O marketing digital como instrumento para a evangelização

A igreja tem uma missão inquestionável: levar as Boas Novas sobre o evangelho de Cristo a toda a criatura.

Felizmente, com os avanços tecnológicos e o ambiente digital, a igreja tem maiores chances de alcançar esse objetivo. Com um simples toque a mensagem do Reino de Deus se torna alcançável em todos os cantos, proporcionando diferentes experiências de evangelismo.

Sabendo disso, a igreja precisa investir em estratégias que façam a evangelização caminhar até onde as pessoas estão. E se elas estão no campo digital, é lá que a igreja precisa ir.

Se até Jesus criou formas estratégicas para atrair a atenção das pessoas por meio de parábolas, por que a igreja hoje não usaria estratégias para alcançar vidas para o Reino?

E por falar em estratégias, o marketing digital pode trazer novas ferramentas e novos formatos para evangelizar.

Antes de falarmos sobre por que sua igreja precisa investir no Marketing Digital para a evangelização, vamos entender seu conceito.

O que é marketing digital?

O Marketing Digital se trata de um conjunto de atividades que são realizadas no meio digital com o objetivo de criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de uma marca, sem falar que seu foco principal é divulgar um serviço ou um produto com o foco em atrair novos negócios. Dentre suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o marketing de conteúdo.

Mas iremos nos abster de falarmos desses conceitos por enquanto e focaremos em falar somente sobre atrair a atenção do público da igreja através do Marketing Digital.

Pode parecer que esse conceito se encaixa melhor nas ações das empresas, mas é possível que a igreja possa desfrutar desse recurso em sua comunicação já que estamos falando de atrair a atenção das pessoas de maneira planejada. Nesse caso, seu objetivo será atrair novas vidas para Cristo, criando relacionamentos e estabelecendo uma identidade pela proximidade com a igreja através da divulgação do maior e melhor produto que já existiu: a Palavra de Deus.

Marketing digital na evangelização 

O Marketing Digital pode ser facilmente adaptável e aplicável nas ações da igreja. Nas redes sociais, por exemplo, há uma grande oportunidade de diálogo, encontro e estabelecimento de relacionamentos.

Primeiramente sua igreja deve pensar o que vai comunicar (festa, evento, encontro, mensagens motivacionais, pregações, campanhas, evangelização) e entender o perfil das pessoas que deseja atrair. Além disso, é preciso definir o tipo de “persona” (conceito que trataremos em outro post aqui no nosso blog) que estamos desejando impactar com as ações de marketing. 

Segundo, deve-se desenvolver o percurso da evangelização através do público definido. Isso será fundamental para pensar no que será produzido.

Terceiro, a igreja vai identificar os canais de comunicação que tem disponível para divulgar seus conteúdos: facebook, instagram, twitter, youtube etc. é importante também fazer um levantamento de todos os emails para produzir conteúdos de  email marketing para as pessoas. 

Por último, é hora de pensar qual o melhor formato: uma arte, vídeo, foto, uma live, e depois definir um cronograma de postagem pensada de modo estratégico.

É importante que a comunicação da igreja entenda que para entregar conteúdo relevante é necessário muita dedicação e um certo aprofundamento no estudo de determinados assuntos.

Também é importante fazer um levantamento de quais serão os meios no ambiente digital mais eficazes para atingir o seu público.

As pessoas passam a maior parte do tempo nas redes sociais. Aqui é onde a igreja pode realizar campanhas, postar frases bíblicas de interação e novidades da igreja para que as pessoas possam sentir interesse em visitar.

Outro fato a ser pensado é que independente da plataforma que será usada, sua igreja precisa ter em mente que devemos levar Jesus e sua Palavra a todos e por todos os meios. 

Investir no Marketing Digital é pensar em entregar conteúdos de maneira estratégica para guiar mais pessoas a conhecer e amar a Cristo.

Através da tecnologia é possível levar a palavra de Deus ao maior número de pessoas e expandir a vida religiosa enriquecendo a vida espiritual dos seguidores onde quer que eles estejam.

Conheça nossa plataforma de gestão de igrejas e veja como podemos ajudar o seu ministério de comunicação através dos nossos recursos.

O enuves é um plataforma de gestão totalmente completa para a sua igreja.

Comece agora mesmo a pôr em ordem a sua igreja com o nosso aplicativo de gestão facilitada e recursos que atendem as necessidades da sua igreja, seja ela pequena, média ou de grande porte. 

Se você quer entender com mais detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente!

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *