O que fazer para ajudar as igrejas perseguidas?

A igreja é perseguida desde a sua fundação. Logo depois do dia de Pentecostes, aconteceram muitas conversões e com isso, muitos líderes religiosos se sentiram ameaçados. Então, começaram a perseguir os apóstolos matando Estevão.

Este foi o primeiro mártir cristão.

“Mas eles taparam os ouvidos e, gritando bem alto, avançaram todos juntos contra Estêvão. Depois o jogaram para fora da cidade e o apedrejaram. E as testemunhas deixaram um moço chamado Saulo tomando conta das suas capas. Enquanto eles atiravam as pedras, Estevão chamava Jesus, dizendo: — Senhor Jesus, recebe o meu espírito!”

Atos 7:57-59

Mais tarde a perseguição veio também da parte dos romanos e de outros povos. Desde então, a perseguição pela fé dos cristãos vem sempre acontecendo.

Atualmente, muitos países demonstram sua oposição contra a vida dos cristãos. Vários missionários estão sendo mortos por causa da sua fé em países onde o acesso à Bíblia é proibido e onde não há liberdade para a realização de cultos e muito menos para a evangelização e a conversão. Mas mesmo assim, vemos essas pessoas arriscando tudo por amor a Cristo.

“Depois vocês serão presos e entregues para serem maltratados e vocês serão mortos. Todos os odiarão por serem meus seguidores”.

Mateus 2:9

Jesus nos alertou da perseguição que iríamos sofrer como cristãos, e isso acontece porque o Evangelho de Cristo, incomoda, constrange e confronta o pecado que domina o mundo.

“Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.

João 15:18-20

A perseguição à igreja de Cristo na verdade é por conta do ódio a Jesus, nosso salvador.

Então, como posso ajudar a igreja perseguida?

Há muitas maneiras de ajudarmos nossos irmãos que sofrem oposição, perseguição e ódio por anunciar a Palavra de Deus. veja como pode ajudar:

Ore por cristãos que sofrem perseguição

A oração tem muito poder!  

“Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós; e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos”.

2 Tessalonicenses 3.1-2

A oração não vai acabar com a perseguição. O que você pode fazer é orar pedindo que Deus fortaleça os que estão sendo perseguidos, os mantendo firmes para continuar a obra e que Deus os sustente em todo o tempo.

Chore junto a eles em oração, sinta sua dor, ore por ousadia diante do medo que sofrem, interceda por suas vidas. Talvez algum dia você escute testemunhos do que sua oração fez por aqueles que você nem conhecia.

Ore por aqueles que perseguem a igreja

Os perseguidores precisam de oração. Para que assim como aconteceu com Paulo, venha acontecer com eles também. Eles precisam de Jesus!

Apoie a causa

Existem muitas campanhas de missões de várias associações e igrejas onde você pode estar ajudando com contribuições em dinheiro, ou até mesmo com trabalhos voluntários, com seu talento em fazer algo para vendas para ajudar a causa.

Declare sua fé, não tenha vergonha!

Por fim, viva de maneira que demonstre que você honra a Cristo e seus irmãos perseguidos. Não tenha vergonha de falar da sua fé. 

E lembre-se, nada poderá parar o evangelho, pois o amor de Deus vence todas as coisas.

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Romanos 8:35-37

Deus abençoe!

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *