O que sua igreja perde por não ter um sistema de gestão?

É muito comum que a tecnologia esteja presente no cotidiano das pessoas e não seria diferente com a igreja. Essa realidade ficou ainda mais em evidência a partir do surgimento da pandemia da covid-19 que impediu as pessoas de participarem dos cultos e de outras atividades da igreja de forma presencial.

Dessa forma, muitas igrejas investiram em ferramentas que facilitaram a gestão eclesiástica tornando-a mais dinâmica. Mas ainda assim, ainda há quem opte por não utilizá-la, fazendo com que a igreja fique para trás quando o assunto é inclusão digital, já que a maioria dos líderes não enxergam como esses recursos podem ser facilitadores e auxiliares para a sua gestão.

Queremos destacar que de maneira alguma a igreja estará se comparando com uma empresa quando investe em tecnologia e o ambiente virtual não irá atrapalhar o presencial. Na verdade, irão se complementar,  fortalecendo a igreja e ajudando a romper barreiras.

A igreja precisa estar inserida neste mundo tecnológico, afinal de contas, os meios como nós nos comunicamos estão sempre inovando, interferindo na forma como as pessoas se relacionam e buscam por informações. A tecnologia aprimora qualquer forma de transmissão de mensagens, conteúdos, ou informações para outras pessoas e serve como um poderoso instrumento na evangelização, na obra missionária, no ensino, no discipulado, por exemplo.

À medida que a igreja cresce, a liderança precisa de ajuda para gerenciar as equipes, finanças, eventos , cursos e serviços. Uma plataforma de gestão, que automatiza os processos, inclusive os administrativos e financeiros, de forma segura e eficiente, economizando tempo de pastores e líderes é uma ótima opção.

A automatização desses processos pode simplificar o trabalho do líder, favorecendo a estabilidade da igreja. E a tecnologia ainda auxilia no gerenciamento de tarefas, proporcionando resultados com excelência. 

Então, sabendo de todas vantagens que a tecnologia pode proporcionar, otimizando e agilizando a execução de atividades e servindo como uma forte aliada para a sua gestão, você já parou pra pensar no quanto a sua igreja perde por não possuir um sistema de gestão?

Sua igreja perde por não possuir:

A gestão COMPLETA da membresia

As pessoas são o que movimenta as igrejas (em todos os aspectos) Imagina a dificuldade de gerenciar vários membros e cadastrar seus dados através de dezenas de planilhas. Complicado, não é mesmo?

Sem falar que para acompanhar o crescimento e desenvolvimento de um membro, o líder terá que coletar informações em vários lugares ou até mesmo consultar uma ficha de cadastro física e desatualizada. 

Considere que é o momento de abandonar essas velhas práticas e buscar soluções melhores.

Com uma plataforma de gestão, você pode utilizar formulários de cadastro de pessoas, criar cartões para membros, além de poder usar um aplicativo a fim de manter dados atualizados e poder interagir com conteúdo público da sua igreja.

GERENCIAMENTO mais eficaz das células e grupos  (no caso de igrejas com células e pequenos grupos)

Todas as igrejas trabalham com grupos, independente de qual tipo seja. Grupos de liderança, células, louvor, teatro, dança, etc. Saiba que é possível criar, organizar e gerenciar todos os grupos com muita praticidade com um sistema de gestão.

CONTROLE de encontros e reuniões e acompanhamento de todo o progresso

Todos sabemos que o ensino é a base para o fortalecimento espiritual dos novos convertidos (e até dos crentes antigos). Se um novo convertido não for capacitado desde a entrada na igreja, dificilmente terá os nutrientes ideais para crescer na fé.

Por isso, a tecnologia  tende a facilitar o processo de gestão de estudos bíblicos e também todas as turmas e escolas da sua igreja através de uma plataforma de gestão.

Gestão financeira EFICAZ

A saúde financeira de toda igreja ou empresa é uma das principais bases para se manter ativa. Sem uma boa gestão de tesouraria na igreja, há grande possibilidade de fracasso ministerial. Mas não é isso que esperamos que aconteça na sua igreja.

Na hora de controlar as finanças da igreja, é importante ter uma ferramenta que facilite a visualização dos dados e a geração de relatórios, além de gerenciar as ofertas e dízimos, transações e planejar suas finanças.

COMUNICAÇÃO entre a igreja e os fiéis

A força vital da igreja e da sua missão é a comunicação. A tecnologia aprimora qualquer forma de transmissão de mensagens, conteúdos ou informações que a igreja deseja transmitir, especialmente a comunicação de longa distância e a comunicação em massa.

Em um mundo onde as pessoas estão a todo o momento conectadas, e com seus smartphones o tempo todo nas mãos, a comunicação eletrônica passou a ser, sem dúvidas, um recurso essencial para a comunicação da igreja.  

Por isso, quando se trata de comunicação para propagação do evangelho, a tecnologia pode ser útil às igrejas ao proporcionar melhor a qualidade de interação com organização.

Um instrumento tecnológico essencial é um aplicativo para igrejas.

Informações CENTRALIZADAS

É certo que a tecnologia tem tornado a rotina mais eficiente e facilitado a vida de muita gente. Uma das suas maiores vantagens é a capacidade de otimizar e agilizar a execução de tarefas. 

Com o uso da tecnologia, é possível que a igreja utilize softwares para centralizar as informações, unindo a base de dados para tomar decisões e acompanhar as atividades.

As igrejas podem aproveitar ainda mais todas as vantagens da tecnologia ao optarem por uma plataforma de gestão e automatizar processos de forma segura e eficiente, economizando tempo de pastores e líderes.

Agora que já falamos sobre tudo o que sua igreja perde por não aderir a um sistema de gestão inteligente e capaz de realizar tudo o que foi citado acima, queremos te apresentar o enuves: plataforma completa que oferece todos os recursos necessários para a gestão da sua igreja.

Nosso  módulo financeiro é amplo e oferece ótimas possibilidades de gestão e acompanhamento das finanças do seu ministério. No módulo de Pessoas, você pode utilizar nosso formulário padrão de cadastro de pessoas, ou até mesmo criar outros campos adicionais para otimizar seu formulário com base nos dados que você precisa que as pessoas preencham. Além disso, você pode criar categorias de pessoas e organizá-las melhor.

Saiba que é possível criar, organizar e gerenciar todos os grupos e estudos com muita praticidade.

Os líderes dos grupos possuirão acesso à gestão dos mesmos, podendo atualizar as informações, participantes do grupo, frequências (reuniões), etc. Outro detalhe legal é que os líderes dos grupos de sua igreja poderão ver os aniversariantes e receber uma notificação no dia do aniversário dos membros.

E não acaba por aqui, o enuves oferece soluções para todos os setores da sua igreja. nossa plataforma é extremamente completa. Do financeiro, ao cadastro de membros, até o controle de patrimônio, site, aplicativo e muitos recursos exclusivos para a comunicação da sua igreja.

Se você ainda não conhece o Enuves Sistema e App para IgrejaClique aqui e saiba mais.

Convidamos você a cadastrar sua igreja gratuitamente e já começar a desfrutar de todas as funcionalidades apresentadas.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *