Como planejar reuniões mais eficientes na igreja

Fazer reuniões é muito importante para alinhar, debater, informar, apresentar assuntos relativos a um tema escolhido. O objetivo é sempre escolhido de acordo com o que se espera e pode variar de acordo com as expectativas dos participantes. As reuniões podem ser para solucionar problemas, resolver pendências, compartilhar ideias, comunicar decisões, enfim, as reuniões sempre acontecem para um determinado fim.

Na igreja, vemos tantas reuniões acontecendo que acabam consumindo uma grande parte de energia e tempo, e quando não são planejadas, elas podem tirar o foco de questões mais importantes que precisam ser resolvidas.

Se não há organização e um cronograma para obedecer, as reuniões da sua igreja podem se tornar sem eficácia  e sem promoção de mudanças necessárias.

Se você é um pastor, líder, ou um voluntário dedicado às obras da sua igreja e percebe que as reuniões não estão edificando a membresia, mas talvez desgastando e desperdiçando tempo, essa é a hora de avaliar como essas reuniões estão sendo executadas

Listamos aqui algumas dicas que podem ajudar as reuniões da sua igreja a se tornarem mais produtivas:

Organize o planejamento

Todo o planejamento da reunião precisa ser elaborado com antecedência. O conteúdo da reunião precisa ser bem elaborado, como por exemplo, quem deve fazer o trabalho, data de realização e prazo de entrega.

Deve-se estabelecer a frequência das reuniões e a busca de que a cada reunião se verifique como a Igreja está caminhando. A liderança precisa usar o planejamento de atividades para saber o desenrolar das ações.

Muitos pontos precisam ser pensados quando se planeja uma reunião. Se sua igreja pretende realizar um seminário por exemplo, no planejamento deve-se ficar bem claro quem ficará responsável por trazer um palestrante,o custo de trazê-lo e como trazê-lo, o local do evento, o dia, horário, enfim, todas as etapas que conter para a realização deste evento deverão ser debatidas na reunião. Lembre-se: o óbvio precisa ser dito.

Marque a reunião com antecedência

Como são as reuniões da sua igreja? Elas acontecem ao acaso? Vocês possuem um cronograma que determine hora e datas exatas?

Toda reunião precisa de um planejamento e um cronograma para guiar as ações e para que os participantes possam acompanhá-la. 

As reuniões precisam ser avisadas com antecedência suficiente para que possa ficar na mente e na agenda de quem for participar e quando for fazer o planejamento das reuniões deve-se colocar local, horário de início e uma provável hora de término e o mais importante: a pauta da reunião.

O líder precisa demonstrar organização aos seus liderados e isso envolve se antecipar e seguir os horários.

Estabeleça a pauta

Como dito anteriormente, a pauta da reunião precisa entrar no planejamento e esta precisa ter seus tópicos tratados de maneira bem clara.

Sem uma pauta bem definida é bem provável que a reunião se desvie do seu real propósito e acabe custando mais tempo do que deveria. Quando as pautas das reuniões da sua igreja são bem planejadas, a garantia de ser abordado o que realmente importa é certa.

Escolha um local tranquilo

É fundamental a escolha de um local calmo para manter as reuniões da igreja de forma coerente. Os ruídos e distrações precisam ser o mínimo possível para que a reunião possa ser produtiva e agradável, mantendo todos concentrados no que realmente importa a ser abordado.

Se possível, opte por ter uma sala de reuniões com estrutura necessária  Como por exemplo, possuir datashow, tomadas, cadeiras suficientes, boa iluminação e etc.

Caso sua igreja não conta com uma sala de reuniões, é uma boa começar a pensar em investir em uma.

Organize a comunicação com os participantes da reunião

Se você está pensando em organizar uma reunião para os membros da sua igreja, provavelmente deseja que todos fiquem cientes a tempo certo?

Infelizmente, fazer isso por email ou por grupos via whatsApp pode não ser uma maneira tão eficiente. Endereços de emails e números de telefone podem estar desatualizados e você não vai ter certeza de que avisou mesmo essas pessoas.

Com o enuves é muito fácil você ter uma agenda toda organizada e ainda compartilhar com os membros que serão notificados horas antes da programação ocorrer naquele dia.

Temos um recurso de calendário onde você vai:

  • Adicionar os dias de cultos com  datas e horários. 
  • Opção de repetir esse evento todos os dias, por semana, mês e até ano. 
  • Determinar uma data para que o evento saia da agenda de forma automática 
  • Local que acontecerá a programação.
  • Personalizar com cores cada programação, dessa forma os membros poderão distinguir cada evento no calendário.
  • Determinar se evento ficará visível para a igreja ou apenas para administradores.

Viu como é bem melhor ter um lugar para ter tudo organizado de forma simples e que faz toda diferença na hora de anunciar os avisos?

Aproveita e já começa hoje mesmo a usar o enuves e organizar a agenda da sua instituição.

O enuves oferece soluções para todos os setores da sua igreja. nossa plataforma é extremamente completa. Do financeiro, ao cadastro de membros, até o controle de patrimônio, site, aplicativo e muitos recursos exclusivos para a comunicação da sua igreja.

Se você ainda não conhece o Enuves Sistema e App para IgrejaClique aqui e saiba mais.

Convidamos você a cadastrar sua igreja gratuitamente e já começar a desfrutar de todas as funcionalidades apresentadas.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *