Liderar os jovens da igreja é um verdadeiro desafio. Considerando a força e o vigor dos jovens e a fase de descobertas. Acompanhá-los e planejar programas, estudos e ensinamentos se torna muito necessário para que os ajude a se aproximarem mais de Cristo e assim, resolverem seus conflitos, dúvidas e medos.
Antes de se pensar na elaboração de estudos para auxiliar a vida do jovem na caminhada cristã, alguns pontos precisam ser analisados, como por exemplo: os interesses, as suas necessidades, os desejos para o futuro, quais seus dons e talentos, o nível de intimidade com Deus, se leem a Bíblia, se estão presentes nos cultos, se possuem um lar cristão ou não, se precisam de ajuda enfim, comece entendendo o contexto de vida de cada um.
Apesar de levar em consideração todos esses pontos, não existem regras nem fórmulas secretas de como fazer o acompanhamento de jovens na igreja. Ao planejar os eventos que envolvem programações para jovens, reuniões congressos, retiros, é fundamental ter bem claro o objetivo de cada modelo de evento a ser realizado. Pense que não basta somente ao jovem participar desses eventos, mas ter uma vida transformada através dos ensinamentos obtidos através dessas reuniões.
Dessa forma, o objetivo precisa estar bem claro para que a escolha do tema seja de acordo com o que foi estabelecido. Porém, você precisa usar a criatividade para alcançá-los. E quem trabalha com jovens e adolescentes na igreja sabe da necessidade de usar a mesma linguagem deles para apresentar as Palavra de Deus.
Por esse motivo é que vamos te dar algumas sugestões de temas que poderão ser tratados nas reuniões de jovens da sua igreja e que poderão auxiliá-lo nessa tarefa. Confira abaixo:
Namoro Cristão
“Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo”.
1 Coríntios 6:18
Esse tema servirá para dar um norte ao jovem de como deve se portar a respeito de como deve ser um namoro cristão e a importância da espera.
Qual o seu Chamado
“Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos”.
Efésios 1:18
Esse tema servirá para estimular os jovens a orar e ter direcionamento para identificar o chamado ministerial para exercer no Reino.
O Preço da salvação pago por Jesus na cruz
De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.
Romanos 5:7,8
Abordar a importância do sacrifício de Jesus na cruz pela humanidade fazendo com que o jovens reflitam no que temos feito como cristão por Jesus após tão grande ato de amor.
O salário do Pecado
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 6:23
Falar sobre a importância de vigiar para não cair nas armadilhas do inimigo, e mostrar o fim que levará os pecadores caso não se arrependam.
O que fazer para ter uma vida de Santidade
Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.
2 Coríntios 7:1
Citar a importância de ter uma vida santificada ao Senhor e os benefícios que isso pode impactar na vida do cristão.
Fidelidade ao Senhor
Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.
Salmo 86:11
Falar a respeito da fidelidade ao Senhor em todas as áreas da sua vida, demonstrando total dependência de Deus
As consequências do Pecado
Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.
Romanos 2:6-11
Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade.
Demonstrar a luz da palavra as consequências para aqueles que tomam a decisão de viver uma vida fora dos princípios do Senhor.
A mensagem da Cruz
Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.
1 Pedro 2:24
Falar aos Jovens qual a mensagem que Cristo nos revela através do sacrifício na cruz.
A Fé sem Obras
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Efésios 2:8,9
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Abordar a respeito daqueles que decidem entregar suas vidas a Cristo, mas não fazem nada pelo Reino nem querem se comprometer em levar a mensagem de Jesus.
Porque 70×7?
Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.
Lucas 17:3,4
E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.
Falar sobre a importância do Perdão para a vida do cristão, e as consequências de alguém que não consegue perdoar
O arrebatamento
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
Mateus 25:13
Ministrar a respeito da volta de Jesus e de que forma a igreja tem se preparado para a espera do Noivo.
Cristão morno
Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!
Apocalipse 3:15,16
Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
Falar sobre a importância de buscar ao Senhor e não viver na inconstância espiritual.
Essas são algumas sugestões de temas. Fique a vontade para escolher e elaborar seus próprios temas para reunir os jovens e auxilia-los em relação ao ensino.
É muito importante dedicar um tempo para planejar todos os processos que envolve o ensinamento dos jovens da sua igreja. Ore e peça ajuda de Deus para auxiliá-lo. A oração é muito importante pois o trabalho com jovens na igreja não deve ser apenas de forma estratégica, é preciso a ação do Senhor. Sem ela, todo o trabalho se torna em vão.
Esperamos que esse conteúdo possa ser bastante aproveitado.
Deus abençoe.