A igreja de Cristo é formada por várias pessoas de diferente características e habilidades, assim como um copo que possui muitas partes mas cada um com uma função, assim são as pessoas que constituem a igreja, cada um com dons diferentes mas que têm em comum um coração transformado pelo poder de Deus.
Servir na igreja é compreender o alto preço que Jesus pagou para nos livrar do peso do pecado. Somente através desse entendimento podemos ter coração grato e pronto para o serviço.
Quando nos colocamos à disposição como voluntários é porque compreendemos o amor de Deus. Servir na igreja é a forma de louvá-lo com nossas ações.
“Tudo o que fizerem , façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens”.
Colossenses 3:23
Esse serviço não é para agradar as outras pessoas, ou até para o pastor, mas para a glória de Deus. Sua real motivação deve ser agradar a Deus. Nós como pessoas somos imperfeitos, mas Deus nos dá a capacidade de fazermos aquilo que Ele se agrada.
Jesus apesar de ser um grande líder foi um grande servo. Sua posição não impedia que ele servisse seus discípulos e a nós com tudo que Ele é.
Servir na igreja não é apenas para deixar as tarefas mais organizadas prezando por um bom funcionamento de um culto por exemplo, mas se colocar à disposição do Reino impactando a vida de outras pessoas através da sua e ser um canal de bênçãos para quem precisar.
Por isso para saber como servir na igreja vamos de dar algumas dicas:
Sirva com atitudes
“Portanto, irmãos rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Romanos” 12:1-2
Quando nascemos para a nova vida em cristo entendemos que as mudanças acontecem inclusive em nossa mentalidade diante das situações e das pessoas. Assim, devemos nos perguntar: será que nossas atitudes tem louvado a Deus?
Sirva com o seu tempo
Como e quanto você tem se organizado para participar das programações da sua congregação?
Vemos que, com o retorno das atividades presenciais nas igrejas, muitas pessoas têm dificuldades de voltar. Mas não é isso que Deus deseja para o seu corpo.
“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia”.
Hebreus 10:25
Quando investimos tempo na casa de Deus, estamos nos dando a oportunidade de passar mais tempo conhecendo as pessoas e aprendendo mais com elas compartilhando da mesma fé e servindo-as como Jesus ensina.
Sirva com suas finanças
Quando contribuímos na obra do Senhor exercitamos nossa generosidade.
Dizimar é o caminho para experimentar os milagres de Deus na nossa vida financeira, além de ser uma forma de honrar a Deus.
Nossas ofertas servem para ajudar nos inúmeros projetos que a igreja possui e são um reflexo de um coração grato e que é direcionado pelo Espírito Santo.
Se você não puder contribuir financeiramente, com certeza existem muitas outras formas de ofertar. Deus sempre irá direcionar uma forma de como você poderá servir na obra dele.
Servir na igreja precisa ser uma decisão tomada a partir do quanto você compreende o que Deus fez em sua vida. Servir diz respeito ao quanto você é grato pelas obras do Senhor na sua vida e na vida da sua igreja.
Não podemos nos esquecer que por mais que façamos quem realiza a obra é Ele e esta, é completa.
Deus abençoe sua caminhada.