Como incentivar os membros da igreja a ler a Bíblia

Ela é um dos mais antigos e ao mesmo tempo mais atual e importante livro da humanidade.

O evangelista Billy Graham dizia que a Bíblia é mais atual do que o jornal de amanhã.

A Bíblia é uma peça única, contendo 66 livros traduzidos em centenas de idiomas e lido por milhões de pessoas em todo o mundo, quer seja por uma busca de ajuda espiritual, ou simplesmente por puro conhecimento, é um livro totalmente peculiar, um verdadeiro best seller. Ela é uma biblioteca por si só, um universo no qual devemos mergulhar.

Mas o que a difere dos demais livros não é a quantidade de livros contidos em sua coleção, mas sim, suas lições e valores que podem marcar e transformar a vida de quem a lê.

Nela, está contido tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação a nossa salvação. Nela estão todas as respostas que procuramos.

Na nossa caminhada cristã Deus nos convida a ter um relacionamento com ele, e deseja de nós uma busca constante para conhecê-lo melhor. Conhecer Deus verdadeiramente envolve leitura bíblica e o compromisso de obedecer a Deus e a sua palavra.

“Pois somos criaturas dEle, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

Efésios 2:10

Mas como podemos conhecer mais a Deus?

Isso só é possível quando lemos sua palavra. A palavra de Deus é viva, é o próprio Deus, ou seja, ela é inspirada por Ele. Através da Bíblia ele fala conosco.

Sabemos que na correria do dia a dia às vezes deixamos de priorizar um tempo de qualidade com Deus. Estamos sempre atarefados e cheios de responsabilidades, que mesmo sem querer, descuidamos da nossa vida devocional que é tão essencial para o fortalecimento da nossa fé e o nosso crescimento espiritual.

Para ajudar e incentivar a sua igreja a ler mais a Bíblia, confira essas dicas

Promova estudos bíblicos

Essa atividade pode ser realizada tanto dentro do templo como indo de casa em casa. Os estudos podem promover integração social, além de que o ato de ler a Bíblia traz muitos benefícios.

Levar a Bíblia para dentro das casas das pessoas faz com que o Espírito Santo de Deus entre na mente e no coração das pessoas causando transformação de vidas.

Insira a leitura bíblica nas células e nos pequenos grupos 

A leitura bíblica durante as reuniões de células é indispensável. É o momento onde as pessoas podem tirar suas dúvidas e refletir em conjunto sobre um tema escolhido.

Por isso, foque em manter um momento totalmente dedicado para a leitura de pelo menos um capítulo onde todos as pessoas do grupo possam participar, onde elas possam debater de forma saudável sobre um problema e que possa ser respondido à luz da palavra de Deus.

É fundamental que a liderança encoraje todos os envolvidos para estarem cientes da importância vital da leitura bíblica, promovendo leituras semanais onde cada um preste conta de seu estudo através de um testemunho sobre o que aprendeu.

Promova aos jovens jogos e gincanas com foco na Bíblia 

Adolescentes e jovens nas igrejas não estão habituados com longas explanações, seminários com longos estudos bíblicos, ou qualquer outra forma de estudo que demande muito tempo.

Para esse público, a linguagem e abordagem devem ser diferentes das que usamos com os adultos e os mais velhos na igreja. 

Assim, promova jogos bíblicos, como caça livros da Bíblia, jogos de perguntas e respostas, jogos de tabuleiros cristãos, que podem ser encontrados em lojas de artigos evangélicos ou podem ser criados de uma forma bem criativa e personalizada.

As gincanas também são ótimas para formar equipes e testar conhecimentos sobre a Bíblia. Assim, além de incentivar o conhecimento bíblico dos jovens, você estará reforçando a comunhão e os laços de amizade entre eles.

Elabore planos de leituras

Ofereça formas e caminhos para a sua membresia ter o hábito de ler a Bíblia e estudá-la cada vez mais.

Um plano da leitura da Bíblia não precisa ser muito complicado e nem cansativo. Você pode dividir a bíblia em dias ou apenas dividir os dias da semana para cumprir uma meta de 12 capítulos incluindo os fins de semana.

Outra estratégia, é dividir os capítulos dentro de um dia, por exemplo, pela manhã 4 capítulos e pela tarde mais 4 capítulos 

Esse plano pode ser feito em forma de folhetos ou podem ser feitos de forma digital e ser compartilhado com as pessoas.

O plano de leitura pode ser distribuído para as pessoas na igreja. E esse trabalho geralmente é  feito no início de cada ano, como uma forma de ajudar as  pessoas a se planejarem para realizar suas leituras bíblicas.

E para auxiliar ainda mais na gestão da sua igreja, o enuves oferece soluções para todos os setores da sua igreja. Nossa plataforma é completa, do financeiro ao cadastro de membros, até o controle de patrimônio, site, aplicativo e muitos outros recursos para gestão e comunicação da sua igreja.

Na opção de ENSINO no enuves você pode disponibilizar diversos estudos bíblicos para os membros da sua igreja para que possam ser edificados através da leitura das escrituras sagradas e dessa forma, manter o espírito alimentado todos os dias, acessando através do aplicativo eles podem acompanhar cada estudo publicado.

Se você ainda não conhece o enuves sistema e app para igreja. Clique aqui e saiba mais.

Convidamos você a cadastrar a sua igreja agora mesmo e já começar a desfrutar de todas as nossas funcionalidades.

Imagem padrão
Hilda Ribeiro

Deixar uma resposta