Mulheres da Bíblia: lições que podemos aprender com elas

Neste mês que é comemorado o dia Internacional da Mulher, queremos mencionar algumas das mulheres mais importantes e as mais citadas na Bíblia que fizeram diferença em sua época. Símbolo de fé a ser seguido, elas representam a força feminina que persiste diante de qualquer adversidade.

Atuando como instrumentos de Deus, elas aparecem na narrativa bíblica em vários contextos diferentes. A presença da mulher sublinhou histórias comuns, como também os momentos mais importantes da Bíblia.

As mulheres na Bíblia nos ensinam de forma simples vários exemplos. Certamente, podemos aprender com todos os exemplos, tirando boas lições das personagens femininas tanto das qualidades como dos seus erros.

Algumas mulheres fizeram toda a diferença por sua conduta dedicada de amor e adoração a Deus. Com características de uma vida de contrição e devoção ao Senhor. São elas:

Ana – Oração e entrega a Deus

Ana era estéril e muito hostilizada pela sua rival, derramou seu coração diante de Deus em oração e clamor. o exemplo de Ana é: Quando somos abalados devemos buscar aquele que pode solucionar todos os nossos problemas. (1 Samuel 1:15)

Abigail – Sensatez e sabedoria

Abigail demonstrou ser uma mulher muito sábia e pacificadora quando intercedeu por seu marido Nabal, mesmo ele sendo um marido bruto que agiu mal contra Davi e seus servos. Além de assumir a culpa pela atitude reprovável do marido, ela evitou que uma desgraça acontecesse à sua família. (1 Samuel 25:24)

Aprendemos com Abigail o quanto é necessário pedir sabedoria a Deus para conseguir analisar as situações e não agir precipitadamente. Agir por impulso só gera consequências ruins. Seja sábia, todos que estarão à sua volta serão beneficiados se você agir conforme os conselhos de Deus.

Ester – Jejum e intercessão

Outro exemplo muito importante de contrição é Ester que orou pelo povo judeu perante o Rei Assuero. Mas antes disso, ela buscou e humilhou-se com jejum diante de Deus. Ester nos mostra que vale a pena buscar a Deus pela transformação da sociedade e para salvação de todos que estão à nossa volta. (Ester 4:16)

Débora – Liderança e força

Juíza e profetisa, Débora profetizou como Baraque deveria conduzir seu povo em uma guerra contra Sísera, comandante dos cananeus. Foi capaz de resolver a divisão no meio das tribos de Israel e liderá-los em batalha, para que recuperasse sua fidelidade à obra do senhor, mesmo sendo uma juíza comum e sem nenhuma filiação. Débora se tornou muito respeitada e foi considerada a “mãe de Israel”. mantendo a paz entre o Povo de Israel durante 40 anos (Juízes 5:7)

Débora nos ensina que tudo o que precisamos é de Deus. Ela conhecia muito bem o seu papel: complementar aos homens para que eles pudessem cumprir o trabalho que foi designado pelo Senhor. Ser ajuda e coluna para eles. Ter espírito de orientação, serviço e proteção, como uma boa mãe faz com a sua família.

Maria de Betânia – Adoração e amor sincero

Maria desejava aprender mais do Senhor, diferente da sua irmã Marta que estava muito ocupada e preocupada com os seus afazeres. Maria não media esforços para ouvir e conhecer melhor acerca do Reino de Deus. Sentava-se aos pés de Jesus para ouvi-lo, sem temer o que iriam dizer. Além de escolher a melhor parte (Lucas 10:42), ela também adorou ao Senhor, derramando um perfume em sua cabeça, ( Mateus 26:6) contrariando quem achava ser um desperdício. Por esse ato, ela foi imortalizada por Cristo que disse que ela seria sempre lembrada pelo que fez  (Mateus 26:13)

Aprendemos com Maria de Betânia, a ter uma atitude espontânea de adoração e busca por conhecer mais a Deus. Devemos ser intencionais e dedicar nossas vidas ao amor e ao conhecimento de Deus não se importando com o que os outros vão pensar.

Maria – Agraciada

Maria era uma jovem temente a Deus e aceitou o maravilhoso desafio de ser mãe ainda virgem, do Cristo Salvador. Isso mostrou sua profunda fé e amor a Deus. Ela creu aceitando a vontade de Deus e teve a graça de carregar em seu ventre e cuidar do Salvador do mundo. (Lucas 1:45-48)

A jovem Maria nos dá um belo exemplo de fé, renúncia e amor a Deus. Outra lição importante é sobre a maternidade, apesar de ser um desafio para todas nós mulheres, Maria nos mostra como obedecer a Deus nos dá forças, graça e sabedoria para exercê-la. É preciso obedecer para receber ajuda de Deus!

Vimos algumas das mulheres que foram grandes exemplos de fé, amor, devoção, obediência e renúncia ao Senhor. e como podemos aprender com elas para a nossa vida e caminhada com Deus.

Se prestarmos atenção no livro de provérbios, encontramos grandes lições importantes sobre o caráter de uma mulher que é de muita importância também para todas nós. 

Através de seus exemplos, essas mulheres irão familiarizar você com muitos desafios do dia a dia, expondo você a suas forças, bem como suas fraquezas, seus sucessos e fracassos, e o seu relacionamento com Deus. 

Viva uma vida com propósito e assim como as mulheres da Bíblia que viveram uma vida de total relacionamento com Deus, se equipe de coragem, obediência, devoção, submissão, sabedoria para fortalecer sua vida cristã.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *