A vida é um presente preciosíssimo de Deus, por isso, é preciso cuidar dela.
“Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
1 Coríntios 6:19
Nosso corpo é tão importante que Deus o chama de templo Dele. O desejo de Deus é que cuidemos muito bem desse templo. Ele sabe que seremos mais completos se acrescentarmos além dos cuidados espirituais, os cuidados com o nosso físico.
Então, já que a vida é um dom de Deus, a igreja precisa tocar nesse assunto.
Sabendo que durante todo o mês de novembro muitas instituições realizam a campanha sobre a conscientização, prevenção e combate do câncer de próstata, é fundamental para as igrejas também realizarem ações com foco no cuidado com a saúde do homem e no câncer de próstata.
A igreja possui um papel importantíssimo em relação ao aspecto emocional e espiritual das pessoas, mas também precisa cumprir seu papel social podendo servir como auxílio com ações que visem a conscientização sobre coisas importantes, indo além das quatro paredes do templo para abençoar e alcançar toda a comunidade.
Quando falamos de saúde do homem, infelizmente o comportamento deles em relação ao autocuidado se torna um tabu. Não é natural ainda para muitos um cuidado consigo mesmo. E quando se trata de câncer de próstata, que possui uma grande taxa de mortalidade, a procura do exame preventivo ainda é baixa, pois grande parte dos homens têm uma grande dificuldade em realizar o exame por receio, vergonha, falta de informações e até mesmo preconceito.
É por esse motivo que a igreja precisa oferecer tanto para os homens que fazem parte da congregação como para os que não fazem, orientações acerca desta doença que é a segunda que mais acomete homens ficando atrás apenas do câncer de pele.
Se olhamos para a parábola do bom samaritano (Lucas 10:32-35) concluímos que todo o seu desfecho vira um grande exemplo para todos os homens que precisam romper as barreiras de um comportamento machista adquirido por uma cultura social que o coloca como o sexo mais forte, fazendo-os acreditar que se cuidam de si próprio ou se permitem serem cuidados por outro homem, isso afetará sua masculinidade.
O samaritano é descrito por Jesus como aquele que fez o que deveria ser feito. No entendimento de um judeu, isso não era algo comum. Os samaritanos não eram um povo simpático aos judeus e vice e versa. Portanto, além de dar um belo exemplo de amor ao próximo, o exemplo do samaritano ensina também sobre como não é nada constrangedor cuidar e ser cuidado por outro homem.
Diante disso, existem muitas possibilidades da igreja se posicionar, ajudando e incentivando seus membros a participar da campanha, realizando palestras informativas a respeito do cuidado com a saúde do homem, refletindo sobre a cultura e sua influência sobre o comportamento masculino quanto ao cuidado, a prevenção e atenção para com o seu corpo.
Assim, a igreja está mostrando que se preocupa com sua inserção em assuntos que são relevantes para a sociedade, além de abrir portas para as pessoas conhecerem o evangelho realizando o cumprimento da sua missão.
Abaixo veja algumas ações de como a igreja pode incentivar os homens a realizar o exame e combater o câncer de próstata.
Roda de conversa
Organize uma roda de conversa com a comunidade para tratar sobre as estatísticas da doença, ações preventivas, para falar da importância de fazer o exame, além de preparar materiais informativos para a distribuição.
Palestra com profissional
A igreja pode buscar parcerias com instituições de saúde que tenham interesse em promover ações a respeito da campanha para tirar as dúvidas e incentivar os homens a deixarem o preconceito com o corpo e a dificuldade de fazer exames como o de toque.
Ação social
Sua igreja pode promover uma ação social em parceria com a prefeitura da sua cidade oferecendo atendimento aos homens acima de 50 anos.
Durante a organização e os dias que antecedem a ação, mobilize a igreja para a divulgação, fazendo com que o maior número de homens possam participar desse dia.
Durante a ação pode ser feita a verificação de pressão arterial e glicemia e distribuição de folhetos informativos sobre a doença e lembrancinhas.
Promova dinâmicas que tenham como objetivo conscientizar os homens sobre a importância de se cuidar.
Passeata
A igreja pode mobilizar seus membros para uma passeata pelo bairro. Cartazes e faixas podem ser feitos sobre a campanha,folders, folhetos informativos… tudo isso para conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata.
Ninguém no mundo está isento de ser acometido por uma doença, seja física ou mental. Dessa forma, a igreja deve estar comprometida com a sociedade ajudando na conscientização de temas importantes levando a população a se importar com a necessidade do autocuidado físico e principalmente o espiritual.
Saiba como o enuves pode ajudar a sua igreja na campanha novembro azul.
Através do nosso módulo eventos você pode criar seu evento da campanha, adicionar o dia e horário, local e programação. Há também o recurso de MURAL onde você pode publicar as imagens em destaques com avisos para que os membros ao abrir o aplicativo da igreja, possam visualizar esses destaques.
Com o enuves é muito fácil você ter uma agenda toda organizada e ainda compartilhar com os membros que serão notificados horas antes da programação ocorrer naquele dia.
O enuves oferece soluções para todos os setores da sua igreja, nossa plataforma é extremamente completa, do financeiro ao cadastro de membros, até o controle de patrimônio, site, aplicativo e muitos recursos exclusivos para a comunicação da sua igreja.
Se você ainda não conhece o enuves sistema e app para igreja, clique aqui e saiba mais.
Convidamos você a cadastrar sua igreja gratuitamente e já começar a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.