5 dicas para aprimorar a gestão da igreja

A função de estabelecer a administração de uma igreja definitivamente não é um trabalho fácil. Toda e qualquer instituição precisa de uma gestão e com a igreja não é diferente. Afinal, não se menospreza a gestão humana mesmo que a instituição seja sem fins lucrativos e ligada a Deus.

Quando se trata de gerir a igreja do Senhor algumas ações devem buscar beneficiar a membresia mantendo-se sempre dentro dos limites éticos. Por isso, toda a administração precisa ser pautada em um bom planejamento segundo todas as  questões jurídicas.

Independente da gestão adotada por sua denominação, veremos essas práticas refletindo no cotidiano de toda a congregação e é de suma importância que essas ações sejam bem planejadas para que haja uma boa funcionalidade e atinja os propósitos da igreja.

Seja de grande, médio ou pequeno porte toda igreja precisa de auxílio para gerenciar as tarefas internas para manter-se transparente e mostrando resultados positivos para cada membro.

Em sua jornada o gestor terá muitas dúvidas sobre questões burocráticas o que é muito normal. Sendo assim, é fundamental que quem lida com a gestão esteja sempre buscando se aprofundar em conhecimento sobre a área para realizar um bom trabalho.

Deus espera que seus filhos possam administrar com muita dedicação tudo aquilo que pertence a Ele

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.”

2 Timóteo 2:15

Dessa forma, trouxemos algumas dicas para ajudar a gestão da igreja para garantir um bom trabalho na administração eclesiástica.

Priorize o tempo 

Encarado como um obstáculo para muito gestores, ter tempo disponível para organizar e realizar todas as tarefas se torna algo muito complicado. Tenha em mente que ser produtivo é fundamental, mas também é importante e super necessário ter tempo para uma pausa, ter um tempo pessoal e familiar.

Existem muitos artifícios que podem ser auxiliares de organização de tempo. A questão é saber organizar as tarefas por prioridade, dessa forma fica mais claro organizar sua agenda.

Aproveite o tempo produtivo para realizar as tarefas mais difíceis e que exigem mais esforços, evite distrações e descanse quando for para descansar. Nada melhor do que uma mente bem descansada para produzir mais e melhor.

Entenda que a função do pastor não é ligada necessariamente a parte administrativa

É muito comum vermos pastores administrando as igrejas, especialmente as menores. 

Um pastor tem um chamado que é cuidar de pessoas, orientá-las e guiá-las pelo caminho da fé, mas isso não quer dizer que este é totalmente responsável por gerir sua igreja ou que necessariamente precisa ter as habilidades de gestão.

O ideal é ter voluntários aptos para uma equipe de gestão ou contratar pessoas com conhecimentos técnicos.

Saiba delegar as atividades 

É um erro tentar  achar que pode fazer tudo sozinho, ou seja, se sobrecarregar com tantas tarefas. Além de não ser saudável, não é nada produtivo. Por isso, quando tiver uma infinidade de coisas para resolver saiba  passar as tarefas para outras pessoas.

Fique atento ao perfil das pessoas que executarão cada trabalho. Seja específico sobre cada tarefa, o que é, quem fará e qual o prazo. Se possível, treine sua equipe e acompanhe todos os processos.

Você notará que desse jeito as coisas irão fluir de forma melhor e mais organizadas.

Tenha um cadastro dos seus membros 

Trabalhar com dados em papel, às vezes até escrito à mão, ou em planilhas do excel, dos quais são bastante complexos de se organizar, é coisa do passado.

Com o enuves você possui um sistema completo com formulário padrão de cadastro de pessoas, ou até mesmo criar outros campos adicionais para otimizar seu formulário com base nos dados que você precisa que as pessoas preencham. Além disso, você pode criar categorias de pessoas e organizá-las melhor.

Faça um planejamento e tenha um calendário anual

As igrejas, assim como as empresas, precisam de técnicas para uma melhor gestão.

Sua igreja precisa ter o costume de colocar no papel onde ela quer estar daqui a alguns anos. Faça uma lista das metas a serem alcançadas e quais ações serão necessárias para atingir esse fim.

Defina um calendário anual onde você possa colocar os eventos e planos da igreja. Essa estruturação irá auxiliar os gestores na aplicação dos recursos e permitir que os membros dos ministérios saibam quais ações executar.

Colocando essas dicas em práticas a sua igreja será organizada e manterá o foco no que realmente importa que é a vida espiritual. 

E por falar em gestão, o enuves é uma plataforma completa para gestão de igrejas.

Nosso  módulo financeiro é amplo e oferece ótimas possibilidades de gestão e acompanhamento das finanças do seu ministério. No módulo de Pessoas, você pode utilizar nosso formulário padrão de cadastro de pessoas, ou até mesmo criar outros campos adicionais para otimizar seu formulário com base nos dados que você precisa que as pessoas preencham. Além disso, você pode criar categorias de pessoas e organizá-las melhor.

O enuves oferece soluções para todos os setores da sua igreja. nossa plataforma é extremamente completa. Do financeiro, ao cadastro de membros, até o controle de patrimônio, site, aplicativo e muitos recursos exclusivos para a comunicação da sua igreja.

Se você ainda não conhece o Enuves Sistema e App para IgrejaClique aqui e saiba mais.

Convidamos você a cadastrar sua igreja gratuitamente e já começar a desfrutar de todas as funcionalidades apresentadas.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *