Como ajudar o grupo de oração da sua igreja a crescer

Grupos de oração são muito importantes para a igreja. Isso porque a oração ocupa um papel central na fé cristã e é um lugar de encontro com Deus onde podemos viver essa experiência em comunhão com outros irmãos.

Deus quer falar e revelar a sua vontade a todos nós, e isso só acontece se estivermos vivendo uma vida de oração. Os grupos de oração servem para a renovação da igreja e para aprendermos mais sobre a palavra de Deus, Dessa forma, ficaremos  mais vulneráveis para expor nossos problemas a Ele e estaremos sensíveis às dificuldades dos nossos irmãos.

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”.

Tiago 5:16

Participar de um grupo de oração nos faz crescer e amadurecer a nossa vida cristã Porém, muitos grupos deixam de tomar posse do que Deus quer, por não buscar  crescer e testemunhar de forma poderosa a ação de Deus.

Mas como engajar mais pessoas a participarem dos grupos de oração da sua igreja? 

Independentemente do número de pessoas que o grupo venha a ter é preciso pensar naquilo que devem ser: um local de unção, graça e manifestação do Espírito Santo.

Organização e planejamento

Nos momentos de oração em grupo, o ideal é ter planejado toda a programação. Dessa forma, você pode auxiliar o grupo a definir as possíveis demandas da semana tais como: quem vai ser responsável pela leitura, definir responsáveis pela a busca de conteúdos interessantes para o grupo, Dividir as orações, por exemplo, cada um fica responsável pela intercessão de alguma causa.

É necessário ter um horário  e um dia na semana fixo para que se encaixe na rotina das pessoas. Assim, ficará mais fácil programar e aumentar a participação de mais pessoas no grupo de oração.

Acolher com amor

Quem vai a primeira vez no grupo de oração deve ser muito bem acolhido. A equipe de oração precisa receber o novo integrante do grupo de forma calorosa, transmitindo a força e o amor de Deus.

Geralmente, quando uma pessoa é nova em um grupo ela não se sente muito à vontade para falar, é por esse motivo que o grupo deve manter o ambiente confortável e acolhedor para que a pessoa se sinta bem para então, interagir com todos. 

Convide a pessoa até a frente logo no início. O ideal, é que a pessoa seja apresentada por quem a convidou. 

Depois que a pessoa se sentir à vontade para falar, se apresentar e fazer seus pedidos de oração, seu grupo pode cantar uma música de boas vindas ou pode ser algo que a deixe ter uma experiência imersiva com Deus. Geralmente quando as pessoas percorrem os grupos de oração, elas estão procurando um lugar de refúgio e a ajuda em orações das pessoas para suas questões.

Motivação

Algumas tarefas pessoais, o cansaço da rotina e tantos outros motivos acabam fazendo com que os líderes do grupo o conduza de maneira desanimada. 

É necessário envolver as pessoas com perguntas, criar expectativas com relação à próxima semana, criar avisos citando alguma programação diferente, pedir sugestões para os participantes de ideias que deixem os momentos de orações mais atrativas para as pessoas poderem participar.

Ter relacionamento íntimo com Deus é a melhor e maior de todas as motivações para que outras pessoas possam vir a ter o desejo de participar de um grupo de oração. Por isso, incentive as pessoas a buscarem constantemente a Deus.

Essas são algumas formas que podem deixar seu grupo animado a participar do próximo encontro.

Utilize a comunicação

Não importa o tamanho do seu grupo, utilizar meios e plataformas que ajudem na divulgação das programações do seu grupo é muito importante.

Escolha pessoas responsáveis pela criação de conteúdos e divulgação em redes sociais do trabalho que seu grupo exerce na vida das pessoas através da oração.

Sabia que o enuves oferece recursos que podem ajudar bastante seu grupo de oração?

No enuves há uma aba chamada GRUPOS  onde você pode criar um grupo com o nome do seu grupo de oração e inserir todos que participam. Dessa forma, a cada encontro o líder pode enviar a frequência de quem participou e ainda tem espaço reservado para colocar o nome dos visitantes e mais, com o recurso de MURAL você pode criar um formulário de pedidos de oração e em seguida pode colocar o link desse formulário no mural de avisos. Assim, quem acessar a parte pública da sua instituição, pelo aplicativo ou site pode clicar direto e enviar um pedido de oração para você.

Viu como é o enuves é prático e rápido para facilitar sua vida e a dos membros da sua igreja?

O enuves oferece soluções para todos os setores da sua igreja. Nossa plataforma é totalmente completa, do financeiro ao cadastro de membros, até o controle de patrimônio, site aplicativo, e muitos recursos exclusivos para a gestão e comunicação da sua igreja.

Se você ainda não conhece o Enuves Sistema e App para IgrejaClique aqui e saiba mais.

Convidamos você a cadastrar sua igreja gratuitamente e já começar a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *