A sabedoria de Salomão para a vida financeira da igreja

Salomão foi um rei muito sábio e de uma vida financeira muito próspera. Deus deu a ele imensa sabedoria, discernimento e conhecimento. Ele foi o rei que mais teve riquezas, bens e muita honra. 

Para governar bem, Salomão pediu sabedoria a Deus. O que o agradou muito. Salomão foi autor de mais de três mil provérbios e mais de mil canções. Grande parte de sua sabedoria financeira está registrada nas Escrituras Sagradas, para que hoje pudéssemos ter acesso e aplicá-las em nossas vidas.

Quando se trata da vida financeira da igreja é de extrema importância, que haja muita sabedoria para saber quais medidas tomar e quais os melhores processos determinar para que haja transparência e organização em sua gestão.

A tarefa do tesoureiro é muito importante, pois é ele o responsável pelo planejamento de custos e investimentos que visam a melhoria do templo, projetos de evangelização, ações sociais, projetos de missões, etc. Além disso, o tesoureiro é a ponte entre a igreja e o contador a mesma. Sendo assim, trouxemos algumas reflexões de Salomão para as finanças da igreja. Confira:

O momento perfeito é o hoje!

“Quem fica observando o vento não plantará, e quem ficar olhando para as nuvens não colherá”.

Eclesiastes 11:4

Deus não fará aquilo que podemos fazer! Muitas vezes deixamos de fazer algo por achar que não é o tempo certo. Assim, vamos deixando para depois aquele projeto que queremos tanto realizar para a igreja ou de concluir algo que está a tempos se estendendo. Então, dessa forma, muitos trabalhos na igreja ficam só no planejamento porque acreditamos que o momento ideal de realiza-lo ainda não chegou.

Salomão neste versículo aponta para a seguinte questão: se ficarmos deixando o tempo passar, nunca faremos nada.

É muito triste quando vemos varias igrejas com diversos sonhos que ainda nem foram tirados do papel.

Nada de preguiça!

As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém, as mãos diligentes lhe trazem riqueza

provérbios 10:4

A preguiça não provém de Deus.

Muitas são as causas da preguiça, e uma das principais coisas que está relacionada a ela é falta de propósitos. Sem proposito, não temos um objetivo e sem objetivos não há realizações. O que faz com que muitas projetos não sejam realizados.

É preciso colocar a mão no arado. é preciso que a igreja trabalhe junta em prol do reino de Deus e isso exige trabalho árduo, principalmente quando o assunto são as finanças da igreja.

Cuidado gera prosperidade

Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Mateus 5:48

Trabalhar com dedicação traz prosperidade

Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.

Provérbios 14:23

Trabalho inteligente gera resultados

Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso.

Eclesiastes 10:10

Elabore fontes de renda

Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.

Eclesiastes 11:6

Existem vários projetos na igreja que o objetivo é a arrecadação para um determinado fim. E isso é muito importante para que a igreja sempre tenha uma renda para custear, projetos, eventos e muitas outras atividades que a igreja venha realizar.

Tenha objetivos fortes

O apetite do trabalhador o obriga a trabalhar; a sua fome o impulsiona.

Provérbios 16:26

Nunca pare de aprender

Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata!

Provérbios 16:16

O departamento financeiro é de extrema importância para a vida da igreja. E para a sua gestão, sabedoria para a tomada de decisões em todas as ações faz toda a diferença. Decisões sábias levam a transparência e uma boa organização.

Nós entendemos que as instituições religiosas precisam ter transparência e organização da gestão dos seus recursos financeiros. 

Com nossa plataforma você tem uma visão geral sobre a saúde financeira da sua igreja através de gráficos detalhados sobre o rendimento e despesas, contas a pagar/receber, saldos de contas, entre outros recursos.

Com a nossa plataforma fica muito mais fácil ter controle total de toda a gestão da sua igreja de maneira totalmente eficaz.

Comece agora mesmo a pôr sua igreja em ordem com o enuves. Uma plataforma totalmente facilitada para gestão da sua igreja. E o melhor, 100% gratuito para igrejas com até 50 pessoas, pelo tempo que você desejar.

Entre em contato com a gente para entender em detalhes como podemos auxiliar você. 

Estamos sempre à sua disposição!

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *