Descubra como cuidar dos novos convertidos da sua igreja

O acompanhamento pessoal é o momento que serve como ajuda para os novos convertidos, pois receberão ensinamentos através de estudos baseados na bíblia que vão ajudá-lo a se manter firme no propósito de seguir Jesus.

Quando uma pessoa toma a decisão de entregar sua vida à Jesus e deixar para trás tudo aquilo que vai contra os ensinamentos do Senhor, a principio ela vem como uma chama ardente, pois vai adentrar ao primeiro amor.

Mas, sabemos que essa chama pode se apagar se não houver materiais necessários para que a mesma permaneça acessa. E é nesse momento que entra o acompanhamento dessa vida.

Esta é a parte mais importante depois de conquistar alguém para Cristo: cuidar dos primeiros passos na caminhada com Deus.

Jesus nos deu uma voz de comando quando nos disse:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”

Mateus 28:19,20

Observe que ele diz no verso 20: “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”.

Jesus mantinha uma boa relação com seus discípulos e os desenvolveu para que através deles se propagasse o evangelho por todo o mundo. em João 15:15 Jesus fala que já não os chamava mais de servos, mas de amigos, pois desenvolveu uma relação de amizade e companheirismo, Jesus passava confiança, ouvia os discípulos, estava sempre por perto, tinha intimidade, compaixão e humildade. Tudo isso não foi em vão Jesus nos passou um ensinamento que devemos seguir e passar adiante e dessa forma fazer com que o reino cresça.

Então, é necessário que depois de ganhar uma pessoa para Cristo você ensine o novo convertido a dar os primeiros passos na caminhada com Jesus e esteja próximo dele.

Para ajudar você, separamos algumas dicas para ajudar vocês no acompanhamento dos novos convertidos. Confira:

Mantenha contato e seja motivador

O primeiro passo é entrar em contato com essa pessoa e conversar com ela.

É muito importante que o discípulo permaneça firme e forte na presença do Senhor. Por isso, é necessário participar ativamente da vida do discípulo, conversar, compartilhar momentos sejam eles bons ou ruins, esteja próximo, saiba ouvir e ser ouvido por ele, mostre que você se importa, tenha um relacionamento saudável entre discipulador e discípulo, sejam amigos.

Esteja sempre motivando o seu discípulo a crescer na fé e em outras áreas da sua vida, faça ele ver e exercer o grande potencial que ele tem, afinal o proposito é fazer com que amanhã seja ele um discipulador também

Leitura e ensinamento da palavra

Invista tempo quando o assunto for ensino da palavra. Fale com o novo membro e combinem um horário para que vocês possam juntos fazer a leitura das escrituras sagradas e tirarem as dúvidas.

Faça com que seu discípulo desenvolva o hábito da leitura da Bíblia diariamente assim, ele não terá problemas em desenvolver uma profunda intimidade com Deus.

Oração

Um dos principais pontos do discipulado é a oração, pois desenvolvendo essa prática em seu discípulo ele passará a ter uma vida dedicada de oração.

Ensine o quão é fundamental a importância da oração em todos os momentos da vida sejam eles em tempos bons ou de dificuldade. Separe um tempo e ore juntamente com o seu discípulo, para que ele possa aprender junto com você a ter uma vida de oração.

Envolva o novo convertido

Essa última dica é para toda a igreja, pois mesmo que tenham um discipulador em contato com a nova vida, a igreja tem o papel de recepcionar bem aquela pessoa e fazer com que ela possa se envolver, pois muitas vezes, por timidez, a pessoa não consegue se envolver com a congregação então, a igreja precisam trabalhar para que aquela pessoa possa aos poucos se acostumar com a vida na igreja, e assim, poder mais um contribuinte do Reino para que outras vidas sejam ganhas para Jesus.

Para concluir, uma pessoa que aceita Jesus e não recebe esses primeiros cuidados pode ser presa fácil para as investidas de satanás e desistir na primeira dificuldade que enfrentar como cristão.

E isso não é o que queremos, pois se a nossa missão é ganhar vidas, não basta apenas ganhá-la, precisamos cuidar para que estas que foram ganhas permaneçam firmes e tragam outras, e que independente da situação que vier sobre suas vidas saberão quem é o Deus delas.

Conheça a aba enuves para o acompanhamento pessoal do novo convertido:

Por saber que esse é um dos pontos mais importantes para um novo convertido o enuves não poderia deixar de ter um espaço especialmente dedicado à essas pessoas.

A nossa plataforma conta com um recurso chamado ACOMPANHAMENTO PESSOAL onde você pode:

  • Criar turmas e inserir os novos convertidos
  • Cadastrar um líder para ficar responsável por essas pessoas
  • Agendar as reuniões, podendo destacar os temas à serem abordados.

Além de outros detalhes que esse recurso proporciona para as instituições.

O enuves não é apenas um sistema de gerenciamento para igrejas, somos uma plataforma que se importa com as vidas e com o crescimento do Reino de Deus de forma organizada e simples.

Cadastre agora mesmo a sua igreja em nosso aplicativo de gestão facilitada e recursos que atendem às necessidades da sua igreja, seja ela pequena, média ou de grande porte. Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente! E fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo.

Deus abençoe sua vida e seu ministério.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *