Talvez esses sejam os erros de conteúdo online da sua igreja

“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, não se assenta e calcula o valor, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?”

Lucas 14:28

Fazer planos é muito importante para alcançar os objetivos na vida. E é essencial que todo cristão lembre-se de pautar suas ações na palavra de Deus. Homens sábios sempre planejam com antecedência. Por isso, quando se trata de criação de conteúdo para as mídias sociais da igreja é preciso planejar.

Sabemos o quão desafiador é atualizar os canais de comunicação da igreja. Se você faz esse tipo de trabalho para a sua congregação deve perceber a necessidade de produzir um bom conteúdo. 

Dessa forma, é essencial que todo o processo de criação de conteúdo seja bem planejado, pois muitas vezes, acreditando que sabem tudo sobre o assunto, muitos produtores de conteúdos acabam atrasando e dificultando a conquista dos devidos resultados.

Para que você tenha sucesso desde o planejamento até a execução do conteúdo, é essencial que você conheça e entenda o público alvo da sua igreja. É preciso saber quem está seguindo os conteúdos da sua igreja, quais postagens obtém mais curtidas e compartilhamentos, se a frequência de posts é suficiente, que outra páginas de ministérios o seu público tende a seguir e que tipo de conteúdo eles postam, enfim, só tendo esse conhecimento você saberá que tipo de conteúdo produzir.

Para que você se atente na criação de conteúdos para a sua igreja, selecionamos alguns erros para que possam ser evitados.

Afogar o seu público com conteúdo irrelevante 

Um erro muito comum cometido não somente por produtores de conteúdos de igrejas, mas por muitas marcas é pensar em um conteúdo para si mesmo e não pensado para aqueles que pretendemos alcançar. 

É claro que queremos alcançar o maior número de pessoas através da palavra de Deus e produzir conteúdos critãos que enfatizem o evangelho é o grande objetivo da igreja nas mídias sociais, por isso, é preciso recolher informações do seu público. Como dito anteriormente, para conseguir produzir um conteúdo relevante você deve conhecer o seu público.

Não ter um plano bem distribuído de conteúdo

O planejamento é o caminho por onde saberemos como e por onde distribuir o conteúdo, tendo a consciência de que nem toda a ideia serve para todo o canal ou plataforma de distribuição.

Não ter uma estratégia

Este é o erro mais comum e fácil de se perceber no ambiente interno da congregação. Muitas igrejas não compreendem muito bem como traçar estratégias para a sua  produção de conteúdo e acabam não pesquisando, não monitorando seus públicos, não traçando um plano.

Dessa forma, suas ações de comunicação se tornam inúteis e além de desperdiçar tempo, ideias e recursos a igreja acaba não sabendo quais mensagens serão comunicadas de forma objetiva, direta e clara.

Não contar com uma equipe de comunicação e estrutura de produção

Infelizmente há ainda muitos líderes que não veem a necessidade de investir em um ministério de comunicação, por haver falta de entendimento pela área, muitos são levados pela ideia de que basta que as pessoas entendam um pouco sobre redes sociais e o problema esteja resolvido.

É fundamental para a sua igreja que a produção de conteúdo seja estratégica. quando a igreja se comunica através das mídias sociais, significa que seu conteúdo está concorrendo com várias outras postagens. Por esse motivo, deve-se compreender o perfil e os gostos do seu público para que sua mensagem seja mais atrativa.

Vemos muitas igrejas utilizando várias mídias sociais apenas como meio de informação. Mas é preciso que o ministério de comunicação lembre do seu objetivo básico e principal: criar relacionamento com o seu público. A equipe precisa saber elaborar conteúdos relevantes, evangelizadores que proporcionem identificação, diálogo e interação com seu público.

Se você sente dificuldades em produzir conteúdos que agreguem valor à sua igreja e engaje seus membros, temos muitos outros conteúdos por aqui no nosso blog que poderão ser uma grande ajuda para a comunicação da sua congregação.

Não se esqueça de compartilhar aqui com a gente os resultados!

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.