Dicas de programações na igreja para Jovens

Ser líder de jovens é um desafio. A vida moderna tem atraído cada vez mais os jovens para as coisas fora da igreja, dificultando o trabalho dos líderes de envolvê-los e mantê-los engajados com a proposta do Reino de Deus.

Então como ajudar os jovens a terem mais relacionamento com Deus? 

Acima de tudo, o líder precisará colocar-se perante a presença de Deus e se dedicar em ter uma vida transformada de forma que seja um instrumento para edificar a vida de outras pessoas.

Não existe uma regra e nem um fórmula secreta de como exercer a liderança para a juventude da sua igreja e conseguir envolvê- los para a obras na igreja. Somente muita dedicação e planejamento, pois nenhuma atividade na igreja funciona sem antes estabelecer um planejamento por mais simples que seja.

Por isso, se seu objetivo é entender melhor como liderar jovens, será necessário aprender as necessidades deles, planejar a liderança para conduzir os trabalhos que os envolve na igreja, usar a criatividade e fortalecer o relacionamento com eles. Então, antes de começar um ministério de jovens é preciso entender os desafios que eles enfrentam no cotidiano.

A questão é, onde quer que você deseja servir, comece entendendo o contexto de vida dos jovens para poder liderá-los. E o mais importante: pregue o evangelho. Nenhum trabalho ou atividade que você for promover para eles será mais importante que a pregação da palavra de Deus. 

Porém, você precisará usar a criatividade para alcançá-los. E quem trabalha com jovens e adolescentes sabe da necessidade de usar a mesma linguagem deles para apresentar a mensagem de Deus.

Por isso, para saber liderar os jovens na igreja, é fundamental usar toda a criatividade possível para pregar a palavra e incluí-los ao máximo com a vida comunitária da igreja.

E para promover interações e comunhão para os jovens da sua igreja, trouxemos algumas dicas bem legais de programações. Confira:

Acampamento

Promova um acampamento para os jovens da sua igreja. Pense em um local seguro onde todos possam acampar. Pode ser numa chácara, ou em um sítio, ou um lugar onde possam ter bastante contato com a natureza. 

Você pode planejar louvores em volta de uma fogueira, leitura da palavra e deixar uma reflexão, ou seja, toda a programação feita nessa modalidade vai exigir muita criatividade.

Noite de talentos 

Essa é uma ótima alternativa para dar aos jovens a oportunidade de se expressarem e serem reconhecidos pelo restante do grupo.

Incentive os que tocam, cantam, escrevem ou fazem algum trabalho artesanal a mostrarem suas habilidades. Dessa forma, você estará ajudando a estabelecer amizades e trocas de experiências, além de trabalhar seu potencial e aprimorar suas capacidades.

Cine gospel com pipoca ou lanche

Com a infinidade de filmes cristãos disponíveis em várias plataformas de streaming, fica muito mais fácil reunir todos os jovens para uma noite de cinema e pipoca. Você pode escolher um filme que tenha uma boa mensagem para reflexão e reunir os jovens na igreja com pipoca ou promover um lanche para assistir o filme. 

Essa ideia de confraternização é uma forma de estabelecer mais comunhão para os jovens.

Retiro espiritual com foco no ensino e com espaço para o lazer

Esse é um momento muito oportuno para buscar a comunhão com Deus, em que temas importantes para a vida do jovem possam ser colocados em questão à luz da palavra de Deus.

A programação precisa ser bem planejada, com atividades que promovam lazer e momentos de estudos, leitura da palavra, louvor, meditações e orações.

Evangelismo nas ruas

Além das atividades realizadas no ambiente interno da igreja, você pode promover evangelismos nas ruas da sua cidade. Esta atividade pode ser realizada uma vez por mês sempre com o apoio da liderança.

Os jovens da sua igreja precisam ter o costume de exercer esse importante trabalho como forma de servir a Deus e entender o chamado do ide.

Torneio bíblico

Com o uso frequente das redes sociais os jovens têm ficado cada vez mais dispersos do meio cristão. Vivenciando outras culturas que são propagadas pelas mídias digitais,  estão mais propensos a não ler as escrituras sagradas e consequentemente, não têm relacionamento com Deus.

Então, criar esse tipo de competição poderá ser um grande incentivo para a leitura da Bíblia, meditação e memorização da Palavra de Deus. Você pode programar um torneio Bíblico com caça versículos ou perguntas e respostas.

A ideia é fazer com que os jovens estudem  um livro específico da Bíblia para participar da competição. Podem ser feitos grupos para competir e fica mais interessante ter premiações como incentivo para que eles participem.

Para concluirmos, não se esqueça que o ponto mais importante da liderança de jovens é a pregação da palavra de Deus. Existem muitas programações para jovens na igreja que estão se tornando um fim ao invés de um meio.

Antes de pensar em promover programações para os jovens  pense no real objetivo dessas atividades. ou seja, os eventos, os encontros, retiros seja qual for, precisa ser um meio para alcança-los e não um fim.

Outro aspecto muito importante é a oração, pois o trabalho com jovens na igreja não deve ser apenas de forma estratégica, é preciso a ação do Senhor, sem ela, todo o trabalho se torna em vão.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *