Aulas mais eficazes. Dicas para professores da EBD

A Escola Bíblica dominical é primordial para a nossa formação social e espiritual. Além de moldar nosso caráter cristão, reforça a comunhão com os irmãos na fé e é uma ferramenta essencial para a educação cristã pela razão da sua essência.

Todos nós sabemos que o ensino bíblico é primordial para o fortalecimento espiritual de todos os membros da igreja, desde os novos convertidos até os mais antigos. E a Escola Bíblica dominical é o maior setor da igreja em profundidade e abrangência que possibilita um estudo completo das Escrituras de forma acessível a cada geração criando raízes profundas na vida da membresia.

Dessa forma, é fundamental para aqueles que se voluntariam para dar aulas, que se preparem e se capacitem, pois nem sempre essas pessoas têm formação profissional que possa facilitar a comunicação e a preparação no estudo acerca da palavra de Deus.

Por isso, o professor da Escola Bíblica dominical deve usar sua criatividade e todo o seu potencial para exercer a atividade de forma que estimule seus alunos, os encorajando e possibilitando o crescimento e o desenvolvimento espiritual e mental de novas gerações dando a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos  e colocá-los em prática diariamente no seu devocional.

Então, torna-se essencial o preparo espiritual que é pré-requisito para o ensino na Escola bíblica. A frente da sala deve haver não um profissional, mas alguém que se dedica a santificar a sua vida a serviço do Reino e que reflita isso na vida de seus alunos.

Para que você com professor da Escola Bíblica dominical possa dar aulas eficazes, vamos te dar algumas dicas práticas:

Planeje sua aula 

Se torna muito necessário o educador avaliar quais métodos usar e  a quantidade de informações e ensinamentos a serem transmitidos. Você deve selecionar seus conteúdos durante a semana priorizando os pontos mais importantes de acordo com o objetivo da aula de forma que se torne prática e no tempo disponível.

Identifique o nível espiritual dos seus alunos 

Uma pesquisa pode ajudá-lo nesse processo. elabore um questionário onde você possa avaliá-los espiritualmente, com perguntas bíblicas e sobre princípios cristãos, deixe espaço para que possam dar sugestões sobre temas e sobre o que gostariam de ver em sala de aula.

Isso será um norte para você saber quais recursos utilizar, qual linguagem e que abordagem adotar.

Variar a forma como dar a aula 

Muitas vezes a aula pode se tornar monótona e cansativa pelo simples fato de que o professor sempre usa o mesmo método em todas as suas aulas, esquecendo-se que se variar um pouco a forma de como passar o precioso conteúdo da Palavra de Deus pode se tornar ainda mais interessante. Temos uma infinidade de recursos hoje em dia com a tecnologia, podem ser usadas também as dinâmicas em grupos, entre outras atividades.

Suas aulas poderão ficar muito mais produtivas se você for criativo e sair da sua zona de conforto para variar os métodos em cada ensino.

Aguce a curiosidade dos seus alunos

Somos seres curiosos por natureza. Por isso, sempre que for estudar algum tema, tente deixar um fato no ar para que aguce a curiosidade dos alunos e eles se sintam ansiosos para a próxima aula. Use a curiosidade a seu favor. Essa é uma das técnicas muito poderosa.

O objetivo da igreja é continuar valorizando a EBD e possibilitando o desenvolvimento espiritual e mental das novas gerações propiciando aos seus membros o estudo da palavra e a possibilidade de desenvolver seu crescimento, empatia e aprimorar o seu caráter cristão. Essa dinâmica auxilia no fortalecimento de relacionamentos e na união entre todos.

Nesse espaço os irmãos se reúnem com o mesmo propósito adorar a Deus e se tornar uma única família

Sabendo que é primordial o ensino das escrituras e o fortalecimento espiritual de todos os membros da igreja, nossa plataforma tende a facilitar o processo de estudos bíblicos e também todas as turmas e escolas da sua igreja. Os estudos podem ser organizados por categorias, os membros podem ter acesso publicamente através de um aplicativo.

Confira todos os recursos do módulo Ensino:

  • Estudos bíblicos: Adicione estudos completos da igreja, com arquivo anexo (Ex: PDF) e imagem destacada, e organize-os em categorias (Ex: Células, Crianças, Adultos);
  • Escolas: Crie escolas e defina pessoas como gestores para gerenciar todas as turmas incluídas nela;
  • Turmas: Crie turmas e inclua nas escolas cadastradas anteriormente; Adicione os professores e alunos; Os professores terão acesso para gerenciar suas aulas e adicionar as frequências;
  • Acompanhamento pessoal: Crie turmas de acompanhamento pessoal e defina as pessoas que serão os líderes e os que serão acompanhados (novos convertidos); Gerencie os encontros (reuniões) e acompanhe o progresso até sua conclusão;

Com todas essas funcionalidades, convidamos você a conhecer o enuves, sistema e App para gestão de igrejas. 100% gratuito para igrejas com até 50 membros, pelo tempo que você desejar. 

Cadastre a sua igreja  gratuitamente agora mesmo e comece a desfrutar de todas as funcionalidades da nossa plataforma. 

Entre em contato com a gente para saber como podemos auxiliar melhor você. E fique a vontade para deixar seu comentário aqui no espaço abaixo.

Imagem padrão
Enuves BR

Deixar uma resposta