Como deixar o ministério de louvor organizado?

Ministrar o louvor é essencial nas igrejas e são realmente importantes para as congregações pois promovem um ambiente de adoração, nos eleva na presença de Deus e em nossas orações. Mas há algo que precisa ser analisado. Como está sendo a nossa organização deste importante departamento em nossas igrejas?

Há alguns requisitos básicos que acabamos nos esquecendo, ou que passam despercebidos nos tirando o foco do que realmente importa. Às vezes estamos tão preocupados em ministrar o louvor de uma forma técnica que esquecemos do principal: adorar a Deus na simplicidade.

É certo que a técnica, preparo vocal, e recursos que melhorem a voz e instrumentos são totalmente necessários mas, devemos focar a nossa atenção em louvar e adorar a Deus de forma madura e isso exige mais que uma formação técnica, exige o crescimento espiritual.

Músicos são conhecidos pela sua disciplina, não há perfeição se não houver prática e para que as coisas saiam de forma organizada, é necessário muita dedicação e disciplina, e acima de tudo, constância. Nada se desenvolve de uma hora para a outra. Tudo é um processo.

Portanto, se a busca é por disciplina é necessário haver organização. E para ajudar a sua igreja nesse processo, falaremos abaixo sobre algumas práticas para o ministério de louvor se manter mais organizado.

O líder deverá orientar a equipe e fornecer informações que possam auxiliar as atividades relacionadas à adoração a fim de aprofundar a experiência da adoração e glorificar a Deus.

Tenha um planejamento

Seja proativo na tomada de decisões. Tenha um plano para metas, orçamentos e despesas das necessidades do ministério, elabore um planejamento desde a frequência de reuniões e ensaios até as programações, finanças e etc. Tenha esse plano bem alinhado com a equipe para que fiquem cientes das atividades e de todas as suas responsabilidades.

Sugestões são bem vindas  

Estar disposto a ouvir sugestões nem sempre é simples, mas você deve estar inclinado para uma boa comunicação incluindo até mesmo quem não faz parte do ministério. Trabalhar a colaboração para a equipe de louvor servirá para aprimorar sua experiência de adoração e ajudará na tomada de decisões para programações eventos e até mesmo na maneira como tem sido o momento de adoração.

Invista em formação

Para que haja um louvor de qualidade na sua igreja, músicos e todos os que fazem o importante trabalho de cuidar do som na sua congregação precisam ter algum nível de preparo. Por isso, invista na educação. Promova estudos bíblicos  com foco no louvor e adoração, Workshops, cursos para aqueles que desejam aprender um novo instrumento , enfim, trabalhe o preparo dos integrantes para que assim saibam oferecer um louvor que verdadeiramente agrada a Deus.

Músicas pela mensagem e não pelo ritmo 

Pense em louvores realmente bíblicos que possam ser apresentados de forma simples à igreja, não visando emocionar e sensibilizar as pessoas no momento de adoração, mas atraindo mais a atenção das pessoas para as verdades bíblicas contidas nas canções para  que possam focar no que realmente importa: Deus.

Faça reuniões periódicas

Essas reuniões são fundamentais para que todas as questões do grupo possam ser debatidas. É neste momento que você como líder, deverá passar aos demais todas as informações assim como o planejamento para o ministério. Separar os momentos de ensaios, rever as políticas do grupo, as sugestões da igreja para a melhoria e as demais questões que são importantes para o louvor e que devem estar em pauta.

Não se pode esquecer que tirar um tempo dentro dessas reuniões para refletir na palavra de Deus e orar, é necessário. A primeira pregação que as pessoas recebem é através das canções ministradas, portanto, a preparação espiritual é fundamental.

A liderança deve buscar caminhos quando o assunto é organização. Dessa forma, é preciso buscar auxílio de recursos e ferramentas. Quem sabe até aderir a um software  que ofereça soluções para todos os setores da igreja.

Nossa plataforma é extremamente completa. Do financeiro ao cadastro de membros, até o controle de patrimônio, site, aplicativo e muitos recursos exclusivos para a comunicação da sua igreja.

O enuves é um sistema ideal para você ter de forma organizada vários setores da sua instituição e poder administrar através do seu próprio celular, de onde você estiver.

Dentre vários recursos que o enuves oferece, você pode contar com a aba de GRUPOS, nela você poderá cadastrar além de células e pequenos grupos, os departamentos da sua igreja assim como o seu ministério de louvor, inserindo líderes e liderados e dessa forma, ter um controle de todos eles.

Com login e senha, os líderes poderão adicionar e remover pessoas do seu grupo e enviar a frequência de reuniões e muito mais. Os membros podem baixar o aplicativo e através de login e senha, podem acompanhar os grupos em que estão cadastrados. O administrador vai poder gerenciar todos os grupos da igreja e gerar diversos relatórios para acompanhar a trajetória, crescimento e desenvolvimento de todos eles.

Muito bom não é mesmo?  É muito simples e rápido deixar tudo mais organizado com o enuves.

Baixe hoje mesmo e cadastre sua igreja

Se você quer entender em detalhes como podemos auxiliar você, entre em contato com a gente!

Hilda Ribeiro
Hilda Ribeiro
Artigos: 143

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.