Dicas para fotografar os cultos com o celular

Atualmente a fotografia está cada vez mais presente nas nossas vidas. Vemos que desde o nascimento de uma criança, os pais registram a primeira foto e aquela lembrança ficará eternizada em uma simples foto. 

Seja para tirar uma simples selfie, ou tirar fotos de coisas, família e amigos, todos nós queremos registrar momentos importantes. E falando em momentos importantes, na igreja não é diferente. Os cultos nas igrejas precisam e devem ser registrados para traduzir ao mundo, por meio de imagens, o Reino de Deus.

Dessa maneira, é fundamental desenvolver dentro de si um olhar mais apurado  e sensível e o fotógrafo precisa estar atento a tudo para capturar detalhes importantes dos cultos ou dos eventos da igreja.

Cultos, eventos, conferência, chá, encontros, congressos, todos esses cenários contam uma história para quem não esteve lá. E é justamente o fotógrafo, profissional ou não, que mostrará um culto “comum” de uma maneira extraordinária. Serão essas fotos que irão motivar ou não, quem não esteve no culto ou evento a participarem da próxima vez.

Os celulares estão cada vez mais avançados e ficou muito mais fácil fotografar nos dias atuais. Mas saiba que independente da câmera do seu celular o que realmente importa é como você fotografa E é por isso que queremos dividir com vocês super dicas para tirar boas fotos com seu smartphone quando os seus equipamentos de fotografia não estiverem disponíveis, ou para igrejas que não possuem mais recursos.

APROXIMAÇÃO

A maioria dos celulares não possuem lente de aumento e quando têm, não são muito boas. Nunca use o zoom, pois ele não aproxima o alvo da foto, mas sim, estica a imagem. O ideal é chegar mais perto daquilo que vai ser fotografado.

APOIO

Para não tirar fotos borradas ou fora de foco, o ideal é manter o celular imóvel. Apoie os braços com os cotovelos colados em seu corpo e tente fotografar com o celular na altura do peito. O apoio de um tripé ou monopé em alguns casos é muito importante ou qualquer superfície plana que seja firme.

FOCO  E ILUMINAÇÃO

Toque a tela com seu dedo para que apareça aquele quadradinho que aponta onde estará o foco. Tente colocar o foco na parte mais escura da cena.

NUNCA MOSTRE AS CADEIRAS VAZIAS

Mostrar as cadeiras vazias na sua foto, irá passar a mensagem de que  o culto é ruim ou até mesmo que sua igreja é ruim. Procure enquadramentos que não peguem as cadeiras vazias. Mude de ângulo e tire fotos mais fechadas.

NÃO TIRE FOTOS COM MUITA INFORMAÇÃO

Você precisa ficar atento a alguns detalhes: Se o púlpito está limpo, se não está aparecendo muita bagunça com fios e instrumentos, pessoas atrás e etc. É muito importante identificar se aquela foto realmente está boa.

PROCURE ÂNGULOS DIFERENTES

Tirar fotos sempre do mesmo local, com as mesmas pessoas, podem se tornar monótonas. Procure ângulos diferentes.  Uma porta entreaberta, uma flor desfocada, subir em algo e tirar de cima ou deitar no chão (com muita discrição para não chamar atenção e distrair a igreja). Não sossegue até que tenha fotos diferentes para mostrar. 

Estas são apenas algumas dicas básicas para melhorar mais esse serviço tão essencial nas nossas igrejas.

É claro que um bom fotógrafo e uma câmera profissional conta bastante, mas isso não é uma regra para que você tenha fotos legais das suas programações.

Se você gostou desse conteúdo, não esqueça de praticar o que aprendeu.

Deus abençoe.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *