Como elaborar uma pregação?

Não é incomum entre aqueles que estão começando no ministério de pregação não saber como se capacitar para o chamado de Deus e sentir dificuldades em elaborar um sermão.

Em muitos casos, o pregador é pego de surpresa e de última hora e precisa montar um sermão urgente, mas não sabe nem por onde começar.

Esse obstáculo acaba travando o cumprimento da vocação ministerial fazendo com que muitos desistam deste importante chamado por se sentirem incapazes de preparar um sermão da maneira correta.

A pregação em si, tem por objetivo ensinar princípios da palavra de Deus para que possamos basear nossas vidas no que a Bíblia diz. Ou seja, o desafio do pregador é justamente trazer a palavra de Deus para os dias de hoje sem perder a essência do texto sagrado.

Por essa razão, é muito importante que os pregadores se aprofundem no estudo teológico para não falhar nessa missão.

Contudo, é muito importante lembrar que o pregador não nasce pronto. Nós como seres humanos não somos perfeitos, apesar dos dons de Deus serem perfeitos. Por isso, é preciso que haja muita dedicação ao estudo e às boas práticas espirituais de comunhão com Deus para que o pregador cresça em sabedoria na obra do Senhor.

Quando olhamos para a vida de Jesus, vemos que Ele se empenhou bastante para crescer enquanto humano.

E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” Lucas 2:52

Dessa forma, seguindo o exemplo de Cristo, os pregadores não devem descuidar o lado espiritual e nem o aprendizado e o estudo das escrituras pois só assim serão mais usados por Deus.

Então, como preparar uma pregação?

Comece pela oração

Clame ao Senhor por sabedoria e que o instrua em todo o processo de preparação da mensagem, para que o sermão possa servir para edificar as pessoas espiritualmente.

Deus sabe exatamente o que a igreja precisa, ele sabe aquilo que deve ser ministrado para seu povo. E você só saberá dos desejos de Deus para com sua igreja através da oração. é por intermédio dela que você irá descobrir o que Ele preparou por intermédio da sua vida.

Então, ore pedindo que o espírito Santo venha te usar. Se você pedir, receberá

“E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.” Mateus 21.22

Dedique-se ao estudo

É muito importante aprofundar-se nos estudos. Medite nos versículos, texto ou passagem que você tem lido ou viu em algum momento e vá a fundo nos livros.

Pesquise em teologias sistemáticas, introduções, chaves bíblicas e dicionários bíblicos.

Nesse passo, você precisará se dedicar ao máximo possível, pois quanto mais estudar, mais conhecimento você terá e irá conseguir passar com mais facilidade aquilo que aprendeu.

Há muitos pregadores que, principalmente quando estão iniciando seu ministério, ficam nervosos, e isto é uma realidade, até mesmo depois de anos pregando a palavra de Deus. É super normal que haja aquele “frio na barriga”. Porém, uma maneira para amenizar esse problema, é justamente preparando-se.

Identifique as necessidades dos ouvintes

Toda mensagem bíblica pregada precisa preencher algumas lacunas espirituais do povo. Cada grupo precisa de um alimento diferente, dependendo do momento e da circunstância. 

Não pregue para ser admirado, mas para que a palavra de Deus penetre os corações das pessoas e para que Cristo apareça. As pessoas ouvirão e poderão aplicar a sua pregação, quando esta palavra fizer sentido e for aplicável em suas vidas.

Para isso, você precisa identificar os problemas que as pessoas têm. Para saber quais áreas de suas vidas precisam ser edificadas, converse com essas pessoas. Dessa forma, você entenderá bem suas necessidades espirituais. Depois, leve ao Senhor pedindo uma mensagem para ajudá-las de acordo com a Palavra de Deus

Escolha o texto base da pregação

Depois de identificada as necessidades dos ouvintes, é ora de escolher a passagem bíblica que irá de encontro com o que os ouvintes realmente precisam.

Você precisa dar uma resposta bíblica aos problemas por eles enfrentados. Por isso, o texto escolhido será aquele que o Espírito Santo falar com você ou que toca o seu coração de maneira edificadora.

Evite usar textos difíceis de interpretar. Para a pregação é melhor que seja um texto claro e objetivo.

Desenvolva um sermão claro e objetivo

Deixe seu sermão claro e objetivo. Se seu objetivo é mudar o pensamento ou o comportamento dos ouvintes, não conseguirá nada se não tiver um propósito claro.

Anote o propósito para que você entenda por si mesmo o que espera com o seu sermão para não desviar dele. Enquanto estiver no processo de produção do sermão, volte ao início e veja se tudo se alinha com o objetivo escolhido.

  • Estabeleça o tema do sermão
  • Analise o texto 
  • Acrescente comentários
  • Acrescente subdivisão
  • Conheça o contexto bíblico
  • Faça a introdução e conclusão

Você irá perceber durante o processo de preparo de sermão, que este exercício é algo que exige muita dedicação e amor pela obra.

Se você está começando neste ministério, não há problema algum em não saber direito como preparar uma pregação ou até mesmo ter dificuldades de entender alguns contextos bíblicos.

Nunca pare no primeiro erro, não importa qual o tamanho da sua dificuldade, com certeza você conseguirá vencer isso. Aprenda com eles, são justamente os erros, que poderão motivá-lo a se aprofundar mais nos estudos bíblicos.

Certamente, um dos fatores determinantes de ser um pregador da palavra de Deus é justamente conseguir aprender com os erros. Muitas vezes vamos nos deparar com eles, mas de forma alguma isso pode ser encarado de forma negativa.

Esperamos que esse conteúdo o ajude a preparar pregações de maneira mais prática.

Deus o abençoe.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.