Liderando jovens, e agora?

O mundo contemporâneo atrai constantemente os jovens por meio de muitos artifícios que estão fora da vida na igreja. E isso acaba influenciando na maneira como liderá-los, tornando um desafio para quem tenta desenvolver estratégias e atividades que possam atraí-los e envolvê-los.

Liderar os jovens da igreja é bastante desafiador. São muitas cobranças, excesso de responsabilidades, e tudo o que você fizer ganhará atenção e poderá impactar alguém ao seu redor, seja positivamente ou negativamente. 

Isso muitas vezes pode ser um fardo. Mas acredite, não é! Por isso, é muito necessário saber como lidar com a juventude, entender seus padrões de comportamento, conhecer suas necessidades, seus gostos, ou seja, suas particularidades. E isso inclui muita criatividade, planejamento para saber conduzir os trabalhos e o mais importante, colocar-se diante de Deus e se dedicar para ter uma vida transformada de forma que seja um instrumento para edificar a sua vida e a vida de outras pessoas.

Se você está começando nesse projeto e quer entender melhor por onde começar, confira essas dicas: 

Conheça as necessidades deles

Antes que você comece um ministério de jovens, é fundamental conhecer o cotidiano e desafios que os jovens enfrentam. E para que você possa conhecê- los melhor, é necessário estabelecer um relacionamento onde as principais coisas como: onde moram, o que gostam de fazer, se trabalham, se estudam, enfim, coisas da vida que normalmente são conhecidas através da convivência, possam se tornar conhecidas e fazer parte do seu planejamento de liderança.

Entender o contexto de cada jovem te ajudará a saber como liderá-los melhor, pois é necessário adaptar-se a seus cenários e gerar identificação com essas pessoas.

Planeje sua liderança

Sem um planejamento prévio não existe a elaboração de nada. Esse planejamento te dará um norte nas tomadas de decisões, e maior direção diante do desafio de liderar jovens. 

Depois que você conhece as necessidades e todas as informações necessárias do seu público, ficará mais fácil inovar, usar a criatividade, e planejar como serão os passos para enganá-los nos trabalhos da igreja.

Nesse planejamento você deverá decidir com que frequência serão os encontros de jovens, qual tema será usado durante as programações do ano, quais atividades executar, enfim, uma série de coisas que deverão estar bem alinhadas dentro do seu planejamento.

Compartilhe sua liderança com outros

Dificilmente uma pessoa consegue liderar sozinho. Então, delegue. inclua outros jovens que você considere que são habilidosos em executar determinadas tarefas. Deus tem um chamado para cada jovem, então estimule-os a também liderar.

Seja exemplo, ensine através do exemplo. Construa bons relacionamentos até o ponto deles se sentirem confiantes e ter autonomia de exercer suas atividades.

Líderes de verdade fortalecem relacionamentos. Por isso, estimule o diálogo e parcerias, promova encontros onde possam exercer a convivência para adorar a Deus e trabalhar juntos.

Lembre-se, alguns podem ser mais extrovertidos, outros nem tanto. Mas isso não quer dizer que eles não possuem dons que podem ser usados para os propósitos de Deus. Liderar é acreditar no potencial das pessoas e também torná-las líderes.

Facilite a gestão do seu grupo de jovens

No enuves  você encontra uma aba chamada GRUPOS onde você pode criar um grupo com o nome do seu ministério de Jovens e inserir todos que participam do grupo, dessa forma a cada encontro o líder pode enviar a frequência de quem participou, e ainda tem espaço reservado para colocar o nome dos visitantes e muito mais.

Legal não é mesmo? Porque é uma ótima alternativa de ter o controle  e saber quem está participando cm frequência dos encontros toda semana.

 O enuves oferece soluções para todos os setores da sua igreja. nossa plataforma é extremamente completa. Do financeiro, ao cadastro de membros, até o controle de patrimônio, site, aplicativo e muitos recursos exclusivos para a comunicação da sua igreja.

Se você ainda não conhece o Enuves Sistema e App para Igreja,  Clique aqui e saiba mais.

Convidamos você a cadastrar sua igreja gratuitamente e já começar a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.

Concluindo, para liderar jovens você precisará usar toda a criatividade possível para passar a palavra de Deus e envolvê-los ao máximo com os propósitos da igreja.

Por isso, crie programações onde possa ter muita música e comidas, jovens amam eventos de música e a comida sempre tem a finalidade de unir mais as pessoas, promovendo a comunhão.

Promova acampamentos, retiros, passeios, crie grupos de apoio, de oração para lidar com as dificuldades especificas de cada um.

Em seu ministério nunca esqueça que o aspecto mais importante é a mensagem do evangelho. O conteúdo mais importante deve ser sempre a palavra de Deus. Muitos trabalhos na igreja deixam de focar nas escrituras e isso acaba enfraquecendo a liderança e os liderados.

A mesma importância deve ser dada em relação a oração. liderar jovens não precisa ser um trabalho árduo. E para que seu trabalho tenha a ação do Espirito Santo esteja sempre em comunhão com Deus. Ele certamente abençoará.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *