A importância dos eventos nas igrejas para o crescimento espiritual dos membros

Com o aumento do número de cristãos, cresce também a necessidade da igreja de promover eventos. Essa prática se torna bastante comum nas diversas denominações,  sejam seminários, congressos, retiros espirituais, encontro de casais, encontro de mulheres, ou qualquer outra modalidade, os eventos são realizados frequentemente.

Os eventos nas igrejas promovem doutrinas, crenças, valores e missões de vidas. Dessa forma, existem muitas maneiras e vários tipos de organizá-los.

Muitos membros são levados a eventos pela necessidade de avivamento espiritual, comunhão, louvor e adoração a Deus. Em cidades onde a tradição é o carnaval, o preparo espiritual dos membros da igreja torna-se prioridade. E a atuação da igreja durante esse período é essencial para trazer conscientização da doutrina bíblica,  e edificação espiritual pelo desafio do evangelismo.

E independente da época do ano, as igrejas realizam eventos com o propósito de despertar as pessoas para a realidade da batalha espiritual que todos enfrentam. 

Muito além de gerar entretenimento e lazer para seus membros, os eventos são uma forma de evangelismo. Pois é uma maneira de atrair pessoas para a igreja de um jeito mais criativo e convidativo. 

Com a pandemia, foi suspensa a realização de eventos presenciais, assim como os cultos, mas graças a tecnologia, as igrejas não foram impedidas de realizar seus eventos online, o que proporcionou a popularidade de várias congregações no ambiente digital.

Cada evento promovido dentro da igreja possui uma intenção própria e seu grau de importância para a membresia.

Veja algumas contribuições para a vida espiritual que os eventos realizados nas igrejas proporcionam:

Evangelismo

Cafés, festivais de músicas, acampamentos e luais, excursão, uma noite de cinema dentro da igreja, todos esses tipos de eventos se enquadram no objetivo de evangelização principalmente dos jovens. Afinal, o objetivo desses tipos de eventos é atrair mais pessoas para conhecer a Cristo de uma maneira diferente e criativa.

Engajar os membros 

Com o propósito de animar, agradar e incentivar seus membros as igrejas prezam muito por esses tipos de eventos.

Eles podem ser uma reunião em um lugar especial ou um treinamento diferenciado que o pastor promoveu, um jantar de lideranças e etc. Todos eles possuem o propósito de motivar os membros a continuarem servindo com amor e alegria a congregação.

Ensinamento direcionado

Muito adotado em diversas igrejas e até uma tradição anual de algumas denominações, este certamente é o tipo de evento mais popular no meio cristão.

Os seminários, congressos , conferências e workshops possuem o objetivo de alimentar a fé e o conhecimento através do ensino, fazendo com que os membros cresçam espiritualmente.

Adaptação com novos membros

Novos membros, novos convertidos e visitantes precisam se sentir bem recebidos e ter a sensação de que verdadeiramente fazem parte da família de fé. Por isso, os eventos de boas vindas são um importante meio de estabelecer amizades e elos significativos com a membresia da igreja.

Esses eventos garantem  aos recém-chegados acolhimento além de incentivar os membros da congregação a praticar a hospitalidade e recepção.

Projetos sociais

A contribuição desse tipo de evento é justamente levantar fundos em prol da sociedade e ajudar os mais necessitados.

Através de projetos sociais, a igreja pode auxiliar famílias e pessoas em situações de vulnerabilidade, além de incentivar os membros a trabalhar pela causa e praticar a caridade.  

Conclusão

Neste post vimos como os eventos são fundamentais para as programações da igreja e que vão muito além de apenas um momento de lazer ou entretenimento. Trata-se de exercitar o amor de Jesus na prática.

Os eventos são importantes para a vida na igreja por proporcionar um encontro mais próximo com a fé criando momentos de reflexão sobre a vida cristã, renovação espiritual, fortalecimento dos laços de amizade e nos ajudam a aprofundar a adoração a Deus.

Não deixe de compartilhar conosco que tipo de eventos sua igreja realiza e como eles têm sido edificantes na vida dos membros. Deixe seu comentário aqui embaixo.

Deus abençoe você.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *