Erros que impendem que a igreja cresça

O desejo de todo cristão fiel à obra do Senhor, é ver sua igreja crescer. E este crescimento só ocorre quando a igreja está mais preocupada com a qualidade do que com a quantidade, pois é a qualidade que gera a quantidade.

Você já se perguntou o motivo pelo qual muitas igrejas estão estagnadas?

O crescimento é um processo natural que Deus promove para todo ser vivente e com o Corpo de Cristo, ou seja a igreja, não seria diferente.

Assim, quando uma igreja não está evoluindo, devemos nos perguntar: o que está acontecendo?

Há muita coisa que só depende de Deus para acontecer, mas há coisas que Deus nos deu para que fizéssemos. Então será que não há nada que possamos fazer?

Poderíamos descrever várias coisas que podemos fazer para o serviço na casa de Deus, mas vamos nos lembrar do que não pode faltar em nenhuma igreja verdadeiramente cristã segundo Atos 2:43-47 que descreve uma igreja que crescia em números porque estavam crescendo em espírito e não estavam buscando bem material, mas uma mudança constante de vida.

Se procurarmos entender as razões pelas quais impedem o crescimento de uma igreja fica mais fácil identificar os problemas que a estão afetando.

Confira alguns erros que podem impedir o crescimento de uma igreja:

Um pastor sem visão

Aquele que lidera o povo de Deus precisa ter visão. Jesus disse aos seus discípulos:

“Erguei os olhos e vede os campos brancos já estão para  a colheita”

João 3:45

Há pastores que tem muita capacidade mas não possuem visão, não tem sonhos e nem vontade de crescer. Não possui prioridade de alcançar os que não estão na igreja.

É preciso trabalhar muito para ir além das paredes e ter uma igreja grande, não para a nossa vaidade mas para a glória do nome de Deus. Mas, se aquele que lidera não tem visão e sonhos nunca vamos saber como chegar lá.

Em algumas igrejas o que acaba inibindo o crescimento é ter um líder que não prepara seus membros para trabalhar em cima de alvos físicos, espirituais e numéricos.

Membros sem a prioridade de evangelizar

Geralmente muitos membros ainda ficam só assistindo o trabalho de outros membros dentro e fora da igreja se tornando apenas expectadores.

Jesus ensinou que seus servos deveriam colocar a mão no arado:

E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Lucas 9:62

Não trabalhar em prol do crescimento é atrapalhar a obra de Deus e significa que esses membros não estão envolvidos no trabalho da igreja. Quem não se importa com o crescimento da igreja fica só assistindo as coisas sem participar delas.

Falta de oração 

A membresia de uma igreja precisa estar sempre em oração, por seus líderes, por seus irmãos na fé, pelas obras e causas da igreja, por seus adolescentes e crianças, enfim, ter uma vida de intercessão por toda a igreja.

Não orar pela igreja só evidencia que os membros não contribuem com o seu crescimento. Jesus ensinou que deveríamos orar para Deus fortalecer a obra e a abençoá-la com mais pessoas dispostas a trabalhar:

“Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita”.

Mateus 9:38

Quando os membros não oram pela igreja estão atrapalhando o seu crescimento.

A mensagem da igreja é irrelevante para a vida da igreja

A mensagem do evangelho deve ser a principal e a mais necessária em uma igreja. Mas, infelizmente muitas igrejas não estão fazendo as pessoas se arrependerem verdadeiramente, pois estão apenas experimentando as excitações de alguns pastores, o que faz com que muitos confundam essas ministrações com o agir de Deus.

As Igrejas crescem quando abordam as questões da realidade da vida das pessoas e percebem as demandas sociais trazendo a palavra transformadora e poderosa do nosso Deus para as questões e preocupações da vida.

Não possui um planejamento estratégico para as suas ações

As igrejas, assim como as empresas, precisam de técnicas para uma melhor gestão.

Uma igreja que não possui o costume de planejar onde ela quer estar daqui a alguns anos, com certeza irá estagnar.

Uma igreja que se desenvolve, está preocupada em definir um planejamento anual para colocar todas as ações necessárias para as atividades da igreja.

Muitos membros deixam de ser ativos pelo simples fato da igreja não possuir um plano para integrar um novo membro e muitos menos para aproximar e envolver sua membresia.

Não possui uma boa gestão

Toda e qualquer igreja precisa de uma gestão. Quando a igreja não possui uma boa gestão logo percebemos isso refletir no cotidiano de toda a congregação.

Muitos líderes erram quando acham que podem fazer tudo sozinhos ou seja, se sobrecarregar de tarefas e o pior, acostumam a sua igreja a pensar que todas as coisas relacionadas a vida congregacional é para o pastor resolver.

Já que estamos falando de gestão, o enuves é uma plataforma completa para a gestão da sua igreja.

Nosso módulo financeiro é amplo e oferece ótimas possibilidades de gestão e acompanhamento das finanças do seu ministério .

O enuves oferece soluções para todos os setores da sua igreja. nossa plataforma é extremamente completa. Do financeiro, ao cadastro de membros, até o controle de patrimônio, site, aplicativo e muitos recursos exclusivos para a comunicação da sua igreja.

Se você ainda não conhece o Enuves Sistema e App para IgrejaClique aqui e saiba mais.

Convidamos você a cadastrar sua igreja gratuitamente e já começar a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *