5 livros sobre administração de igrejas para pastores

A tarefa de administrar e dirigir uma igreja é indispensável. Afinal, não se pode eliminar a gestão humana mesmo que a instituição seja sem fins lucrativos e ligada a Deus.

Sabemos que o estudo bíblico é muito importante na vida de qualquer cristão. Por isso, o conhecimento teológico é cada vez mais importante na vida da igreja e dos líderes.

E não há livro melhor que a  Bíblia para nos ensinar sobre liderança. Pois, é cheia de sabedoria para as nossas vidas com exemplos de pessoas reais que passaram por muitas experiências, sucessos, e fracassos, aprendizados, lutas e etc.

O apóstolo Paulo foi um ótimo exemplo de liderança na vida das pessoas, depois de sua conversão. 

Sua liderança, tinha a influência direta de Jesus Cristo. Sua comunicação tinha carisma, coragem e comprometimento. E buscava desenvolver em seus liderados, seus talentos mais preciso.

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Abraham Lincoln.

A melhor forma de liderar é despertar o potencial oculto ou adormecido em seus liderados.

Muito se fala atualmente em gestão de pessoas, de liderança e realmente é preciso que pastores e  líderes de uma igreja estejam atentos a isto para corresponder às expectativas e demandas do rebanho e da própria denominação ao qual pertencem.

O problema é que nem todo pastor possui uma formação em administração para administrar uma igreja e acabam entregando a administração a alguém com uma visão totalmente empresarial ou então tentam administrar mesmo não possuindo muito preparo.

Quão importante seria se os seminários pudessem proporcionar a pastores e líderes ensinamentos básicos sobre administração voltados a uma visão cristã.

Pensando nisso, separamos 5 livros sobre administração que todo pastor deveria ter e que com certeza serão bastante úteis para a organização da casa de Deus.

1 Gestão de Igrejas: Princípios bíblicos e administrativos (Acyr de Gerone Junior)

Neste livro você verá como o autor aborda o bom gerenciamento de uma igreja para que eventuais falhas ou problemas organizacionais possam ser evitados ou, então, resolvidos com sucesso. 

O autor fala a respeito da gestão de ministérios e departamentos da igreja, da importância de um planejamento estratégico eficiente como forma indispensável para que as instituições funcionem. 

Você irá aprender a desenvolver suas habilidades de gerenciamento e irá compreender com os conhecimentos da administração a oportunidade de cumprir sua missão como gestor, sem que, com isso, você seja afastado dos princípios bíblicos.

Ano: 2017

2 Administração Eclesiástica: Lideranças em atualização (Marcelo Alves da Silva)

O livro discorre sobre a relevância da administração eclesiástica para organizações religiosas, com vistas a torná-las mais explícitas.

O objetivo do autor é proporcionar uma reflexão sobre a importância do bom preparo das lideranças e, especialmente dos gestores como responsáveis pelo planejamento estratégico da organização religiosa, sem deixar de lado o cuidado e a atenção espiritual, sendo eles mesmos, na maioria das vezes, os responsáveis espirituais dos fiéis da igreja.

Ano: 2020

3 Planejamento E Gestão De Igrejas  (Rogeh Alves Bueno)

Este livro é um ferramenta de auxílio pastoral que contribuirá para conhecimento, formação e prática cotidiana do pastor contemporâneo.

Trata-se de uma obra indispensável no exercício da função de gerir institucionalmente a igreja.

Nesta obra o autor une Contabilidade, Administração e Religião, pois os teólogos relatam quase sempre em suas obras atos de gestão e poder.

Com esse livro, o leitor terá a oportunidade de unir estas áreas para tomar decisões financeiras em qualquer entidade religiosa.

Ano: 2016

4 Guia de Boas Práticas para a Administração da Igreja (Marcelo Davila)

O autor compartilha algumas soluções de Administração que, em sua opinião, podem servir como ideias abençoadoras possíveis de serem implementadas em qualquer igreja, independente do tamanho ou quantidade de membros que ela possui hoje.

Esse livro é um guia com experiências pessoais positivas do autor adquiridas ao longo de anos, mostrando modelos e ideias de se fazer a administração da igreja no dia a dia.

ano: 2018

5 A arte de influenciar pessoas ( John Maxwell)

John C. Maxwell domina essa arte como poucos. E o que aprendeu em quase quatro décadas de experiência como pastor, orador, conferencista e escritor ele compartilha em A arte de influenciar pessoas. 

Neste livro não há segredos: Maxwell apresenta os fatores que determinam o sucesso nas relações interpessoais, analisa experiências de várias personalidades de destaque, sugere ações e estimula o leitor a assumir uma atitude nova, potencializando seu carisma e ampliando sua esfera de influência.

Ano: 2007

Esses são alguns livros que todo pastor deveria ter para auxiliá-los nos seus ministérios e exercer melhor a administração.

Aconselhamos você a estudar frequentemente a palavra de Deus, se dedicar para ter uma vida de oração e consagração, além disso, procure todas as formas possíveis de buscar conhecimento para melhor gerir a igreja de Cristo.

Deus o abençoe.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *