7 processos que fazem com que a igreja cresça

A igreja não age apenas no que diz respeito ao espiritual, ela também tem ações que impactam as vida das pessoas em outras áreas, com atividades institucionais que vão desde rituais, regras até ações de outras estruturas da sociedade.

A grande dificuldade da igreja de crescer talvez esteja na sua necessidade de ser mais estruturada para culto e comunhão do que para a missão. Não que o primeiro não seja importante, pelo contrário, o papel da comunhão tem impactos importantíssimos para a vida da membresia mas, o trabalho de todo líder é construir uma instituição que reflita o propósito e a missão de ser a  expressão visível do Reino na terra.

Não podemos nos esquecer do que não pode faltar em nenhuma igreja verdadeiramente cristã segundo Atos 2:43- 47 que descreve uma igreja que cresce em números porque estavam crescendo em espírito e não estavam buscando bem material, mas mudança constante de vida.

O crescimento é um processo natural que Deus promove para todas as criaturas, e com o corpo de Cristo não seria diferente. Se procurarmos entender as razões pelas quais uma igreja não cresce fica mais fácil identificar os problemas que estão afetando.

Sabemos que existem coisas que só dependem de Deus para acontecer, mas há também muitas coisas que Deus nos dá a capacidade para realizarmos.

Por isso, destacamos aqui alguns dos processos que ajudam muito para que o crescimento da sua igreja venha acontecer.

Vida de oração

A membresia de uma igreja precisa estar sempre em oração, por seus líderes, por seus irmãos na fé, pelas obras e causas da igreja, por seus adolescentes e crianças, ter uma vida de intercessão por toda a igreja.

Não orar pela igreja só evidencia que os membros não contribuem com o seu crescimento.

Foco na leitura

Uma igreja que investe tempo na leitura das escrituras sagradas desenvolve uma profunda intimidade com Deus e cresce espiritualmente.

Ter visão

Uma igreja madura tem como visão o alvo que jesus nos deu:

Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Mateus 28:18-20

A igreja precisa ter visão de longo, médio e curto prazo. É necessário ter um plano de evangelismo e de crescimento.

Ter unidade

Uma igreja unida exerce a comunhão e é formada em torno da visão. Quando esta não está sendo guiada em torno dos princípios estabelecidos por Deus a tendência natural é que as diferenças quebrem a unidade do Corpo de Cristo.

Prestar contas e avaliar constantemente 

Quando a igreja deixa de lado um planejamento estratégico por falta de flexibilidade  diante de novas oportunidades, o serviço passa a ser feito de qualquer forma.

É claro que falhas vão acontecer. Por esse motivo, é necessário planejar qualquer atividade no ambiente interno da igreja para que seja dado bons resultados e venha a prosperar.

Planos de estrutura para o crescimento

Se sua igreja deseja uma congregação voltada para a missão de fazer mais discípulos para Cristo, sua estrutura deve criar meios que aproximem cada vez mais as pessoas.

Criação de novos ministérios, liderança voltada para o serviço e não para o controle e poder sobre as pessoas, programas de inclusão e comunhão, treinamento com foco na missão e visão, ou seja, a igreja que deseja crescimento deve caminhar para uma estrutura que se adeque ao que ela realmente precisa ser.

Mecanismos para gestão

Muitas igrejas estão estagnadas pela falta desses e outros diversos processos necessários para o crescimento de uma igreja. 

Infelizmente, em muitas congregações ainda existem  lideranças que são bem resistentes quando o assunto é o uso da tecnologia para aprimorar as questões internas e externas da igreja.

A igreja precisa estar inserida nesse mundo tecnológico. Quando se investe em tecnologia a igreja está cumprindo seu melhor papel na sociedade que é garantir a transmissão do evangelho para ganhar almas. Afinal de contas, os meios como nos comunicamos estão sempre inovando, interferindo diretamente na forma como as pessoas se relacionam e buscam por informações. Isso também é cumprir o mandamento de Jesus:

“ Ide por todo o mundo preguei a palavra a toda  criatura”.

Marcos 16:15

Se sua igreja ainda não utiliza recursos tecnológicos, está na hora de começar a pensar em ferramentas que otimizem o trabalho da sua congregação.

O enuves é uma plataforma de gestão e comunicação que atende as necessidades da sua igreja, seja ela pequena, média ou de grande porte.

Comece agora mesmo a pôr a sua igreja em ordem. Cadastre sua instituição gratuitamente e já comece a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.

Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente!

Estamos sempre trabalhando para melhorar ainda mais a sua experiência.

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *