Persona: o que é e por que criar para a sua igreja?

Você sabe o que é uma persona? Neste post você entenderá seu conceito e como ela pode ser um importante aliado para a transmissão da mensagem do Evangelho.

A igreja, independente do seu porte, precisa entender a necessidade de conhecer seu público-alvo, pois é necessário saber com clareza os desejos da pessoa que você deseja evangelizar e o que de fato ela busca.  

Porém, é muito comum confundir esses dois termos, mas na verdade público-alvo e persona são conceitos bem diferentes na criação de uma estratégia de marketing.

Podemos dizer que a persona é o público-alvo aprimorado e com objetivos mais específicos.

Se você não está acostumado a ouvir esses termos vamos explicar.

Público-alvo

O público-alvo é um grupo de possíveis consumidores, detalhado de maneira mais geral onde as empresas direcionarão estratégias de marketing para a divulgação do seu produto ou serviço.

Se trata de uma lista de características de clientes ligados a uma empresa. Ou seja, são fatores onde são levados em consideração localização, classe social, comportamentos, idade, nível de escolaridade e etc

Dessa forma, para adaptar, delimitar e tornar mais objetiva a estratégia de comunicação para converter um grupo de pessoas com perfis diferentes existe a persona.

Afinal, o que é persona?

Persona é um termo do marketing digital assim como o público-alvo, mas que representa um público lapidado, ou seja, é um estudo aprofundado de quem são as pessoas que sua igreja deseja evangelizar.

Geralmente representado por uma personagem, a persona ajudará você a compreender melhor quem é a pessoa que necessita ser alcançada pela mensagem da sua igreja.

A persona é construída para entender o comportamento, as dores reais dos clientes de uma empresa com a intenção de entender de maneira aprofundada o público alvo e conseguir alcançá-lo mais precisamente. E com a igreja não pode ser diferente.

Os líderes têm um objetivo que é cuidar e direcionar uma diversidade de pessoas, cada uma com sua particularidade, então, para ajudar a igreja a elaborar estratégias que permitam melhores relacionamentos com seus membros, a criação de personas é indispensável para os desafios da evangelização.

Por que devo criar personas para minha igreja?

A criação de personas para a sua igreja irá auxiliar nas estratégias de marketing, pois só através da definição desse público ficará mais fácil saber como trabalhar a evangelização.

Por exemplo, quando sua igreja for criar conteúdos para blog, site, redes sociais, criar uma persona é muito importante para determinar quais temas serão mais relevantes oferecer.

Além de auxiliar na busca por assuntos que podem despertar o interesse da sua comunidade, a principal meta é atrair mais pessoas para Cristo e torná-las engajadas.

Criar uma persona pode surpreendê-lo sobre suas descobertas. As pesquisas podem te levar ao conhecimento de quais são suas preferências diante do meio cristão,  ajuda a criar um relacionamento com conexões mais precisas de acordo com as informações específicas e é uma ferramenta importantíssima para a escolha de quais canais usar para a divulgação de conteúdo.

Independente da visão da sua igreja, criar personas é primordial para que as estratégias de comunicação sejam mais eficazes.

Mas como definir uma persona para a minha igreja?

A criação de uma persona nada mais é do que o levantamento de algumas informações como: 

  • Características físicas e psicológicas
  • Nível de escolaridade 
  • Que atividades realiza tanto na vida profissional quanto pessoal?
  • Que tipo de temas o interessam sobre a igreja?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • De quais assuntos gosta de falar? 
  • Quais são seus referenciais cristãos?
  • Como é seu comportamento no digital e etc.

Como falado anteriormente, uma persona é um personagem, então, você pode dar nome a sua persona e detalhar o perfil dessa pessoa para a sua evangelização a partir das respostas obtidas da sua pesquisa.

Nesse processo, você deverá colocar em debate a persona como alvo para a delimitação de temas e escolha de que tipos de conteúdo chamariam a sua atenção, por exemplo: “Patrícia se interessaria por isso?”.

Em conclusão, para ajudar a igreja a crescer e estabelecer uma imagem para os seus membros, essa estratégia auxilia na criação de conteúdos direcionados, fazendo com que relacionamentos sejam estabelecidos através de uma identidade de valor que sua igreja precisa traçar.

Gostou do conteúdo? Deixe nos comentárioso que você achou.

Agora que você já sabe da importância de criar um persona para a sua igreja e como criar, te convidamos a conhecer como nossa plataforma pode auxiliar na gestão da sua membresia, pois te permite conhecer a fundo os membros com informações detalhadas em todo o nosso sistema.

Com o enuves, você pode gerenciar as pessoas cadastradas na sua instituição e ter um controle de todos os dados. Obtenha relatórios diversos, controle dos aniversariantes e muito mais. Cadastre hoje mesmo e já comece a usar.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *