Fazer o bem, faz bem. Ações sociais de fim de ano para a igreja realizar

Todo final de ano é uma grande correria. As pessoas correm para comprar presentes, comidas e bebidas  para o jantar, roupas para passar o ano novo em algum lugar, enfim, esse cenário é super normal durante os últimos meses de todos os anos.

Mas você já se perguntou como é que fica o natal e o ano novo das pessoas carentes e que passam despercebidas nas ruas, nas calçadas e por debaixo de pontes?

A igreja está inserida na comunidade para ser um lugar de auxílio, Se analisarmos as escrituras, veremos que o papel social não é tão recente na história da igreja. Desde a época das igrejas primitivas os irmãos lutavam e se moviam por uma sociedade mais justa.

Reformadores como Lutero e Calvino escreveram sobre temas como pobreza e riqueza, as implicações sociais do Evangelho e as atuações da igreja na sociedade. Eles tinham plena consciência de que, como  igreja, somos agentes do reino de Deus na terra e possuímos uma responsabilidade social.

Pensando nisso, existem muitos projetos para que a igreja possa se inspirar e poder realizar durante essa época. Separamos alguns que podem causar um impacto positivo, na vida de quem se voluntaria e nas vidas de quem recebe. Confira:

Entrega de panetones 

A igreja pode mobilizar seus membros para fazer doações de panetones para pessoas em situação de rua.

Prepare uma equipe para fazer um mapeamento para saber quantas pessoas estão na região que você pretende realizar a ação, com essa informação, fica mais fácil saber quantas doações serão necessárias.

Ceia de natal 

Durante os meses que antecedem a véspera de natal,  a igreja pode planejar uma ceia de natal para famílias carentes da comunidade. Esse projeto pode contar com doações, ou sua igreja pode promover campanhas que gerem arrecadações de dinheiro para a compra de alimentos que deverão ser servidos na véspera de natal.

Mobilize, cada membro da sua igreja a se juntar com sua família para doar algum tipo de refeição e prepará-las para o dia da ceia que deverá ser servida na comunidade. 

Prepare a divulgação, faça o orçamento, mobilize os músicos da igreja para tocar canções neste dia e deixá-lo ainda mais inesquecível para as famílias que não possuem condições de ter uma ceia digna. Use a criatividade para tirar esse projeto do papel.

Entrega de cestas básicas

Muitas famílias em situação de vulnerabilidade chegam a esse período do ano sem ter como se alimentar. E pensando nisso, sua igreja pode se mobilizar para a arrecadação de alimentos.

Faça uma campanha no site da igreja, nas redes sociais, pense na melhor divulgação para mobilizar as pessoas, Use uma mensagem apelativa mesmo para atrair a sua membresia e outras pessoas para que sejam solidários e doem alimentos.

Você pode deixar um ponto de coleta na porta da igreja, para as pessoas fazerem a doação. 

Com muita fé e criatividade a arrecadação vai fazer a diferença para todas as famílias carentes que receberem.

Ação social para instituições 

Com certeza existe uma instituição perto da sua igreja, ou na sua cidade que não conta com a ajuda do governo e por esse motivo depende de doações para continuar sendo ativa.

Dessa forma, entre em contato com a administração do lugar  e agente uma visita com uma equipe para preparar uma programação especial para esse lugar. Muitas delas cuidam de crianças, idosos, então pense na programação de acordo com a atividade exercida pela instituição.

Sua equipe pode presentear as pessoas ali, com alimentos, roupas, materiais de higiene e etc.

Gostou das ideias? 

Exercite o amor de Jesus na prática com projetos sociais. Você poderá transformar toda a sua capacidade em ações efetivas para um melhor futuro da comunidade.

Inclua a ação social na sua igreja e contribua para melhorar a vida de outra pessoas.

Esperamos que esse conteúdo seja inspirador para que sua igreja possa abençoar outras vidas.

Imagem padrão
Hilda Ribeiro

Deixar uma resposta