Não negligencie o seu ministério

Como você tem cuidado do seu ministério?

Todos os que fazem parte de ministérios na igreja, sejam de dança, louvor, teatro e demais, sabem da sua grande importância para a vida da igreja e das dificuldades em permanecer constante e compromissado com a obra.

Em todas as igrejas existem ministérios, mas há  dificuldades em encontrar pessoas que estejam de fato dispostas a se comprometer com o seu chamado.

Diante disso, você já se perguntou se seu serviço na igreja é realmente o seu chamado? Ou você apenas já está servindo a muito tempo e já se acomodou ou acostumou com isso por não querer ficar sem fazer nada?

Estar envolvido em qualquer tipo de ministério na igreja requer um grande esforço e sacrifício, pois todos eles precisam de tempo, disciplina, muita dedicação, amor e cuidado. Então, você cuida mesmo daquilo que Deus colocou em suas mãos?

Se você é voluntário na sua igreja, e serve em algum ministério, gostaríamos de convidá-lo a refletir sobre alguns pontos.

Por que estou servindo nesse ministério?

Antes de querer servir em qualquer ministério da sua igreja é muito importante que você ore e peça direcionamento a Deus em relação ao ministério que deseja servir.

Ao entrar, você deve refletir sobre o motivo de você estar inserido nele. O que você busca no ministério no qual participa? Você está neste ministério por apenas querer ser mais um servindo na obra ou deseja realmente fazer a diferença? E de que forma você irá fazer essa diferença? 

Sabemos que são muitas questões para refletir, mas você já parou para pensar e analisar todos esses questionamentos? Se não, é hora de refletir!

O ministério é um peso para mim?

De maneira alguma Deus deseja que a obra da sua igreja seja um peso para aqueles que a realizam, mas há muitas pessoas que entram em determinado ministério com tanto entusiasmo, fazem tudo muito bem feito e depois de um certo tempo vão esfriando e toda aquela força de vontade vai se perdendo, pois o compromisso já não é como o início.

A pessoa passa a não mais participar das reuniões quando o líder convoca, tudo se torna mais importante do que o ministério, e a falta de vontade vai se refletindo nas suas ações, ou seja, a pessoa já ministra sem vontade, não sente mais prazer no que está fazendo e tudo parece mais um peso do que algo gratificante a se fazer.

Se para uma pessoa, o ministério no qual ela serve se tornou um peso, com certeza essa pessoa irá enfraquecer o restante da equipe. Porque se um membro não está bem todo o corpo sofre.

Então, esteja atento para que o seu serviço no seu ministério não se torne um peso para você. É melhor sair e buscar direcionamento do que fazer as coisas de qualquer maneira.

O que eu faço é para agradar a Deus ou as pessoas?

Alguma vez você já se perguntou se o que você está fazendo na igreja é algo que verdadeiramente agrada a Deus? Ou será se é algo para agradar a sua liderança, ou para as pessoas reconhecerem seu trabalho?

Será que o que você tem feito na sua congregação não é pela simples necessidade de estar inserido em algo mesmo que isso não seja mesmo o seu verdadeiro propósito?

Analise sua situação e pergunte a si mesmo para quem realmente você está ministrando.

De que forma eu ajudo meu ministério a crescer?

Aqui vão algumas perguntas para refletir sobre como você tem ajudado o seu ministério a crescer. Você soma junto com o seu líder e com toda a equipe? 

Você leva novas ideias para o ministério? Você busca crescimento? Tem feito renúncias? Você ora, jejua, leva a palavra? Ou será que você só faz parte do corpo e não faz nada além do que o líder pede?

Lembre-se, o líder consegue trabalhar melhor quando a equipe toda está disposta a ajudar  e o motiva.

Eu consigo levar cristo através do ministério?

Essa questão é muito importante para analisar de que forma as pessoas estão vendo Cristo através do seu ministério e se estão sendo impactadas. 

Será que a ministração que você faz, o serviço que você presta a sua congregação através desse ministério tem algum impacto na vida de alguém?

Como é o seu comportamento com os demais integrantes?

Em muitas igrejas vemos muitos ministérios sendo desfeitos por falta de unidade. Um ministério que não é unido não cresce espiritualmente.

Reflita sobre quem é você no ministério, se é alguém que consegue ter um bom relacionamento ou alguém que está sempre em conflito com os demais trazendo desordem dentro do ministério e promovendo a discórdia

Como eu lido com os comandos da liderança?

Saber lidar com os comandos da liderança é uma questão da obediência.

Se você tem dificuldades em obedecer às lideranças, então não está preparado para estar em um ministério. 

Pois você vai estar debaixo da autoridade de um líder então, não seja alguém que vai bater de frente com a sua liderança, pois fazendo isso, você estará promovendo desordem para o ministério. 

Seja alguém disposto a somar com o Reino através do seu chamado.

E a vida espiritual, como está?

A comunhão com Deus é uma necessidade diária na vida do cristão. Sem ela não exerceremos um bom serviço pois não estaremos sendo direcionados pelo Espírito Santo.

A vida de relacionamento com Deus é algo que se vive no secreto mas o seu reflexo vem à tona em público, justamente para que as pessoas vejam o agir de Deus em sua vida sendo liberado para outras vidas e isso diz respeito ao servir.

Muitas pessoas estão em ministérios mas não tem uma vida de comunhão com Deus, não tiram tempo para meditar na palavra, não ora, não jejua, e isto pode ser meio arriscado para quem ministra.

Você precisa ser cheio do espírito santo de Deus para transbordar na vida das pessoas  através do seu ministério. 

Jeremias 48:10 diz fala que maldito é aquele que faz a obra do Senhor de forma relaxada, 

Ore e peça direcionamento do espírito santo para te ajudar a encontrar a tua vocação. Deus nunca nos dá uma tarefa sem também fornecer o que é preciso para executá-la.

Não negligencie os dons que Deus deu a você. 1 Timóteo 4:14

Que Deus abençoe sua vida e o seu chamado.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.