Dicas de como tornar o ensino das escrituras mais criativo

O ensino da Palavra de Deus é muito importante para fortalecer a fé e alcançar a sabedoria que vem de Deus. Além de que ao tratar de princípios bíblicos, a igreja reforça a relevância do convívio com os irmãos na fé e compartilha conhecimentos acerca da Bíblia para a vida das pessoas.

Mas muitos líderes e professores de escolas Bíblicas encontram dificuldades em sua jornada de ensino das Escrituras Sagradas. E há momentos em que falta de criatividade para envolver e engajar todos os alunos, torna o processo cansativo e monótono.

Todos nós temos capacidade de sermos criativos e de desenvolver processos inovadores para o ensino acerca da Palavra de Deus se estivermos em comunhão com Ele e seus caminhos. E Deus deseja manifestar sua glória em nossas vidas.

Somos a imagem e semelhança do nosso Deus, ou seja, somos parte da sua criatividade que investe no que já foi criado,  que usa a variedade, novas formas e que pode usar intencionalmente a criatividade naquilo que já foi feito. Dessa forma, o uso da criatividade no ensino da Bíblia afeta a forma como os professores se conectam e se relacionam com os alunos.

É preciso ir além e levar os alunos a outros níveis de aprendizado fazendo com que o ensino da Palavra surta efeito na vida das pessoas. A criatividade pode inspirar e alcançar pessoas, levando-as ao entendimento mais profundo daquilo que Deus quer para cada um.

Se você é educador bíblico, líder, pastor ou desenvolve algum trabalho de ensino bíblico na igreja, temos algumas dicas para que a criatividade possa aflorar em aulas, ministrações e ensinos.

Lembrando que no mundo cristão a criatividade é bem diferente da criatividade do mundo secular. Antes de pensarmos em técnicas, meios e formas de usarmos toda a nossa criatividade para algum fim na igreja, temos que entender que somos guiados pelo Espírito Santo. Somente se enchendo do Espírito Santo você verá que todos os aspectos da sua vida serão guiados, inclusive suas aulas. Assim, você vai perceber que o ensino da Palavra em suas aulas será levado a criatividade.

Capacite-se

Todo educador precisa estar em formação. O líder, professor, pastor, todo aquele que exerce esse importante trabalho de ensino na igreja deve estar em busca de capacitação para chegar ao seus objetivos.

Então, invista em seminários de teologia, lendo livros, fazendo cursos  acerca do entendimento da Palavra de Deus, Participe de eventos de ensino e aprendizado de liderança.

Dessa forma você estará passando conhecimento e ensino de qualidade para seus alunos.

Conheça o seu público

Conheça as pessoas que você lidera, quem serão seus alunos ou seja, aqueles que irão ser seu público.

Conheça os jovens, os adultos, adolescentes, as crianças, saiba como eles aprendem como se desenvolvem, como se relacionam. Cada idade carrega um estilo de comportamento diferente então, tenha em mente que cada idade possui suas próprias características.

Sabendo como cada grupo se comporta e a forma como ensiná-los, com certeza você terá um grande salto na educação cristã.

Prepare um tempo de reflexão a respeito da lição

Durante a semana, prepare a sua aula. Todo professor que se preza, organiza a sua aula antecipadamente. Então, tome nota daquilo que vai ser ensinado, faça as leituras do tema em questão, anote as partes importantes, circule os pontos mais marcantes e escreva sua versão em relação ao que você quer ensinar e o que você compreende sobre o que Deus quer falar sobre o estudo que você fez e reflita sobre ele durante a semana.

Fazendo assim, ficará mais fácil na hora de sentar para preparar a aula, criar situações de muito interesse para quem assistirá a sua aula e com certeza a criatividade deve brotar neste processo.

Esteja atento

Durante o dia a dia com certeza você deverá se deparar com algo que se relacione com o conteúdo que você deseja passar. Então esteja atento para captar tudo que você considere relacionado ao seu ensino. 

Olhou algo interessante no celular? Printei a tela, salve imagens que você considere que sejam importantes para o aprendizado, músicas, frases, versículos, testemunhos de alguém que você acessou em algum vídeo, enfim, passe a semana inteira absorvendo coisas que contribua com o seu conteúdo que possam enriquecê-lo cada vez mais.

Tenha um sistema de gestão

Além de usar recursos didáticos na sua igreja, uma dica muito importante é utilizar um sistema de gestão.

O enuves pode facilitar o processo de estudos bíblicos e também todas as turmas e escolas da sua igreja. Os estudos podem ser organizados por categorias, os membros poderão ter acesso publicamente através do aplicativo.

Com o enuves você pode cadastrar as escolas e turmas, dentro de cada turma pode inserir os alunos e professores. Cada professor poderá ter acesso exclusivo a sua disciplina e dessa forma ele poderá:

  • Ter acesso a todas as turmas e disciplinas que ele ministra aulas
  • Visualizar todos os alunos e quantidades
  • Registrar aulas (com lista de presenças, assuntos abordados na aula, disciplina, data da aula)
  • Poderá deixar material de estudos em PDF para os alunos (Na opção de Arquivos)
  • Imprimir frequência dos alunos

Com o enuves os professores terão um ambiente totalmente organizado onde, apenas com alguns clicks, poderão deixar tudo armazenado usando o aplicativo no celular ou até mesmo através do site em seus notebooks ou tablets e dessa forma, a pessoa que administra todas as turmas poderá acessar de onde estiver e ver como está o andamento de cada turma e professor.

Para os alunos, o acesso ao app se dá por meio de login e senha. Cada aluno registrado no sistema possui em seu cadastro e-mail e senha própria.

Através do APP os alunos poderão:

  • Acessar suas turmas
  • Visualizar as disciplinas com o nome dos professores
  • Baixar arquivos em pdf ( Material de apoio que os professores poderão deixar para download)

Viu como tudo isso é possível com uma plataforma de gestão? Este é  um jeito simples e prático de envolver os alunos e professores para que possam ficar todos conectados.

Com todas essas funcionalidades, convidamos você a conhecer o enuves, sistema e App para gestão de igrejas. 

Cadastre a sua igreja  gratuitamente agora mesmo e comece a desfrutar de todas as funcionalidades da nossa plataforma. 

Entre em contato com a gente para saber como podemos auxiliar melhor você. E fique a vontade para deixar seu comentário aqui no espaço abaixo.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *