoas fora da igreja e daqueles desanimados e que por algum motivo deixaram de congregar.

Atenção ao perfil das pessoas

É muito importante saber quem fará parte desse ministério. Por isso, detalhar o perfil das pessoas que irão realizar as visitas facilitará bastante quando os problemas vierem afetar o ministério.

Busque por pessoas que possuem em mente o amor de Cristo, sensibilidade para interpretar as divergências que surgirão, procurar evitar assuntos que fazem mal e que fuja do objetivo da visita.

Dificilmente uma pessoa que não tenha bom testemunho e que  não esteja engajada com os trabalhos da igreja, vai saber compartilhar das alegrias e problemas dos outros.

Liste possíveis locais que precisam de visitação

A princípio, os melhores locais para acontecer as visitas, são nas casas das pessoas. Procure saber quem aceita ser visitado. Faça uma pequena programação com leitura da palavra, louvores e oração. 

Dessa forma o ministério estará mais próximo das pessoas, terá oportunidade para conhecê-las melhor, conhecerão suas dores, os motivos de oração e compartilharão o dia a dia.

Outros locais que precisam ser visitados e que devem estar na lista de lugares a serem visitados pelo ministério, são hospitais, escolas, pode ser no trabalho de algum membro da igreja também. Dessa forma, o ministério estará exercendo o trabalho da evangelização.

Prepare os envolvidos

Todo cristão tem a capacidade de visitar, mas é preciso aprimorar o trabalho da visitação. Por isso, prepare-se para preparar!

Invista em conhecimento da palavra de Deus na vida dos componentes do ministério. Destacando o amor ao próximo e o ato de servir.

Dedique-se a falar da importância das visitas as pessoas que por algum motivo estão desencorajadas, desanimadas, e sobre a evangelização como forma de alcançar pessoas para Cristo.

Lembre-se de que na hora de visitar os enfermos em hospitais, a visita deve ser curta e se possível marcada com antecedência. Evite perguntar detalhes da doença, na maioria dos casos, as pessoas não se sentem confortáveis em falar sobre determinada situação de saúde.

Faça todo o possível para que sua equipe esteja preparada e para que as visitas e orações sejam objetivas.

Este é um ministério essencial para a igreja, pois atua diretamente sobre a vida de cada pessoa, seja os que fazem a visita, ou os que são visitados. Fazer visitas é um ato de evangelizar. Podemos dizer que é uma maneira personalizada de converter pessoas para Cristo. O contato com as pessoas possibilita o agir de Deus, através da conversa, da escuta, da oração.

Se sua igreja ainda não faz esse tipo de trabalho, que tal começar a fazer? 

Descubra o valor dessa obra face a face, compartilhando alegrias e tristezas à luz da fé.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *