Intercâmbio entre igrejas fortalece os relacionamentos e ganha vidas

Você provavelmente já ouviu falar em intercâmbio. Geralmente, quando falamos de intercâmbio, logo pensamos em viagens para fazer cursos ou aprender um idioma em outro país.

E se eu te falar que as igrejas também podem fazer intercâmbio, mas não com o objetivo citado acima, mas como forma de fortalecer relacionamentos com outras igrejas, proporcionar momentos de comunhão, adorar ao Senhor, servir e ganhar vidas para o Reino de Deus?

Ainda ficou confuso? Calma, vamos explicar do que se trata e como funciona.

O intercâmbio é um evento voltado para rede de jovens e geralmente é realizado entre duas igrejas diferentes. Jovens de uma congregação, visitam uma outra igreja com o objetivo de adorar a Deus, fortalecendo os laços dos relacionamentos, compartilhando a mesma fé.

Como esse evento funciona?

Os líderes de jovens entram em contato com os líderes da igreja que desejam visitar e realizar o evento. Dessa forma, a igreja visitante é quem vai fazer toda a programação, desde a ornamentação até palavra de abertura, louvor, oferta, peças, danças, ministrações e etc. ou seja, a igreja que está indo visitar a outra é quem vai realizar a celebração de todo o culto e essa é uma forma dessa congregação servir a outra.

Na sequência, a igreja visitada deverá levar tudo para a outra instituição e fazer exatamente o mesmo de acordo com a programação na data estipulada pelos líderes.

Algumas congregações fazem vários tipos  de eventos com o intuito de servir a outra. É uma forma de mostrar o amor e o carinho para com a outra instituição. E existem muitos meios para fazer esse trabalho. A igreja que irá visitar uma outra pode fazer:

  • Coffee-break
  • Jantar
  • Mutirão de decoração
  • Mutirão de limpeza 
  • Culto temático dos jovens
  • Evangelismo nos bairros próximos
  • Almoço de confraternização

Como fazer?

Defina duas datas:

A data e o horário que sua igreja vai visitar a congregação e realizar o evento e a data que a esta igreja visitada irá visitar a sua.

Programação:

Aqui você vai definir o que será feito na igreja vizinha. Você poderá escolher os louvores, o ministério de dança pode ensaiar uma coreografia e o de teatro pode apresentar uma peça ou alguma encenação.

Defina a pessoa que vai levar a palavra principal e a que vai levar a palavra para o momento de oferta. O ideal é que os líderes de jovens se responsabilizem para cumprir esta tarefa.

Pense na decoração, se haverá ou não, como e quem vai fazer.

Lembre-se de sempre manter o contato com os líderes da igreja vizinha para estarem alinhados em todas as decisões.

Sua igreja irá realizar a celebração de um culto em outra igreja, então, não tem nenhum mistério. Será como fazer tudo como se estivessem fazendo na sua igreja local.

Quem poderá participar?

As duas igrejas irão participar. Tanto os jovens que frequentam a sua igreja, quanto os outros da instituição vizinha com o objetivo de adorar a Deus em unidade. 

Também poderão participar pessoas que foram convidadas pelas duas congregações. Essa é uma ótima oportunidade de levar aquele amigo que ainda não vive uma vida cristã e ganhá-lo para Cristo.

Qual o objetivo do intercâmbio?

O objetivo central desse evento, é fortalecer a unidade entre as igrejas e principalmente ganhar vidas. Pois além da confraternização entre os irmãos na fé, o intercâmbio é um momento onde o evangelho é pregado para alcançar vidas para o Reino de Deus.

Por isso, aproveite para realizar evangelismo nos dias que antecedem a data deste evento, convidando outras pessoas para estarem nesse momento de celebração ao Senhor.

Explicamos mais detalhes desse conteúdo no nosso canal no youtube. Clique aqui e confira!

Você sabia que com a nossa plataforma é possível organizar e agendar todos os eventos e programações que ocorrerão na sua igreja?

Com o enuves, você consegue cadastrar os cultos, seminários, congressos, e etc. Uma coisa bem legal é que os membros da sua igreja serão notificados no aplicativo sempre que houver um evento se aproximando.

É possível adicionar mais informações detalhadas, tais como Privacidade (público ou particular), Repetição (diário, semanal, mensal), Categoria, Local do evento, Observações.

Também há o recurso do MURAL, onde você pode publicar as imagens em destaques como avisos para que os membros ao abrir o aplicativo da igreja  possam visualizar esses destaques.

Ao adicionar um item no mural, é possível também definir um link externo, para que, ao clicar, leve para uma página da internet.

A página de ANOTAÇÕES é particular, onde você pode organizar suas anotações com segurança, e os registros inseridos estarão disponíveis somente para você.

Cadastre- se agora mesmo no enuves e conheça os diversos recursos que temos para a gestão da sua igreja.

Gostou do post? Comenta aqui embaixo o que achou desse tipo de evento e se sua igreja já realiza.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *