O que a falta de perdão produz

Em muitos casos, perdoar não é nada fácil e nada agradável. Jesus nos deu muitos ensinamentos sobre perdão e em uma parábola registrada no evangelho de Mateus 18:21-35 nos conta que um rei perdoa uma divida muita alta de um de seus servos que não tinha como pagá-lo, mas este servo não age com a mesma compaixão que recebeu e não perdoa a um pequena divida de outro homem.

Sabendo disso, o rei retira o seu perdão e o entrega a atormentadores até que pague sua divida. e Jesus termina dizendo:

“Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão”.

Mateus 18:35

A falta de perdão produz uma série de malefícios para a vida do ser humano que o afetarão por toda a vida se este não resolver suas pendências, pois quem não perdoa, não pode exigir perdão quando errar.

Deus sabe o quanto seria difícil para nós seres humanos perdoar, então de forma amorosa como um pai ama seus filhos Jesus nos ensina a importância do perdão para não sermos escravos de sentimentos torturantes, pois a falta de perdão produz sentimentos que nos levam a morte tanto espiritual quanto física.

Se Deus nos perdoou, porque não querer perdoar as pessoas?

Em Colossenses a bíblia fala:

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Colossenses 3:13

O senhor nos fala que assim como ele nos perdoa precisamos perdoar os nossos irmãos, pois se nós que não tínhamos motivo algum para sermos perdoados por Deus, fomos perdoados. Logo, isso nos traz um grande ensinamento de que devemos perdoar quem nos ofende.

Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.
E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.

Lucas 17:3-4

Quando uma pessoa não perdoa ela está sujeita a viver cheia de brechas que trazem diversas consequências para a sua vida de forma geral como:

Medo

O medo sempre acompanha quem não perdoa, pois o faz pensar o tempo todo de que forma vai agir ao encontrar com a pessoa que o magoou, então passa a criar várias hipóteses e situações de defesa do que fará para evitar o contato.

Insegurança

A falta e perdão vai produzir desconfiança em todos os tipos de relacionamentos , e sempre que a pessoa se aproxima de alguém ela vai ter receio, pois vai ter aquele sentimento de que pode ou não dar certo, e essa dúvida se persiste constantemente.

Prisão

Quem não perdoa se sente torturado e prisioneiro de um sentimento não curado, a pessoa que o feriu sempre vai aparecer em seus pensamentos, produzindo uma série de sentimentos angustiantes que tiram até mesmo o sono e o apetite de muitos que estão aprisionados por uma ferida não tratada.

Morte

A falta de perdão pode desencadear uma série de doenças tanto no físico como na alma. Dentre elas a depressão e doenças cardiovasculares, então, o indivíduo passa a sofrer as consequências severas, pois o seu corpo passa a ser afetado por um sentimento de ódio e mágoa que vão matando ele aos poucos causando tanto e essa morte pode ser física e espiritual.

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

1 João 4:20

Torne-se livre das cadeias que o prendem a sentimentos que trazem danos a sua saúde física e emocional, e passe a viver de forma leve sem carregar marcas que paralisam sua vida e seus sonhos.

Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

Mateus 6:15

Não perdoar significa que não compreendemos a grandeza do presente de Deus para nós. Se recebemos graça devemos dar graça em troca aos outros, pois somos totalmente indignos de perdão, mas por sua infinita graça de Deus podemos hoje ser salvos e libertos. E se somos libertos, que usemos essa liberdade para exercer o perdão.

Deus abençoe!

Imagem padrão
Enuves BR

Deixar uma resposta