Provavelmente você já deve ter ouvido alguém falar que para dar conta das várias atividades presentes em nossas rotinas é necessário ter muito mais do que 24h.
Não parece que o tempo tem passado rápido demais e quando nos damos conta, já foi?
O mundo tem passado por grandes transformações ao longo dos anos e muitas dessas transformações prometem agilizar processos, modernizar e facilitar muitas de nossas atividades do cotidiano.
Quem não tem hoje algum equipamento moderno que te faz ganhar tempo e facilita a vida? Mas apesar de tantos avanços tecnológicos e de tantos outros processos que facilitam as tarefas parece que temos muitos mais dificuldade para arrumar tempo para nos dedicarmos às coisas mais importantes da vida, como por exemplo, para a nossa vida espiritual, para a família e até para nós mesmos.
A grande questão não é a falta de tempo, mas sim a má administração dele. Não podemos simplesmente desperdiçar o tempo que Deus nos dá. Ele é valioso!
Jesus nos ensina como devemos utilizar melhor o nosso tempo, afinal, ele era um homem muito atarefado, sempre seguido por multidões que lhe tiravam bastante energia e atenção. Porém, ele fazia todas as coisas de maneira sábia, trazendo edificação para sua vida e a vida das pessoas ao seu redor.
Dessa forma, Jesus nos ensina um grande e importante princípio que é o da administração. Jesus mostra que é o dono do seu tempo, mesmo com tantas tarefas que lhe tomavam bastante tempo ele sabia como administrá-las e quais eram suas prioridades.
As Escrituras aconselham que devemos ter prioridades na vida.
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6.33).
É necessário buscar, primeiro, o que é essencial. Portanto, faça uma lista de suas prioridades e estabeleça com clareza seus objetivos de vida, mas não se esqueça:
“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. (Provérbios 19:21).
LISTE SUAS PRIORIDADES
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6.33).
Faça uma lista das coisas que realmente você deve priorizar e estabeleça seus objetivos.
NÃO DESPERDICE O TEMPO COM FUTILIDADES
“Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade” (2Tm 2.16)
Liste também todas as atividades improdutivas que roubam seu tempo.
INVISTA EM ATIVIDADES PRODUTIVAS
Em Mateus 9.35-38 vemos um resumo do ministério terreno de Jesus e fica claro que ele só investia em atividades produtivas. Dedique-se a ajudar as pessoas, aos estudos, a orar, a ler a Bíblia, colaborar com a igreja e com trabalhos humanitários e sociais.
DELEGUE
Muitas vezes mantemos o controle de várias coisas e por isso ficamos tensos e sobrecarregados e esquecemos que não dá para resolver tudo de uma vez. Sendo assim, não se prive de delegar tarefas. Esse foi o ensino que Moisés aprendeu de seu sogro (Êx 18.17-23)
NÃO CONTE COM O DIA DE AMANHÃ
“Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” (Pv 27.1) Não deixe para amanhã o que você pode resolver hoje.
CULTIVE A PONTUALIDADE
O atraso é parte da nossa cultura e isso pode ser péssimo em vários aspectos.
A Bíblia recomenda: “Nunca lhes falte o zelo” (Rm 12.11). Seja zeloso e pontual em suas atividades.
APROVEITE AS OPORTUNIDADES
“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Ef 5.15-16).
Analisemos agora a nossa vida.
Dentro das nossas 24h temos tempo para buscar a Deus, ler a Bíblia, orar, jejuar, servir o próximo e a igreja, nos dedicarmos mais a nossa família e em outras atividades que realmente são necessárias?
Temos uma escolha: administramos o nosso tempo ou viveremos de maneira tola.