Inconstância Espiritual: 4 passos para vencê-la

Viver na inconstância pode se tornar um hábito bastante perigoso. Isso por que poderá produzir uma série de problemas para a vida espiritual. E um grande fator a desencadear com certeza será a frieza espiritual.

Uma pessoa inconstante vai ser sempre levada de um lado para o outro conforme o curso do vento.

“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro”.

Efésios 4:14

Para o cristão, ser inconstante é algo atormentador, pois haverá dias de profundo desejo pela leitura da Bíblia, pela oração, por se derramar na presença do Senhor e etc., mas em outros dias, o desanimo baterá à porta e não vai haver vontade alguma de fazer nenhuma dessas coisas.

Todos nós, em algum momento teremos dias de desanimo porém, isso não pode se tornar uma prática constante em nossas vidas. Como nos é dito na Bíblia, as atitudes mudam conforme as ondas do mar que são levadas pelo vento de um lado para o outro.

Geralmente quem é inconstante traça muitos planos e não cumpre praticamente nenhum deles, a maioria começa algo, e não termina. Por seu ânimo durar pouco, desiste facilmente. Possui muitos sonhos mas suas emoções determinam suas atitudes, a sua vontade de seguir vai de acordo com o seu humor.

A inconstância espiritual tem afetado milhares de pessoas e muitas até tentam, mas não acham forças para conseguir vencer.

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

1 Coríntios 15:58

Não existe nenhuma formula mágica para vencer a inconstância, mas listamos algumas práticas para te ajudar a vencer a inconstância espiritual. Confira abaixo:

Tenha atitude

A natureza do homem é ser inconstante então, se ele não tomar uma atitude e decidir mudar não conseguirá vencer .

Seja decidido e não olhe para trás  nem para os obstáculos que você vê a sua frente, pense positivo e siga em frente.

Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.

Lucas 9:62

Seja persistente

Um dos principais fatores que pode ajudá-lo a vencer a inconstância espiritual é persistir em suas tomadas de decisões.

Você será presa fácil para qualquer tipo de obstáculo, que muitas vezes vem com o intuito de te fazer parar. Em Salmos 119 no verso 112 o salmista fala no final do verso “ATÉ O FIM”, ou seja, isso indica que ele não desistiu e persistiu na tomada de decisão, em permanecer constante na presença do Senhor.

Trace metas

Você precisa traçar metas e fazer de tudo para alcançá-las. Comece aos poucos, não comece traçando metas longas. Por exemplo, se deseja ler a bíblia toda, comece com 1 capitulo por dia, pois se você for ler 5 ou 10 capítulos pode ser que no outro dia você seja tomado por pensamentos e perca o foco.

Se é a prática da oração, comece com 5 minutos de oração por dia.

Se for jejum, comece com 1 hora de jejum.

Ou seja, todas as práticas espirituais que você deseja fazer, faça aos poucos, e a medida que for fazendo, você mesmo vai aumentando o tempo de cada uma.

Avalie-se

Faça uma autoanálise de você mesmo e reveja o que precisa melhorar e se está cumprindo todas as metas traçadas.

Aconselhamos você a conversar com um líder espiritual e apresentar as suas dificuldades para que este esteja te orientando conforme for necessário. 

Uma das maiores armas contra a inconstância é relacionamento, tenha relacionamento constante com o Senhor, busque conhecer a Deus e prosseguir em conhecer dia após dia, guardando os seus ensinamentos.

Se guardares os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.

João 15.10

Esperamos que este conteúdo edifique sua vida. Deus abençoe.

Imagem padrão
Enuves BR

Deixar uma resposta