5 cuidados para o líder ter com a sua membresia

Na igreja há todo tipo de pessoas, por isso, o papel do pastor é muito importante para conduzir, ensinar e se dedicar pela igreja.

Entre as responsabilidades de um pastor estão: o aconselhamento de membros, leitura bíblica, ensino da palavra entre outras coisas.

Proteger e apascentar também se enquadra na figura do pastor da igreja que deve estar sempre atento e pronto a fim de manter o equilíbrio no meio da membresia, o bom relacionamento e servir de exemplo de vida para as pessoas.

Mas além disso, um pastor zeloso deve trabalhar para satisfazer as necessidades dos seus membros.

A Bíblia fala que Jesus é o bom pastor e também afirma que Ele mesmo designou pastores e obreiros para cuidarem da sua igreja e isso é um privilégio!

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”.

Efésios 4:11

Vejamos alguns cuidados segundo o evangelho de João que o pastor deve ter para com seus membros.

Conheça as pessoas pelo nome

“O porteiro abre a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome as leva para fora”.

João 10:3-4

Um bom líder conhece e sabe o nome dos seus liderados.

Procure visitar suas casas e participar da sua vida. Saber suas dores, manter sempre o diálogo e um bom relacionamento.

Cuidado para não deixar as tarefas administrativas roubarem tempo de estar junto com a membresia que você lidera.

Conduza as pessoas para Cristo

“Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos”.

João 10:5

O líder espiritual deve conduzir as pessoas cada vez mais para Cristo. Deverá estar sempre apontando a direção para o povo.

Quem tem autoridade espiritual sobre a igreja para conduzir decisões é o pastor. Como homem de Deus, deverá receber do Senhor as orientações para o seu povo.

Vá adiante delas  

“Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz”.

João 10:4

Como líder, o pastor deve ser um exemplo a ser seguido na igreja. A sua membresia deverá ser um espelho daquilo que você é. Se você cuida das pessoas, ora, promove bons relacionamentos, com certeza, os membros da sua igreja fará o mesmo. As atitudes de um pastor valem mais do que suas palavras no púlpito.

Dedique sua vida pelos membros

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.

João 10:11

Sabemos que somente Jesus deu a sua vida para que hoje pudéssemos ter a salvação e ninguém mais pode fazer isso, mas este deve ser um exemplo a ser seguido. É por isso que o pastor deve ser dedicado ao seu ministério e ter uma vida de entrega à sua membresia e em prol de ganhar vidas para o Reino de Deus.

Não faça distinção de pessoas 

“Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor”.

João 10:16

Atender muitas pessoas pode ser um trabalho cansativo, mas isso não significa que o pastor deve atender a um grupo e deixar outras pessoas sem atenção. Quando um pastor deixa isso acontecer, perde a oportunidade de conquistar muitas vidas.

Deus é quem escolhe queles que irão liderar o seu povo, e quão gloriosa é esta missão!

Ser pastor não é uma tarefa fácil. mas Deus capacitará os escolhidos. Ter que lidar com todo tipo de personalidades dentro de uma igreja e ainda ter que gerir as questões administrativas pode ser um trabalho cansativo.

É por esse motivo que estamos aqui para te ajudar a gerir a sua igreja. Somos uma plataforma completa de gestão para igrejas, estamos sempre preocupados com as vidas e com o crescimento do Reino de Deus de forma organizada e simples.

Com o enuves você pode gerenciar os GRUPOS DE PESSOAS da sua igreja, cadastrando informações detalhadas como nome, foto, endereço, localização, entre outros, e você também poderá cadastrar até 4 líderes.

Os líderes possuem permissão para enviar relatórios de frequências marcando as pessoas que participaram da reunião, poderá mandar um selfie com todas as pessoas participantes daquela reunião (célula, encontro e etc.), com a data, tema da reunião, os visitantes, anotações entre outros.

Os grupos da sua igreja podem ser organizados por categorias e você terá diversos relatórios de grupos da sua igreja como por exemplo: pessoas ausentes, pessoas sem grupos, grupos inativos, etc.)

Você poderá contar também com o módulo de ACOMPANHAMENTO PESSOAL na aba de ENSINO, que foi criada especialmente para quando a igreja receber novos membros.

Ela serve justamente para cadastrar esses novos membros e você poderá definir os líderes que ficarão responsáveis pelo acompanhamento dessas novas pessoas. Dessa forma, você poderá gerenciar os encontros e reuniões e acompanhar o progresso até a sua conclusão.

Muito bom não é mesmo? Então está esperando o que para começar a usar?

Cadastre agora mesmo a sua igreja em nosso aplicativo de gestão facilitada e recursos que atendem às necessidades da sua igreja, seja ela pequena, média ou de grande porte. Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente! E fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.