Em uma escala de 1 a 10, como você avaliaria sua produtividade na sua igreja?
Sabemos que a produtividade para pastores é essencial em qualquer igreja. Porque o trabalho nunca acaba, há sempre algo para ser feito.
Mas, não podemos ter o pensamento de que trabalhar muito significa ser produtivo, o que acontece é que quando uma pessoa trabalha muito, acaba falhando no gerenciamento de seu tempo.
Assim, quando o trabalho não é gerenciado, vários acontecimentos podem tirar a sua produtividade.
Quando falamos em produtividade, logo pensamos em fazer mais com menos. Mas é um erro pensar em produtividade de maneira tão básica. Principalmente a produtividade pessoal cristã.
Então, o que é produtividade pessoal?
Diferentes especialistas definem produtividade de vários conceitos diferentes. Levando em consideração uma cosmovisão bíblica, umas das explicações mais conveniente é a do escritor Tim Challies:
“A produtividade consiste em administrar de maneira eficiente aos seus dons, talento, tempo, energia e entusiasmo para o bem das outras pessoas e para a glória de Deus.”
Assim, produtividade é utilizar os recursos que temos da melhor maneira que podemos.
Quando se tem muitos afazeres diários, é fundamental saber gerenciar melhor o tempo e dedicar-se para manter os compromissos em ordem.
São sermões para serem elaborados, vidas que poderão ser alcançadas, membros que precisam ser aconselhados, visitas aos doentes a serem feitas, E-mails para serem respondidos, e tantas outras atividades que poderão ser capazes de esgotar qualquer pastor.
Ou seja, a rotina acaba ficando muito pesada, e em muitos casos, é o desânimo dos liderados que acaba sufocando, fazendo com que muitos pastores deixem o ministério, por exemplo.
Mas isso não quer dizer que desistiram de adorar a Deus, mas sim, porque começaram a perceber que seus esforços já não faziam diferença.
A Bíblia nos encoraja a sermos mais sábios e melhorar o nosso tempo:
“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus”. Efésios 5.15,16
Não há dúvidas de que as responsabilidades e pressões deste mundo disputam a nossa atenção.
Para evitar a perda de foco, precisamos priorizar e definir metas. além disso, na medida do possível, precisamos aprender a delegar tarefas.
Por isso, é necessário fazer uma pausa, respirar fundo e trabalhar para encontrar uma solução calmamente.
Quando gerenciamos mal o nosso tempo, acabamos nos atrapalhando com tantas tarefas e reduzindo nossa produtividade.
O mundo da produtividade pessoal secular é um mundo centrado em si mesmo. A ideia é de cumprir os objetivos por satisfação.
Mas como cristãos, sabemos que a verdadeira satisfação não se encontra em cumprir as nossas próprias metas, mas em cumprir a vontade do senhor.
Além do mais, foi Ele quem nos fez. Quem é melhor que Deus para dizer o que é melhor para nós?
Deus nos deu tempo, energia talento, ideias e muito mais. Tudo para que pudéssemos reconhecer a sua glória e para servir ao nosso próximo.
Para te ajudar, separamos algumas dicas que poderão fazer toda a diferença na sua produtividade, pastor!
Desenvolva sua disciplina espiritual
Inicie seu dia investido em um tempo para a leitura bíblica e em oração. Porque você não pode guiar pessoas se sua vida espiritual for vazia.
Não faça aquilo que não gera frutos
Se você for parar para prestar atenção, existem muitas coisas que não precisam necessariamente ser feitas.
Há algum evento, ou atividade na igreja que não está dando resultados? Elimine-o. Também aprenda a dizer “não”.
Delegue responsabilidades
Uma das coisas mais produtivas que você pode fazer é terceirizar.
Não dá para fazer tudo sozinho. Uma boa maneira é construir líderes, você precisa dar a eles autoridade e deixá-los liderar.
Faça sua lista de tarefas diárias
Lembre-se: para cada dia basta o seu próprio mal (Mateus 6:34)
Portanto, liste diariamente somente as tarefas que você precisa fazer em um dia. Olhar constantemente para a lista gigante de tarefas é altamente improdutivo.
Automatize suas tarefas
Com a nossa plataforma enuves, você possui recursos bastante úteis para gerir a gestão da sua igreja.
Dá para cadastrar as programações e eventos, receber notificações sobre cada atividade cadastrada, fazer anotações particulares, sem falar que você acompanha toda a saúde financeira da sua igreja através de gráficos detalhados e muito mais!
Então, para entender melhor como podemos ajudar, entre em contato com a gente!
Gostou desse conteúdo? Fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à sua disposição!