Planejamento estratégico para igrejas: o que é e como aplicar?

Todos aqueles que tomaram a decisão de fazer o gerenciamento da igreja sabem o quanto esse trabalho é desafiador. E administrar as diversas demandas da congregação exige muita dedicação, comprometimento e responsabilidade, pois, a igreja é um local onde as pessoas se reúnem para partilhar  e expressar sua fé, onde exige que as expectativas e necessidades sejam atendidas da melhor forma possível, o que demonstra ser uma tarefa bem difícil.

Podemos dizer que é um grande  desafio para os líderes analisar, planejar e executar as ações necessárias para a administração das mais variadas atividades e as necessidades do corpo de Cristo.

Então, para te ajudar a alcançar os objetivos e um bom nível de desenvolvimento e crescimento da igreja em todos os ministérios e departamentos vamos falar um pouco aqui sobre o planejamento estratégico para igrejas.

Você sabe o que é um planejamento estratégico para igrejas?

Qualquer que seja a gestão adotada pela sua congregação, não será difícil ver todas as ações refletindo na vida e no cotidiano da instituição. Por isso, todos os procedimentos e decisões a serem tomadas precisam ser bem planejadas para que assim, possa haver a boa funcionalidade e para que os propósitos da igreja sejam alcançados.

Então, falando de maneira mais assertiva, o planejamento estratégico é uma ferramenta que permite definir o melhor caminho a ser seguido, analisando cenários, definindo metas e ações, ou seja, é o conjunto de práticas e ações previamente bem analisadas visando o alcance dos objetivos.

Aplicar essa prática na sua igreja significa que as ações e os meios utilizados para atingir as metas estabelecidas correrão menos riscos e potencializarão o sucesso de todas as decisões tomadas.

Todo planejamento é essencial para qualquer atividade no ambiente interno e assim também no ambiente externo. Dessa forma, o ambiente sagrado e toda a sua religiosidade não impedem que haja estratégias para alcançar os reais objetivos da igreja que é alcançar cada vez mais pessoas para o Reino de Deus.

Levar a igreja a prosperar implica ter um bom planejamento de cada passo dado pela a congregação e é para isso que o planejamento estratégico existe, para saber onde está, onde quer chegar, e o que fará para chegar. 

Qual é a importância do planejamento estratégico para as igrejas?

Sua importância está em fazer a igreja se conhecer melhor e traçar os melhores caminhos com objetivos e metas para alcançá-los. Com um plano estratégico a liderança da sua igreja saberá onde a congregação quer chegar e quais serão os obstáculos pelo caminho.

Quando observados os mais variados cenários, os líderes terão como prevenir que alguns problemas aconteçam. Dessa forma, qualquer tomada de decisão se torna mais segura pois estará amparada por um criterioso estudo feito antecipadamente.

Esse planejamento servirá também para assegurar a igreja quanto seus orçamentos, ou seja, será importante para calcular o tempo e dinheiro gasto em cada projeto que sua igreja possa vim executar. Dessa forma, você terá uma visão mais apurada da sua gestão.

Outro motivo da importância do planejamento estratégico é que quando se obtém bons resultados, toda a equipe envolvida percebendo a evolução, terá mais motivação e trabalhará com mais garra e satisfação.

Como fazer o planejamento estratégico na minha igreja?

Para colocar o planejamento estratégico em prática na sua igreja é preciso definir o processo em partes que são elas:

Diagnóstico

Esse é o primeiro estágio, e nele você e sua equipe deverão aplicar a análise SWOT. Esta sigla em inglês significa: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

A intenção é perceber internamente o que sua igreja tem de bom e o que ainda poderá melhorar. E no ambiente externo, a liderança deverá observar aquilo que impactará de forma negativa ou positiva a sua igreja.

Missão, Visão e Valores

Logo após feito o diagnóstico da sua igreja, vem a hora de definir o conceito da congregação, ou seja, a sua doutrina.

Este conceito se divide em missão, visão e valores. A missão diz respeito ao que sua igreja tem a oferecer à sociedade. A visão diz respeito às intenções da igreja de longo prazo, considerando onde ela quer estar daqui a 10 anos, por exemplo. E os valores, são os princípios éticos que norteiam as atividades da sua igreja.

Todas as ações, os objetivos, as metas, todo o planejamento deve estar alinhado à doutrina da igreja.

Metas 

Essa é a fase onde você deverá criar metas para alcançar os objetivos, a partir das diretrizes da sua igreja. 

As metas devem estar alinhadas com todos. Elas devem ser distribuídas a sua equipe para que possam estar cientes da importância de conseguir alcançar os objetivos estratégicos da igreja.

Planos de ação 

Trata-se dos projetos e processos que  servirão para definir o passo a passo da sua igreja para o alcance das metas.

Por exemplo, sua igreja decide elevar o faturamento para algum projeto. Logo o plano deverá definir ações e pessoas responsáveis para elaborar estratégias para conseguir arrecadar fundos para a obra.

Assim, deve-se estabelecer um orçamento para ser investido e um prazo para a finalização do projeto. Fazendo dessa forma, se a meta for arrecadar fundos para algum evento na igreja, com certeza, com um plano de ação, essa meta será mais fácil de ser alcançada.

Avaliação e gestão 

O processo de planejamento estratégico não se trata de um procedimento parado, pelo contrário, conforme vão aparecendo os resultados, você deverá usar essas informações para aperfeiçoar ainda mais os processos.

É claro que falhas irão aparecer, até porque nem todos os cenários são possíveis. Por isso, faça reuniões periódicas com as lideranças , para alinhar as ações, avaliar os resultados e  identificar os erros e corrigi-los.

A liderança deve sempre criar caminhos para que todas as ações para o bom funcionamento do corpo de Cristo venha ocorrer e estabelecer objetivos que possam ser alcançados.

É por isso que sua igreja deve buscar o auxílio da tecnologia. Todas as etapas que citamos aqui ficam mais fáceis com o software de gestão e o enuves oferece soluções para todos os setores da sua igreja. nossa plataforma é extremamente completa. Do financeiro, ao cadastro de membros, até o controle de patrimônio, site, aplicativo e muitos recursos exclusivos para a comunicação da sua igreja.

Somos uma plataforma totalmente completa para a gestão e comunicação de igrejas.

Nosso  módulo financeiro é amplo e oferece ótimas possibilidades de gestão e acompanhamento das finanças do seu ministério. No módulo de Pessoas, você pode utilizar nosso formulário padrão de cadastro de pessoas, ou até mesmo criar outros campos adicionais para otimizar seu formulário com base nos dados que você precisa que as pessoas preencham. Além disso, você pode criar categorias de pessoas e organizá-las melhor.

Se você ainda não conhece o Enuves Sistema e App para IgrejaClique aqui e saiba mais.

Convidamos você a cadastrar sua igreja gratuitamente e já começar a desfrutar de todas as funcionalidades apresentadas.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *