Como transformar os visitantes da sua igreja em membros

Existem muitas formas que as igrejas utilizam para transformar seus visitantes em membros. Porém, fazer com que um visitante se torne um membro da sua igreja não é tão simples assim como se imagina.

Existem muitas barreiras que precisam ser quebradas, como por exemplo, a vinda dessa pessoa de outra igreja. Em muitos casos, esta pessoa está machucada pela igreja e não acredita mais que possa fazer parte de uma congregação ou pode ser também que esse visitante seja uma  pessoa que nunca frequentou uma igreja antes. Há até a possibilidade do visitante ser uma pessoa sem fé. Enfim, há muitos motivos para uma pessoa não passar de apenas mais um visitante.

Por isso, a recepção da igreja precisa estar atenta a alguns pontos em relação a receber visitantes, principalmente os que possuem maior número de membros. Será que esse visitante se interessa pela sua acolhida? O que sua igreja faz para que os visitantes indiquem ela para outras pessoas? Os visitantes sentem que estão em um lugar organizado? 

Se você for parar para pensar, há muitos questionamentos importantes que devem ser levantados quando a questão é receber visitantes na sua igreja.

As pessoas visitam uma igreja por vários motivos. E muitos desses motivos podem  estar associados ao emocional.. Os visitantes não vão apenas para conhecer a sua igreja ou porque uma pessoa o convidou, mas muitas vezes  podem querer ouvir uma palavra de conforto, querem se sentir acolhidos, vão em busca de palavras de esperança para algum problema que estão enfrentando, e etc.

Quando uma pessoa está visitando nossa igreja ela pode levar poucos minutos para decidir se vai retornar ou não. Então, sempre o que vai valer é a primeira impressão que ela terá. A primeira abordagem deve ser pensada de forma que comunique o que somos e o que fazemos de forma gentil e acolhedora.

O louvor pode ser maravilhoso e o sermão muito impactante, mas nada causará melhor efeito do que o primeiro contato.

Para oferecer uma boa recepção, os membros precisam estar engajados com os princípios da igreja, pois tornar a presença do visitante na igreja em uma experiência transformadora deve ser o objetivo de qualquer igreja. Não se trata apenas de recebê-lo bem, mas de conectá-lo à igreja e acompanhá-los na sua caminhada.

Mas como se posicionar em relação às pessoas que visitam a igreja?

Prepare a igreja para receber visitantes

Antes de receber visitantes é necessário se preparar com antecedência. Em uma reunião com lideranças, discuta ideias e estratégias para recepcionar os visitantes e  definir como será o trato com eles. defina um planejamento que irá guiar a igreja em como se posicionar na maneira de receber pessoas novas na igreja. Uma preparação geral tem que ser discutida e implementada a fim de receber novos visitantes.

Estabeleça uma cultura de bons relacionamentos

Se as pessoas não estiverem bem na igreja, dificilmente elas se sentirão à vontade para convidar outras pessoas. 

Ajude as pessoas a desenvolverem amizades. Algumas pessoas buscam na igreja uma forma de ter relacionamento social. Se uma pessoa não faz amizades dentro da igreja, a chance dela não querer mais fazer parte da comunidade é maior.

Esteja atento a todos os processos da sua comunidade por menor que seja. Promova atividades de comunhão. Os visitantes têm uma visão de fora da igreja, por isso devemos nos preocupar com a imagem que estamos passando externamente. 

Se sua igreja não for uma igreja acolhedora, com pessoas que facilmente desenvolvem amizades, se cumprimentam e se acolhem, provavelmente os visitantes não desejarão fazer parte dela.

Se sua igreja conseguir inverter a forma de olhar dos visitantes, saberão quais pontos de atendimento devem melhorar.

Estimule o convite boca a boca

Essa estratégia é a maneira mais eficiente de atrair visitantes para a igreja. Se as pessoas estiverem satisfeitas na igreja elas passarão a fazer isso naturalmente e darão bons relatos das coisas que estão experimentando.

Quando isso ocorrer, demonstre gratidão, pelas pessoas que estão levando novas pessoas para conhecer a igreja.

Peça aos membros que criem listas com nomes de amigos que ainda não conhecem a Cristo e estabeleça algumas metas para alcançá-los começando pelo o convite de ir a igreja.

Acompanhe

Talvez essa parte seja a mais difícil de se desenvolver. Pois tudo dependerá da experiência que o visitante teve em seu primeiro contato com a igreja. Essa parte exige tempo e paciência.

Se o visitante apresentar interesse em voltar, disponibilize-se para acompanhá-lo durante as programações da igreja.

Certifique-se de pedir o número de telefone do visitante caso ele expresse interesse em estudar a Bíblia para orientá-lo ou buscar por alguém que faça isso. Mantenha contato durante a semana e ore junto com ele. Se possível, o convide para fazer algo junto com você.

Não se esqueça que as pessoas gostam de ser acolhidas. Se a igreja focar nas principais habilidades e princípios de relacionamento entre igreja e pessoas desconhecidas, as chances desse visitante se tornar um futuro membro é bem maior.

Com a chegada de novos membros há uma necessidade de ficar mais próximo deles para ensinar os passos necessários para a sua nova caminhada no Reino.

Pensando nisso, a nossa plataforma  criou o módulo de Acompanhamento Pessoal na aba de ENSINO, especialmente para ajudar as instituições nessa fase. Ela serve justamente para cadastrar esses novos membros e um líder responsável pelos encontros, para que sejam ministrados estudos com temas específicos relacionados à nova vida em Cristo.

Essa função está disponível apenas na web em enuves.com

Muito bom não é mesmo? Então está esperando o que para começar a usar?

Para maiores informações entre em contato com a nossa equipe de suporte!

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *