Cuidar e evangelizar: o objetivo dos ministérios na igreja

Em toda igreja existem ministérios e estes, são de extrema importância para as congregações, pois reforçam o cuidado com os membros e os laços de amizade entre eles.

Uma busca no dicionário vai dizer que a palavra Ministério significa cargo, função ou serviço  exercida por alguém, ou seja, é a execução de uma tarefa, atividade ou trabalho e no campo religioso é o ofício de cura de almas ou ministro do Evangelho.

A Bíblia mantém esse significado e nos chama atenção para o que é de fato viver um ministério, pois não se trata de uma vida de conforto, mas de renúncias como vemos registrada uma parte da vida de Paulo no ofício de seu ministério.

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”.

2 Timóteo 4:7

Vemos ainda a palavra aplicada a vários serviços designados por Deus aos seus servos. Como por exemplo: o ministério de levitas, dos sacerdotes, dos profetas, dos apóstolos e etc.

Jesus exerceu um ministério enquanto esteve na terra, e nos ensinou o verdadeiro significado de desempenhar essa tarefa com amor e cuidado ao próximo servindo e evangelizando.

“Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério”…

Lucas 3:23

Com toda a certeza o maior ministério que já existiu é o de Cristo. Dessa forma, pastores e líderes incentivam os membros a participarem dos ministérios, pois significa trabalhar a serviço do Reino, seja em que área for.

Com a finalidade de organizar as igrejas, os ministérios são muito importantes para o desenvolvimento da comunidade. Assim como um corpo possui muitos membros com funções diferentes, assim são os ministérios na igreja. Cada um desempenhando papéis diferentes mas com uma única finalidade: adorar a Deus e servir os outros com amor.

Você conhece os diferentes tipos de ministérios que existem nas igrejas e qual a sua função? Vamos te apresentar alguns:

Ministério de Louvor

Formado por músicos e cantores, este ministério é responsável pelas canções nos cultos e é antes de tudo dedicado ao louvor e adoração. São eles que criam um ambiente de adoração na igreja durante as ministrações. Sua função é edificar a vida das pessoas através das músicas tocadas, levando a igreja a se derramar na presença de Deus.

Quando o grupo é grande, há escalas durante a semana de forma organizada e o líder deve levar seus liderados a viver em santificação, pois dessa forma, farão Cristo aparecer que é o real objetivo da adoração.

Ministério de missões

Responsável por propagar o Evangelho ao máximo de pessoas possíveis, o ministério de missões é organizado por missionários que tem sede de pregar a palavra de Deus e impactar a vida das pessoas com as Boas novas.

Para que esse trabalho aconteça, eles contam muitas vezes com ofertas e campanhas de arrecadação de fundos para custear viagens e outras necessidades importantes para o ministério.

Ministério de teatro e dança

Esse ministério desenvolve peças e danças. Geralmente apresentadas em datas comemorativas importantes para a igreja ou alguma festividade. São responsáveis por atuações e podem desenvolver coreografias também. 

Em muitas igrejas esse ministério é separado do ministério de dança, mas quando se trata de arte a atuação e a dança muitas vezes andam juntas.

Muitas igrejas investem em atuações em praças e ruas como forma de evangelização saindo em missões por outras cidades.

Sabendo que os ministérios são primordiais para a saúde da igreja por proporcionar momentos de comunhão, servidão e amor a o próximo, que tal participar de algum em sua igreja?

É fundamental ter com quem compartilhar momentos e caminhar ao lado de quem te impulsiona a viver para Cristo especialmente para não se sentir sozinho e se alegrar com os irmãos.

A importância dos ministérios nas igrejas é bíblica. Paulo nos exorta várias vezes para anunciar ao mundo a salvação na pessoa de Jesus: a formação de novos ministros é evidente em todas as suas cartas e, por fim, Paulo se declara “ministro de Jesus Cristo”.

São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes.

2 Coríntios 11:23

Os ministérios presentes na igreja são antes de tudo colocados a serviço da comunidade. Cada membro atua não só para fortalecer seu grupo, mas para o desenvolvimento da igreja em si, e mais importante, para propagar o Evangelho.

Fazer parte de um ministério na igreja é sempre muito bom. Encontre algum no qual você possa praticar os dons e talentos que Deus te deu. Se ainda não descobriu quais são, não tem problema. Talvez fazendo parte de algum ministério, você entenderá o que Deus te criou para ser.

Que Deus abençoe sua caminhada.

Imagem padrão
Enuves BR

Deixar uma resposta