Como montar uma equipe missionária na sua igreja

Desenvolver o trabalho missionário na igreja envolve muita dedicação, disciplina, amor por missões, muita garra e determinação.

Fazer missões é cumprir a ordem de Deus dada à igreja de proclamar sua palavra de modo que levem as pessoas a Cristo.

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.

Atos 1:8

Fazer missões é um chamado para toda a igreja, mas é preciso que as pessoas estejam dispostas e ser instrumentos nas mãos de Deus para motivar e mobilizar toda a igreja para desempenhar a ordem de Jesus:

“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos“.

Mateus 28:18-20

A igreja precisa atentar-se em desenvolver uma geração de discípulos de Jesus, que multiplique sua palavra a todos os cantos da terra. E para que as pessoas se sintam envolvidas e comprometidas com esse trabalho na igreja, o líder de missões precisa se colocar diante de Deus constantemente em oração pela vida dos membros a fim de que haja um despertamento e se comprometam com a obra missionária da igreja.

Antes de qualquer ação que você como líder de missões possa fazer quando for montar uma equipe missionária na igreja, demonstre amor pelo que faz. As pessoas irão observar suas atitudes e se sentirão entusiasmadas e você irá identificar aquelas que demonstrem interesse em fazer parte da equipe missionária.

Para montar uma equipe, são necessárias algumas ações que você como agente de missões deve conhecer:

Oração como estratégia

Procure buscar a visão de Deus para que a obra possa se desenvolver. Faça uma lista de nomes das pessoas interessadas em fazer parte desse trabalho e que tenham características próprias para a obra e ore por eles.

Compartilhe a ideia com o pastor

Deixe o pastor da sua igreja informado sobre sua intenção em formar uma equipe missionária. Em uma reunião, você pode compartilhar a ideia e pedir suporte, afinal, o pastor da sua igreja é a peça chave no processo de discipular pessoas para essa obra.

Envolva a igreja

Você pode ampliar a visão missionária da igreja com base em ensinamentos bíblicos. Promova campanhas, conferências, congressos que falem da importância das missões na vida da igreja e mostre trabalhos realizados por missionários em diversas cidades ou até mesmo em outros países  para que as pessoas reconheçam o valor desse trabalho e se sintam motivadas a participar.

Promova intercessões 

Você pode mobilizar a igreja a interceder por essa causa através de vigílias ou colocando nos grupos de orações o pedido por orações por esse trabalho. É muito importante que a igreja reconheça que dar esse apoio é fundamental para que a obra se concretize e frutifique.

Detecte os membros

Quando for promover projetos missionários fique atento aquelas pessoas que mais se identificam com missões e que se empenham em ajudar, demostrando entusiasmo, amor e dedicação pelo trabalho. Dessa maneira, você perceberá quem tem as características próprias para ser um missionário.

Apoie os voluntários

Estabeleça um programa que irá apoiar os vocacionados que desejam se preparar ao trabalho missionário. Transmitir uma visão ampla de todas as situações que eles deverão lidar e dar o devido suporte é necessário para que se dediquem cada vez mais nessa importante obra.

Estabeleça amizades com os vocacionados

Após você já ter montado a sua equipe de missionários, como líder deles, é muito importante que você desenvolva uma amizade verdadeira com cada um deles. Dedique-se em compartilhar com eles sobre como é uma benção ser participante dessa equipe.

Orem juntos para que haja crescimento espiritual e a permanência de cada um na equipe.

Engaje sua equipe

Você deverá manter reuniões regulares com a equipe para que delegue as tarefas que deverão ser executadas. Mantenha-os sempre informados das sua responsabilidades e reforce neles o comprometimento com o trabalho missionário.

Como líder de missões da sua igreja, você deverá demonstrar total dependência em Deus levando sua equipe a fazer o mesmo. Eles devem ver em você iniciativa, comprometimento, autoconfiança , liderança, organização e muita influencia na palavra.

Para que você forme uma geração que se importe como trabalho missionário da igreja, é preciso detectar pessoas que queiram ser imitadores de Cristo para fazer a diferença. Levando a palavra em escolas, hospitais, empresas, e em todos os lugares.

Então, é necessário que as pessoas invistam em estudo da Palavra para aprender mais de Jesus e ter coragem e ousadia para falar dele em qualquer lugar.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

João 14:26

Deus capacitará os escolhidos, mas é preciso muita coragem e dedicação para fazer parte desse serviço e fazer com que tudo seja para a glória de Deus.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *