Como melhorar a produtividade do ministério de comunicação da sua igreja

O ministério de comunicação é indispensável para a vida da igreja, uma vez que o evangelho nunca esteve tão exposto nas mídias sociais como nos últimos tempos.

É fundamental para as igrejas que o ministério de comunicação seja capaz de transmitir a mensagem do evangelho de forma estratégica, a fim de gerar resultados para o Reino, ou seja, obter frutos do trabalho no caminhar da igreja utilizando os recursos que as mídias sociais oferecem.

Por isso, o ministério de comunicação da igreja precisa dar conta tanto das demandas internas da igreja quanto para cumprir com seu papel missionário no ambiente digital.

Sabemos que são muitas as tarefas que este ministério desenvolve, e é muito comum que, com a falta de organização, acabe atrapalhando o rendimento das entregas e conclusão dessas tarefas. Então, para fugir da sobrecarga de atividades, o ideal é que a equipe possa atuar com ferramentas de produtividade que possam otimizar o trabalho.

São vários os softwares e aplicativos que permitem organizar todas as tarefas que sua equipe venha a ter,  mas infelizmente ainda vemos muitas equipes de comunicação que mantém suas metodologias na maneira como trabalham e, por achar que estas funcionam, não se abrem a novas ferramentas que podem ser muito mais práticas.

E é nisso que queremos ajudar. Neste post você verá como seu ministério de comunicação pode ser mais produtivo.

Atualmente, há muitas ferramentas que disponibilizam ótimos recursos para a organização de suas tarefas, como dito anteriormente. Algumas dessas plataformas permitem criar quadros de organização que funcionam como post-its, neles você pode nomear de acordo com a tarefa que precisa realizar, criar checklist de atividades, criar lembretes entre muitas outras possibilidades

Confira abaixo como seu ministério pode ficar muito mais produtivo:

Registre suas ideias para não perder a linha de raciocínio 

Quando as ideias surgirem no seu ministério o ideal é registrar antes que possam vir a esquecer. É normal que no decorrer dos trabalhos a equipe não consiga realizar  tudo o que gostaria. Mas, independente disso, registre tudo no banco de ideias, até que possam executar durante a semana.

Separe as atividades que serão feitas na semana

Crie uma lista com todas as tarefas da semana. Se seu ministério de comunicação possui muitas atividades por semana, o ideal é separar essas tarefas numa lista nomeada: “realizar neste mês”, por exemplo. Isso diminui a chance de deixar algumas tarefas sem conclusão ou esquecer de coisas importantes, além de auxiliar no controle de prazos.

Organizar o que precisa ser feito é fundamental para que o ministério atenda todas as demandas e se prepare para as futuras.

Faça checklist das tarefas

Os checklists são grandes auxiliares quando se trata de tarefas repetitivas e facilitam a visão do objetivo de cada etapa.

Organizar as atividades dessa forma ajuda o ministério a entender quanto tempo precisará gastar em cada tarefa, além de ajudar a sua equipe a não se perder em como fazer algo caso algum voluntário que só ele conheça todas as etapas para publicar um conteúdo no blog, saía do ministério por exemplo.

Caso essa pessoa precise sair do ministério, se os processos estiverem registrados em checklists, a equipe já não encontrará  tanta dificuldade em executar os processos daquela determinada tarefa. 

Crie lembretes

Muitas ferramentas e aplicativos de organização de tarefas permite criar lembretes e até notificam quando uma atividade precisa ser realizada, ajudando assim a não esquecer demandas importantes. 

Por isso, é importante criar o hábito de organizar notificações destas tarefas.

Algumas dessas ferramentas e aplicativos até permitem sincronização com sua agenda no Google, facilitando o acompanhamento de cada tarefa junto a outras atividades que sua igreja possa ter, por exemplo.

Elabore um cronograma 

O cronograma é onde você irá estabelecer datas e horários e frequência das suas produções e postagem dos conteúdos. Pode ser feito através de planilhas ou por ferramentas disponíveis em alguns sites que ajudam a criar e gerenciar todos os processos dos seus projetos.

Envio de emails

Outro motivo pelo qual sua equipe precisa se organizar é quando o assunto for disparos de emails direcionados para listas de pessoas que querem receber mensagens sobre um tema específico. 

As plataformas de automação de marketing são ferramentas em que você pode colocar lista de emails dos membros da sua igreja por exemplo, e configurar uma sequência de emails que serão enviados para eles, agilizando o trabalho da sua equipe de comunicação.

Dessa forma, o processo de envio de emails para vários contatos se torna mais prático e dará mais informações sobre o resultado dos disparos de emails.

Otimizar tarefas é o melhor caminho para a produtividade da sua equipe de comunicação. Investir em ferramentas que ajudam e auxiliam os processos comunicacionais da sua igreja é fundamental e necessário , pois além de expandir seu trabalho fica mais fácil atingir os objetivos definidos com poucas barreiras no caminho.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *