Como deixar a tesouraria da igreja organizada

A tesouraria da igreja é o departamento responsável pela circulação do dinheiro dentro de uma instituição religiosa, tanto dos valores que entram, como por exemplo, a doação de dízimos e ofertas, quanto das saídas usadas para pagamentos de despesas da igreja.

Este departamento é de extrema importância para a vida da igreja. Por isso, mantê-lo organizado é uma grande responsabilidade. Pois todos os projetos que a igreja venha a desenvolver dependem de uma boa gestão financeira. 

O tesoureiro, que é encarregado dessa missão, precisa ter transparência e organização da gestão. Afinal, ele estará lidando com valores que deverão ser investidos na obra de Deus.

Ele também é a pessoa responsável pelo planejamento de custos e investimentos que visam a melhoria do templo, projetos de evangelização, ações sociais, projetos de missões, etc. Além disso, o tesoureiro é a ponte entre a igreja e o contador da instituição religiosa.

Quando a igreja possui um tesoureiro que ao mesmo tempo é o contador, este trabalho se torna mais eficaz. Pois se trata de desenvolver o trabalho com maestria, muita dedicação e comprometimento.

Vale lembrar também, que qualquer membro pode ser tesoureiro desde que esta pessoa tenha plena confiança da liderança, e seja bem visto entre os irmãos já que a vida financeira da igreja estará sob sua responsabilidade.

Agora que você já sabe disso, vamos te mostrar algumas dicas que podem deixar a tesouraria da igreja muito mais organizada.

MANTENHA A ORGANIZAÇÃO

Mantenha todas as contas da igreja bem organizadas é fundamental para que elas não caiam no esquecimento e cause um descontrole financeiro.

USE SOMENTE A CONTA DA IGREJA

Abra a conta bancária somente em nome da igreja e nunca em nome do pastor, diácono ou qualquer outro líder.

ESTABELEÇA PRAZOS

Para cumprir o fechamento de movimentações financeiras, pagamentos e outros. E não esqueça: Nunca faça lançamento de dízimos e ofertas antes de recebê-los.

TENHA UM CONTADOR

Ainda que pequena, sua igreja precisa da ajuda de um contador, não somente para regularizar sua congregação, mas também para que auxilie o  tesoureiro na gestão dos recursos, sempre atuando dentro da legalidade.

USE UM SISTEMA DE GESTÃO

Nós entendemos que as instituições religiosas precisam ter transparência e organização da gestão dos seus recursos financeiros. 

Com nossa plataforma você tem uma visão geral sobre a saúde financeira da sua igreja através de gráficos detalhados sobre o rendimento e despesas, contas a pagar/receber, saldos de contas, entre outros recursos.

Com a nossa plataforma fica muito mais fácil ter controle total de toda a gestão da sua igreja de maneira totalmente eficaz.

Comece agora mesmo a pôr sua igreja em ordem com o enuves. Uma plataforma totalmente facilitada para gestão da sua igreja. E o melhor, 100% gratuito para igrejas com até 50 pessoas, pelo tempo que você desejar.

Entre em contato com a gente para entender em detalhes como podemos auxiliar você. 

Estamos sempre à sua disposição!

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *