Culto infantil: sua importância e como fazê-lo

O Ministério infantil é um dos departamentos mais importante nas nossas igrejas, pois através dele, as crianças são discipuladas à luz da mensagem do evangelho. Podemos preparar nossas crianças com princípios e valores cristãos, ensinando a importância de Deus para a sua vida e a vida da sua família. Por isso, é muito importante dar a atenção devida para elas, pois são as crianças o futuro das nossas igrejas.

Fazer isso pode ser uma tarefa bem complicada, afinal, é necessário muita responsabilidade que líderes, professores e professoras devem ter. Contudo, com estudo e conhecimento da Palavra de Deus, preparo para lidar com as características de cada criança, essa missão poderá se tornar mais simples.

Existem muitas programações que podem ser preparadas para elas, como por exemplo, o culto infantil, mas todos aqueles que cuidam dos pequeninos na igreja devem ter em mente que o grande propósito do ministério infantil nas igrejas não é ser uma creche ou um lugar de entretenimento. Ele existe para ser a porta de entrada para o evangelho onde as crianças aprenderão através de estudos Bíblicos como prosseguir e se manter na presença de Deus ao longo de sua vidas. 

Ao realizar um culto infantil, a equipe responsável pelo ministério de crianças estará levando os pequenos à adoração a Deus. Daí a sua importância, pois é neste momento que as crianças aprenderão a estar em reverência e estarão exercendo sua espiritualidade.

Mas lembre-se, como elas não são como os adultos, é necessário que tudo seja feito da maneira como elas entendem, usando a mesma linguagem que elas usam.

As crianças têm muito o que aprender, mas é bem verdade que elas nos ensinam de várias formas através da sua inocência, do seu amor e do seu carinho.

Nesse texto, preparamos uma programação super especial que deverá ser realizada pelas crianças, mas claro, com a ajuda de toda a equipe responsável por elas. É muito importante destacar aqui também que trabalhar essa modalidade com as crianças requer treino. Não espere que saia tudo perfeito, pois as crianças não sairão cantando e ministrando igual os adultos. Vai levar um tempo até se acostumarem e a cada culto é um novo aprendizado. É muito importante também que toda a equipe esteja envolvida e se possível, com roupas padronizadas. 

Divulgação

Depois de já ter organizado sua equipe e preparando-a para direcionar as crianças neste dia, sua igreja precisa divulgar essa ação, incentivando toda a igreja a estar presente. Por isso, preparem o banner com o tema do culto que deverá ser divulgado nas redes sociais da igreja, para que assim, ela possa ser compartilhada e atingir e incentivar mais pais e crianças a participar.

Decoração

Após escolherem um tema para o culto das crianças, sua equipe deve decorar onde será realizado o culto. Crianças gostam de coisas coloridas e alegres, tenham também materiais recreativos e busquem seguir as cores pelo tema escolhido do culto.

Abertura

Selecione uma criança com antecedência que não seja muito tímida e que realmente demonstre disposição. Essa criança deverá ser instruída de como abrir um culto, com oração e uma breve palavra.

Louvor

A equipe deve observar quais são as crianças que possuem mais interesse e que gostem de cantar. Alinhe com elas duas ou três músicas para o dia do culto que sejam de linguagem acessível para elas e que possam compreender o que estão cantando. Prepare-as para este dia.

Ministração

Como todas as atividades dentro do culto serão feitas pelas crianças, por mais que tenha um pregador ou pregadora acessível para levar a  mensagem para elas, a pregação também deve ser feita por uma criança.

Sim, você não leu errado. Se há entre as crianças alguma que se destaque por seu dom de ministração, essa deve ser a que levará às outras crianças a palavra. Mas atenção, essa criança precisa ser instruída muito antes de haver o dia do culto, incentive-a a estudar o tema do culto e se preparar para este momento.

Palavra de oferta

Auxilie uma criança já selecionada antecipadamente para levar a palavra de oferta, ajude-a a entender a importância de ofertar na igreja para que assim ela possa passar aos outros o que lhe foi ensinado.

Dinâmicas

Essa modalidade fica a critério da sua equipe se farão ou não uma dinâmica ao final do culto com as crianças. Sua equipe deve pensar em algumas brincadeiras bem legais para envolver as crianças.

Lanches 

Prepare lanches rápidos e práticos e ao final do culto distribua para as crianças.

Já que estamos falando de uma programação, que tal pensar em algo que automatize a organização de tarefas na sua igreja?

O enuves tem uma aba de agenda que você pode adicionar a sua programação e ainda notificar os membros hora antes do evento acontecer através do aplicativo.

Você terá um lugar para ter tudo organizado de forma simples e organizada e que faz toda a diferença na hora de anunciar os avisos.

O enuves oferece soluções para todos os setores da sua igreja. nossa plataforma é extremamente completa. Do financeiro, ao cadastro de membros, até o controle de patrimônio, site, aplicativo e muitos recursos exclusivos para a comunicação da sua igreja.

Se você ainda não conhece o Enuves Sistema e App para Igrejaentre em contato com a gente para saber como podemos auxiliar melhor você.

Convidamos você a cadastrar sua igreja gratuitamente e já começar a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *