Os 5 pilares da boa liderança cristã

Liderar é viver o propósito. É caminhar conforme o plano de Deus para cada um de nós. Aquele que tem um chamado, vive de acordo com os desígnios de Deus para si. E isso faz toda diferença na vida ministerial.

Se realmente um líder quiser fazer a diferença na vida das pessoas, dentro ou fora da igreja, ele realmente deverá ter muitas qualidades e principalmente ser o reflexo de Cristo.

Viver o propósito, é viver a plenitude da liderança. Todo líder cristão e todos que dependem de Cristo necessita ter uma vida tocada e transformada totalmente. 

O trabalho de um líder acaba se tornando bem complexo pois se trata de trabalhar com pessoas. Se o líder não tiver sentimentos transformados em Cristo, ele terá grandes dificuldades. Imagine se um líder não tiver seus pensamentos mudados, como lidará com as dificuldades dos seus liderados?

Nossos pensamentos controlam nossas vidas, nosso futuro. Desta forma, o líder poderá afetar as pessoas por suas decisões. Por isso, é necessário que o líder busque ter os pensamentos moldados por Cristo.

”E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

A mente do ser humano só pode ser renovada com a palavra de Deus. E a todos que Deus chama ele cura e capacita. 

Vemos na Bíblia vários homens que Deus levantou e usou como líderes para escrever cada momento da nossa história. Jesus foi o maior exemplo de líder que já existiu,  nos salvando da condenação do pecado e preparando os apóstolos para multiplicar a fé entre as nações.

Toda liderança é constituída por Deus que basicamente se apoia a estes quatros pilares:

O chamado

Não é totalmente escolha nossa ser ou não líderes espirituais. Esta é uma escolha de Deus para cada um de nós.

Assim como Abraão, Moisés e tantos outros homens e mulheres de Deus, não fomos chamados somente para sermos salvos mas para conduzir os outros à salvação. E esse é um chamado para todos os que estão em Cristo.

“Ninguém toma esta honra para si mesmo, mas deve ser chamado por Deus, como de fato o foi Arão”.

Hebreus 5:4

Somente os que têm seu entendimento moldado por Cristo, compreendem que ser chamado a liderança, é uma honra concedida por Deus.

A autoliderança

A autoliderança é o conjunto de habilidades semelhantes aos frutos do Espírito, como longanimidade, mansidão e domínio próprio. São atributos que demonstram  que você consegue controlar a si mesmo.

Uma pessoa que não sabe se auto liderar provavelmente não fará grandes coisas.

“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade”. Provérbios 16:32

O relacionamento

Para liderar você precisará saber se relacionar. Nosso Deus é um Deus de relacionamento. 

Muitos que são chamados para essa missão não conseguem desenvolver por falhar na comunicação. Para ser um bom líder você precisa aprender a se relacionar com todos.

Liderar envolve aprender a se comunicar e se envolver com todas as pessoas que estão ao seu redor. Isso irá abrir muitas portas principalmente quando você desenvolver um bom relacionamento com Deus.

O servir

“E quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” Marcos 10.44-45

Jesus ensina que para ter sucesso, ser bem sucedido na sua liderança ou em qualquer área importante da sua vida, o princípio fundamental que você deve seguir é o de servir pessoas.

O desejo de servir está totalmente ligado à humildade. Jesus mostra humildade quando ajoelha aos pés dos seus discípulos. Ele não exitou em descer aos pés deles para limpá-los e ganhar o coração das pessoas.

Não basta só ter o título de líder é preciso servir. Quando você aprende a servir, você conquista o coração das pessoas.

A gestão

Aprender a administrar os seus recursos é um bom começo para poder liderar. Ninguém quer ser liderado por um mal gestor. É claro que existem muitas outras competências para a gestão. Mas aprender a gerir seu tempo e saber lidar com as pessoas à sua volta, observando no que elas são boas e no que precisam melhorar, não é um desperdício.

O crescimento do seu ministério está diretamente ligado à sua gestão, à maneira como você trabalha e lidera pessoas.

No aspecto da motivação, se o líder não é visto com bons olhos, todos ficarão desmotivados.

Estes são apenas alguns dos principais pontos que você deve se basear e procurar desenvolver. Não espere estar totalmente preparado para tudo para depois começar a liderar pessoas.

Peça a Deus que o capacite. Ele com certeza estará disponível para moldá-lo de acordo com os planos que tem para sua vida.

Comece exercendo sua liderança desde já, com aqueles que precisam de orientação. O pouco que você tem pode servir muito para alguém. O importante é saber como usar os dons que Deus já te deu para ajudar as pessoas.

Lideranças é um processo, no qual você exercerá influência na vida das pessoas. Ao mesmo tempo que você ensina, você aprende com elas. Busque sempre ter o coração ensinável e disposto a aprender cada vez mais.

E se você é um líder que lida diariamente com as questões de gestão da sua igreja, veja como o enuves pode ajudar você com recursos incríveis para facilitar a organização da sua congregação.

Somos uma plataforma que possui recursos bastante úteis para a gestão da sua igreja.

  • Sistema a app gratuito mais completo
  • Pacotes grátis. Você usa o tempo que quiser
  • Aplicativo gratuito para os membros da sua igreja

É só criar uma conta e pronto, já pode usar! 

Contamos com uma equipe de suporte humanizado e dedicada a ajudar você com qualquer dificuldade.

Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente! E fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à sua disposição!

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *