Ministério pastoral: 7 passos para evitar o esgotamento

Se você já se sentiu desanimado e pensou em desistir da caminhada cristã, já imaginou o que se passa com o seu pastor? Será que ele também não passa por isso? 

Muitos membros talvez não saibam, mas em muitos momentos o legado de um pastor pode ser bem solitário e cansativo.

O chamado de um pastor é algo considerado nobre e demanda muita dedicação, força e energia para cumprir todas as demandas. Muitas são as atividades dentro de uma igreja e a pressão e cobranças podem gerar um certo esgotamento naquele que está a frente da grande responsabilidade de pastorear a membresia.

Muitas dessas tarefas geram estresse e muitos outros problemas emocionais e físicos. Por não saberem como lidar, pensam até na possibilidade de deixar o ministério pastoral. 

O pastor, pode ser alguém muito espiritual, mas não está isento de ter problemas emocionais e precisar de ajuda. E a respeito deste assunto, pouco é comentado nas igrejas. Muitos acham que por se tratar de alguém superior e que está sempre comprometido com o bem estar da sua congregação, está fora da sua realidade se estressar, desanimar e querer desistir.

Sabemos que para que a igreja caminhe em constante harmonia e para que seus membros se engajem em tarefas e compromissos ministeriais é necessário um grande apoio pastoral, e isso requer uma liderança saudável.

Veja alguns fatores que podem contribuir para o esgotamento pastoral:

  • Excesso de preocupação em ver a igreja crescer
  • Envolvimento em várias demandas e compromissos da igreja
  • Falta de tempo para si mesmo
  • Juntar demandas da igreja com as da família 
  • Solidão 
  • Não saber preparar outros para liderar

O que fazer quando o pastor precisa de ajuda para lidar com os processos e ações da igreja, tomadas de decisões, saúde emocional, esgotamento, desânimo e descrença da vocação e sem energia para o desenvolvimento do ministério?

Trouxemos algumas dicas para que você como membro ou líder de algum departamento da sua igreja, adote para ajudar o seu pastor.

Ore pela vida do pastor 

Esteja sempre orando pela a vida do seu pastor. Coloque a vida emocional dele em oração. Entregue a Deus o serviço ministerial que ele tem para que Deus o abençoe e mostre como conduzir a igreja.

Planeje as ações 

Sua igreja precisa ter em mente onde ela quer estar daqui a alguns anos. o que querem alcançar nos próximos meses e anos? Faça uma lista de metas a serem alcançadas e quais serão necessárias para atingir esse fim.

O planejamento põe as coisas em foco, traz ordem ao caos, quando os objetivos são bem claros, nos capacita a ver tudo de forma diferente. O planejamento é uma forma de ver o que poderia ser, e é movido pela convicção do que deveria ser e é algo no qual devemos dar prioridade.

Elimine o excesso de atividades

Existem muitas demandas e atividades na igreja que precisam ser analisadas e colocadas na seguinte questão: será que realmente são necessárias?

Muitas atividades não promovem transformação, mas apenas causam muito cansaço e não alcançam os reais objetivos. 

Comece a avaliar as atividades que estão levando seus ministérios a saírem do verdadeiro propósito e a riscar atividades desse tipo da agenda. É preciso compreender que as atividades são ferramentas e não o caminho para alcançar as metas em sua igreja.

Invista em discipulado

A igreja tem como principal objetivo o cuidado com o próximo. A única forma das pessoas se tornarem discípulos comprometidos com as questões e causas da igreja é tendo incentivo e muita disciplina.

A membresia precisa participar efetivamente da visão da igreja, de outra forma, irão apenas para receber o que interessa. Dessa forma, procure incentivar engajar os membros por meio de capacitação, seguindo os princípios de Jesus.

Jesus andou  junto ao seus discípulos, estava presente em suas vidas no dia a dia e é dessa mesma forma que você conhecerá todo o potencial e necessidades das pessoas. Se estiver andando junto a elas convivendo e as instruindo.

Capacite as lideranças

Construir uma equipe de liderança comprometida é fundamental para que a igreja atinja seus propósitos.

Embora o pastor seja o principal responsável pela motivação e ensino da igreja, ele não conseguirá sozinho. É preciso que haja um planejamento de treinamento para que não haja esgotamento nos líderes e colapso de ministérios.

Delegue tarefas

Uma das coisas mais produtivas a se fazer com certeza será terceirizar os serviços existentes dentro da congregação. 

Não dá para fazer tudo sozinho. Uma boa maneira para que pastores não se sintam esgotados é construindo líderes. Você precisará dar a eles autoridade e deixá-los liderar.

Automatize suas tarefas

Com a nossa plataforma enuves, você possui recursos bastante úteis para gerir a gestão da sua igreja.

Dá para cadastrar as programações e eventos, receber notificações sobre cada atividade cadastrada, fazer anotações particulares, sem falar que você acompanha toda a saúde financeira da sua igreja através de gráficos detalhados e muito mais!

Então, para entender melhor como podemos ajudar, entre em contato com a gente!

Gostou desse conteúdo? Fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à sua disposição!

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.