Como elaborar campanhas para arrecadar fundos para a igreja

Nas igrejas é muito comum vermos que os membros se mobilizam para arrecadar fundos. Seja para uma reforma no templo, para compra de instrumentos, ou equipamentos, ou para organização de eventos, para auxílio a uma família carente, enfim, são vários os motivos que as igrejas possuem.

No entanto, captar recursos para alguma obra da igreja ou finalidade nem sempre é fácil, principalmente contar com a generosidade das pessoas.

Desde o Velho Testamento os dízimos e ofertas sempre foram orientação do Senhor ao seu povo:

“Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada”.

Êxodo 25:2

O ato de empregar o dízimo e saber a importância de ofertar, é reconhecer que tudo o que nós temos vem do Senhor. Significa devolver uma pequena parte de tudo que Deus nos provê. E muitos membros, entendem que toda essa oferta será empregada nas questões da igreja.

Mas nem sempre a igreja pode custear as suas necessidades só com os dízimos e ofertas da sua membresia, o que acaba levando os líderes a pensar em formas de como arrecadar fundos para alguma demanda.

Dessa forma, surge a necessidade de promover campanhas de arrecadação de fundos para igreja e mobilização dos membros para que se engajem na captação dos recursos. Portanto, se sua igreja pensa em arrecadar fundos para alguma finalidade, mas não sabe como fazer, neste post você verá algumas dicas de como começar.

Comece com a oração

“Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.

Mateus 7:7-8

Antes de tomar qualquer determinação, somos orientados a orar e entregar os nossos planos a Deus. É possível que depois desse tempo de oração você fique mais sensível para saber o que Deus deseja para a sua igreja.

Elabore o projeto

“Pois qual de vocês, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar”?

Lucas 14:28

Na maioria das vezes a membresia não faz a menor ideia do que a igreja esteja precisando no momento. E isso é muito comum, afinal, são os mais envolvidos e os que mais se engajam nas obras da igreja que estão mais atentos ao que está à sua volta.

Assim, é muito importante que a igreja toda esteja informada acerca das demandas da igreja e do que ela mais está precisando.

Por isso, elabore um projeto onde contenha o problema da real situação da igreja e uma solução para resolvê-lo. É muito importante que neste projeto todas as informações estejam detalhadas. Inicialmente, para estruturação desse projeto, você precisará responder algumas questões tais como:

  • Quanto a igreja precisa arrecadar?
  • Prazo para arrecadar fundos 
  • Como e quando será feita a captação de recursos
  • Quantas pessoas serão necessárias para a campanha

Quanto mais informações você detalhar mais claro e fácil ficará para ser apresentado a membresia.

Planeje a divulgação

Para ajudar na apresentação de todas as ações da campanha para a membresia e para a comunidade local onde está inserida a sua igreja, é necessário pensar em um planejamento para sua divulgação.

Pense em banners para o site da igreja, landing page, post para as redes sociais. Mande fazer folhetos também para a divulgação em locais onde geralmente tem grande circulação.

Engaje os membros da sua igreja

Muitos dos membros da sua igreja além de contribuir financeiramente podem colaborar se doando em algo como por exemplo, ajudando na divulgação da campanha, ficar responsáveis por doações, limpar o local onde será feita a campanha, organizar cadeiras, mesas se for necessário. Enfim, existem várias maneiras que você pode encorajar os membros da sua igreja a se encaixar em alguma tarefa.

Realize eventos para arrecadar fundos

Para impulsionar a campanha de arrecadação de fundos é possível recorrer a novos eventos.

São vários os eventos que a igreja pode promover para a captação de recursos. Sua igreja poderá promover peças teatrais, musicais, ou algum evento temático onde deverá ser cobrado um pequeno valor.

Divulgue os resultado

Para que toda as ações da campanha tenham transparência, é necessário a divulgação dos resultados e quanto falta para alcançar a meta.

Dessa forma você estará mostrando para os membros que se importa e tem respeito com as contribuições deles e ainda pode incentivá-los a fazer novas doações.

Trabalhando dessa forma você demostra respeito, seriedade e responsabilidade.

Independente da necessidade da sua igreja, essas dicas podem ajudar a planejar a forma que você deverá captar fundos para as obras da igreja. Monte sua equipe e vamos ao trabalho!

Esperamos que este post possa ajudar você. Deus o abençoe.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *