Como a comunicação pode ajudar no discipulado da igreja

A Comunicação é um elemento chave para os discipulado na igreja. Sem comunicação fica impossível falar do evangelho e do Reino de Deus.

Quando os membros da igreja se comunicam de forma clara, honesta e aberta, é mais fácil compartilhar as práticas espirituais que a igreja ensina. Por isso, o discipulado é uma forma de compartilhar o amor e os ensinamentos de Deus com os outros membros da igreja. 

A comunicação eficaz nos ajuda a compartilhar nossas experiências e valores com aqueles que nos rodeiam, e assim, ajudamos uns aos outros na fé e a viver de acordo com a vontade de Deus.

E quando falamos de comunicação, compreendemos que tudo é comunicação até quando não falamos nada, nossos atos podem falar por nós mesmos. Então, estamos produzindo comunicação o tempo inteiro.

O pensamento de comunicar implica em construir relacionamentos, o que é essencial para o discipulado. Pois, é através do relacionamento com outras pessoas que podemos encorajar, motivar e instruir os discípulos a tornarem-se mais fiéis a Deus.

Quer saber como a comunicação pode ser fundamental no discipulado da sua igreja? Confira abaixo!

Fortalece a identidade e a missão da igreja 

Discipular é algo na qual Jesus nos ensina através dos evangelhos. Vemos todo tempo Jesus ensinando aqueles que estavam próximos a ele, ou seja, discipulando os seus discípulos.

Uma igreja que deseja ser referência nas vida das pessoas se importa em ensinar por meio da comunicação que gera relacionamento, Dessa forma, sua mensagem será melhor compreendida, gerando identificação e o mais importante, causando  transformação de vidas.

Permite compartilhar ensinamentos bíblicos e valores cristãos

Ensinar está inteiramente ligado com o ato de se comunicar. A comunicação é uma ferramenta fundamental para compartilhar ensinamentos bíblicos e valores cristãos.

Se analisarmos a maneira como Jesus ensinava, percebemos que Jesus se conectava às necessidades das pessoas assim também como às suas realidades. 

Além disso, Cristo permitia que houvesse o diálogo e a reflexão coletiva sobre os seus ensinamentos gerando compreensão e a aplicação de valores  cristãos na vida cotidiana.

Gera relacionamentos saudáveis e fortes entre líderes e membros da igreja

O discipulado é vital na vida de uma igreja, além de gerar relacionamentos através de uma comunicação que pensa no outro, que prioriza a empatia, e a importância de se compreender bem, constrói relações fortes e saudáveis entre líderes e membros, fortalecendo a congregação e incentivando o trabalhar em conjunto para alcançar seus objetivos.

Estimula a participação ativa e o envolvimento dos membros na comunidade

O discipulado pode ter um impacto significativo na participação e envolvimento dos membros. Quando os líderes e membros da igreja se comunicam de forma eficaz, eles criam um ambiente de confiança e transparência que incentiva a participação e o envolvimento. Através da partilha de informações claras e oportunidades de diálogo, além da valorização das contribuições dos membros, a comunicação pode ajudar a fortalecer a comunidade e alcançar juntos os objetivos da igreja.

Ajuda a resolver conflitos e a construir consensos

Quando as pessoas se comunicam aberta e honestamente, eles têm a oportunidade de entender as perspectivas e necessidades uns dos outros, o que pode ajudar a encontrar soluções para todas as partes envolvidas. 

É no discipulado que diálogos são gerados e cultivados e através de uma boa comunicação podem chegar a acordos e compreender melhor as posições uns dos outros, construindo assim consensos e fortalecendo relacionamentos.

A comunicação clara e eficaz é fundamental para a resolução de conflitos e a construção de consensos em qualquer contexto, principalmente na igreja.

Fortalece a identidade e a missão da igreja

A comunicação é fundamental para fortalecer a identidade e a missão da igreja. 

Através do compartilhamento  de informações claras e consistentes sobre os valores, objetivos e ações da igreja, a comunicação ajuda a construir uma compreensão coletiva da identidade da igreja.

Portanto, ao envolver os membros em diálogos sobre a missão e visão da igreja, a comunicação pode ajudar a motivar e inspirar o envolvimento ativo dos membros na realização da missão da igreja.

A comunicação eficaz pode ajudar a alinhar a ação da igreja com sua identidade e missão, fortalecendo a comunidade e impactando positivamente a comunidade em torno dela.

A comunicação faz parte de uma boa gestão. Por isso, queremos convidar você a conhecer a nossa plataforma de gestão e comunicação para igrejas com ferramentas que otimizem o trabalho da sua congregação.

Se é de praticidade que sua igreja precisa, o enuves é a plataforma certa! Nossa plataforma pode auxiliar sua igreja em diversas áreas. O enuves é uma plataforma de gestão e comunicação que atende as necessidades da sua igreja, seja ela pequena, média ou de grande porte.

Com o enuves você vai:

  • Aprimorar a gestão financeira
  • Acompanhar grupos e células
  • Cadastrar programações e eventos
  • Organizar dados da membresia em um único lugar
  • Registrar todos os momentos através dos álbuns de fotos

Comece agora mesmo a pôr a sua igreja em ordem. Cadastre sua instituição gratuitamente e já comece a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.

Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente!

Estamos sempre trabalhando para melhorar ainda mais a sua experiência.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.